FEST 2023 tem tema e lema definidos

Este ano o amor será a mensagem principal do projeto

Os preparativos para o Festival da Juventude Salesiana 2023 já estão em andamento. Dentre as primeiras
decisões a serem tomadas está a escolha do Tema e do Lema. O Tema norteia todo o projeto, enquanto que o Lema é uma frase para chamar a atenção para o primeiro. Assim, os adolescentes e os jovens das presenças salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA – BAP) e da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora (SDB – BSP) votaram para definir as mensagens a serem trabalhadas nos próximos meses e no dia da 22ª edição do projeto.


A opção com o tema “Façam florescer a civilização do amor” Papa Francisco e o lema “Haja mais amor / a começar em mim“- Vocal Livre venceu a votação com 258 votos (49,143%). Na segunda posição “Jovens: chamados a sonhar”, com o lema “Pés a caminho do novo” (153 votos – 29,143%), seguida por AJS 25 anos, com o lema Os teus sonhos foram muito mais além… – Dalcides Biscalquin (114 votos – 21,714%). Foram 525 votos no total, com a participação de adolescentes e jovens das presenças salesianas das FMA e dos SDB localizadas nas cidades do estado de São Paulo (Americana, Araras, Campinas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Itapevi, Lins, Lorena, Pindamonhangaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo-Capital e Sorocaba), além de Cambé-PR, Campos Novos-SC, Rio do Sul-SC e Uruguaiana-RS.

“Façam florescer a civilização do amor” foi a frase dita por Papa Francisco em seu discurso de despedida do Rio de Janeiro, após a realização da Jornada Mundial da Juventude em 2013 no Brasil. “A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho”, afirmou o Papa no dia 28 de julho em seu discurso no Aeroporto Internacional do Galeão.


Já o lema refere-se a música A começar em mim (Haja mais amor), do grupo musical gospel Vocal Livre.
Nos próximos meses, os adolescentes e os jovens se prepararão para este grande momento do FEST onde, a partir do Tema e do Lema, poderão participar das modalidades Banda (concurso), Dança, Fotografia (mostra) e Teatro, entre outras.


O FEST 2023 será realizado no Colégio Salesiano Santa Teresinha, dia 21 de outubro, sábado, das 11h às 20h.

Sobre o FEST
O Festival da Juventude Salesiana é um projeto interinspetorial da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA – BAP) e da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora (SDB – BSP). Foi criado em 2000 com o objetivo de comemorar um ano de realizações e evangelização das comunidades e servir como ponto de encontro e convivência das presenças. O FEST é dedicado a adolescentes e jovens de 13 anos (ou 8º ano do Ensino Fundamental II) até os 29 anos que frequentam as presenças salesianas das inspetorias: colégio, ensino superior, obra social, oratório, paróquia entre outros. Este dia especial é repleto de atividades esportivas e de expressões artísticas da juventude, além de ter momentos celebrativos, como a missa e a vigília. O projeto faz parte da AJS, Articulação da Juventude Salesiana.


Vejam os vídeos produzidos pelas Inspetorias na edição 2022 para celebrar este grande projeto:


FMA: https://www.youtube.com/watch?v=thpYonTIxr4
SDB: https://www.youtube.com/watch?v=g0AduXeS8NY

Por: Victor Del’ Porto – Pastoral Juvenil Salesiana

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: