10ª Feira da Empregabilidade do Unisal é realizada em Americana 

A feira se tornou referência na região após conectar os jovens com as empresas

No último sábado, 27, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), de Americana, realizou a 10ª edição da Feira da Empregabilidade do Unisal. Ao longo dos anos, essa feira se estabeleceu como um marco na cidade, conectando empresas e profissionais em busca de oportunidades e desenvolvimento profissional. 

Com uma ampla programação que inclui palestras, workshops e estandes de empresas, a Feira de Empregabilidade do UNISAL se destaca como uma vitrine para as empresas apresentarem suas oportunidades e para os participantes se informarem sobre as tendências do mercado. O evento também proporciona um ambiente único para a troca de informações, networking e interação entre empresas e candidatos.

Em entrevista ao UNISAL News, o Prof. Geraldo Biaggi, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, da Unidade Americana, e idealizador e responsável pelo evento, falou sobre os desafios e as perspectivas da 10ª edição da Feira de Empregabilidade do UNISAL.

UNISAL NEWS:  Como surgiu a ideia de criar a Feira da Empregabilidade no UNISAL? Quais foram os objetivos iniciais do evento?

Professor:  A ideia de criar a Feira da Empregabilidade no UNISAL surgiu quando assumi a coordenação da CEO – Central de Estágios e Oportunidades e percebi a demanda de alunos e pais em busca de oportunidades de emprego. Diante disso, decidi criar o evento para atender a essa necessidade. A Feira tem como objetivo levar aos alunos e à comunidade as oportunidades de trabalho disponíveis na cidade e região, fortalecendo o relacionamento entre a faculdade, o mercado e a comunidade. Além disso, visa capacitar profissionais e conectar empresas com candidatos em busca de emprego, contribuindo para a formação e inserção no mercado de trabalho.

UNISAL NEWS:  A feira é uma iniciativa do UNISAL em parceria com a Consultoria TGRH, Vagas 019, WS Eventos e o PAT de Americana, com o apoio do Tivoli Shopping, correto? Comente sobre esta parceria e como a Feira da Empregabilidade também contribui para o fortalecimento da economia da cidade de Americana e região?

Professor:  A parceria entre o UNISAL de Americana, a Consultoria TGRH, Vagas 019, WS Eventos, o PAT de Americana e o apoio do Tivoli Shopping é uma iniciativa notável para promover a Feira da Empregabilidade. Essa colaboração entre diferentes instituições e empresas demonstra o compromisso conjunto em fornecer oportunidades de emprego e fortalecer a economia da cidade de Americana e região. A Feira contribui para o fortalecimento da economia local ao criar um ambiente propício para a interação entre empregadores e candidatos em potencial, facilitando a identificação de talentos locais e a contratação direta. Além disso, oferece um espaço para a troca de informações e contatos profissionais valiosos, ajudando a reduzir a lacuna entre oferta e demanda de emprego. Essa parceria beneficia tanto o UNISAL, por meio da divulgação e do trabalho da Extensão, quanto a cidade e a região como um todo, impulsionando o crescimento econômico e a prosperidade.

UNISAL NEWS:  Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo desses 10 anos na organização da Feira? Como eles foram superados?

Professor: Ao longo dos 10 anos de organização da Feira de Empregabilidade, enfrentamos desafios relacionados à obtenção de patrocínios e colaborações, conquistar a confiança dos participantes e empresas, gerenciar logística e infraestrutura, além de atrair um público diversificado. Para superá-los, adotamos estratégias como identificar empresas alinhadas aos objetivos da feira, demonstrar os benefícios do apoio, estabelecer relacionamentos duradouros, demonstrar profissionalismo e experiência, planejar cuidadosamente a logística e infraestrutura, implementar estratégias de marketing eficazes e oferecer serviços e atividades atrativas. Com perseverança e aprendizado contínuo, esses desafios foram superados, garantindo o sucesso contínuo da feira.

UNISAL NEWS:  Quais são as expectativas de número de visitantes e de estudantes que poderão encontrar oportunidades de emprego durante a feira em 2023?

Professor: As expectativas de número de visitantes e alunos em nossa feira de empregabilidade podem variar dependendo de vários fatores, como a divulgação realizada, o alcance geográfico, o setor de atuação, entre outros. A nossa expectativa é de um público de 5.000 pessoas, visto que no ano passado tivemos aproximadamente 4.000 pessoas em nossa Feira de Empregabilidade. Já tivemos um público de 6.500 pessoas, mas a realidade do desemprego era outra.

UNISAL NEWS:  Quais são as novidades desta edição comemorativa da feira? Algum destaque especial?

Professor: Estamos promovendo algumas novidades para a feira! Teremos oficinas de orientação de currículos, posturas em entrevistas e medição de índice de estresse. Essas atividades serão realizadas em espaços reservados, proporcionando um ambiente propício para participar das oficinas.

Também gostaríamos de compartilhar que realizamos um evento, em 23/05, chamado “Café com RH”. Tive a honra de receber a presença de oito empresas diferentes, que responderam perguntas dos alunos, convidados presentes no anfiteatro e também online.

E não para por aí! Na próxima sexta-feira, dia 26/05, teremos mais um evento especial. Será uma mesa redonda que abordará a importância do LinkedIn no âmbito profissional. Teremos um convidado especial que responderá a diversas perguntas, como:

•  Qual é a importância do LinkedIn para profissionais e empresas?

•  Como usar o LinkedIn para melhorar a visibilidade profissional?

•  Quais recursos estão disponíveis no LinkedIn para busca de empregos?

•  Como construir uma rede de contatos efetiva no LinkedIn?

•  De que maneira o LinkedIn pode ser utilizado para estabelecer parcerias comerciais?

•  Quais são as melhores práticas para manter uma presença ativa e engajada no LinkedIn?

UNISAL NEWS:  Para aqueles que estão iniciando a carreira, ou desejam encontrar um novo emprego, o que o senhor diria sobre os benefícios e oportunidades que eles podem encontrar na 10º Feira da Empregabilidade do UNISAL?

Professor: A 10ª Feira da Empregabilidade do UNISAL oferece benefícios e oportunidades valiosas para aqueles que estão iniciando uma carreira ou desejam encontrar um novo emprego. Os participantes terão acesso a oportunidades de emprego reais, podendo se conectar diretamente com recrutadores, apresentar seus currículos e participar de entrevistas. A Feira proporciona ainda um ambiente adequado para a construção de uma rede de contatos profissionais, oferece orientação e aconselhamento para aprimorar as habilidades de busca de emprego e promove a exposição a diferentes setores, permitindo aos participantes explorar opções de carreira em diversas áreas. Essas vantagens são essenciais para apoiar a busca por oportunidades de carreira e o crescimento profissional dos participantes.

Texto: Renata Moraes, Assessoria de Imprensa do UNISAL.

Fotos: Arquivo da Unidade Americana.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: