Eventos no UNISAL Lorena discutem desafios da educação

O Brasil lidera o ranking de violência nas escolas. Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola dos ensinos fundamental e médio, em 34 países, põe o Brasil no topo de um ranking de violência.
O estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico afirmou que 12,5% dos docentes ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.

As agressões enfrentadas pelos professores podem ter origem dentro de casa. Mas como discutir este assunto e outros que cercam as instituições de ensino brasileiras?

Uma boa oportunidade será durante a realização do II CONISE – Congresso Internacional Salesiano de Educação, III SEVILES – Seminário de Violências, Educação e Saúde e I Seminário de Educação Sociocomunitária, agendados para esta semana, dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, no UNISAL, cidade de Lorena.

O evento vai discutir os desafios da educação no século XXI. No total, serão 25 apresentações entre conferência, roda de conversa, mesa-redonda e painel de debates. A programação vai contar com a participação de mais de 60 professores, entre doutores, mestres e especialistas. Entre eles, nove convidados.

PROGRAMAÇÃO
A cerimônia de abertura será no dia 23, às 18h30, e contará com Prof. Dr. Pe. Ronaldo Zacharias – Reitor UNISAL, a Prof.ª Dr. Romane Fortes Bernardo – Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós Graduação, o Prof. Dr. Fábio José Garcia dos Reis – Diretor de Operações do UNISAL Lorena e Prof. Dr. Renato Soffner – Coordenador do Mestrado de Educação Sociocomunitária do UNISAL Americana. A apresentação será sucedida por uma Conferência sobre Direitos Humanos, Educação e Pedagogia Salesiana: a formação integral da pessoa humana e os desafios para a docência, ministrada pelo P. Agnaldo Soares Lima.

No dia 24 de setembro, das 16h às 17h30, haverá apresentação de uma roda de conversa composta pela Prof.ª Me. Marcilene Bueno, Prof. Me. Antonio Tadeu de M. Alves , Coord. Prof. Dr. José Lourenço Junior, Prof. Dr. José Manuel Moran e Prof. Dr. Oscar Jerez Yañes. O tema será: Sala Invertida e outras metodologias de ensino para os tempos de hoje.

No dia 25 de setembro, das 16h às 17h30, haverá uma Roda de Conversa – “Aula Operatória” Desafios Metodológicos, que contará com a participação do Prof. Dr. Paulo Afonso Caruso Ronca. O Prof. também irá participar da Conferência – Nunca se precisou tanto do professor como agora, das 19h às 20h30.

A programação completa você encontra no link: http://www.lo.unisal.br/sistemas/conise/

OBJETIVOS DO EVENTO

Serão mais de 27 horas de discussão e análise sobre o tema.
1. “O objetivo é discutir questões relacionadas à Formação de Professores da Educação Básica ao Ensino Superior;
2. Realizar análise da ciência Educação sobre os temas relacionados à profissionalização docente, metodologias inovadoras, desafios enfrentados pelas escolas, políticas públicas educacionais;
3. Mobilizar os pesquisadores e a comunidade educacional em geral a respeito da qualidade social da educação, bem como a promoção e valorização da dignidade da pessoa humana.
4. Refletir e contextualizar a respeito do papel da educação sociocomunitária como meio de inclusão social.
5. Apresentar a filosofia de educação salesiana como uma proposta educativa para os tempos atuais.

II CONISE, III SEVILES e I Seminário de Educação Sociocomunitária

Data: 23, 24 e 25 de setembro de 2015
Local: UNISAL Lorena (Rua Dom Bosco, 284, Centro)
Acesse a Fanpage do UNISAL no Facebook: https://www.facebook.com/unisallo

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: