Noviciado Salesiano de São Sebastião promove formação sobre sacramentos

Aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, na comunidade do Noviciado Salesiano, em Jaboatão dos Guararapes (PE), o curso de formação para os noviços sobre o tema: introdução aos sacramentos, foi ministrado pelo Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral da Sé, em São Paulo.  

Padre Baronto iniciou o curso ouvindo os noviços sobre a compreensão que cada um possuía ao falar de “liturgia”, após o momento de escuta, mediou sobre o tema a partir de passagens bíblicas, o Catecismo da Igreja Católica, o documento Sacrosanctum Concilium e a Encíclica Deus Caritas Est, do Papa Bento XVI.  

Apresentou, ainda, a evolução do culto religioso no decorrer da história do povo de Deus até a liturgia atual, que tem como ponto central o mistério pascal de Cristo e também sacramentalidade da liturgia, e a importância desses sinais sensíveis para a vivência da fé, além de partilhas sobre como apresentar o tema dos sacramentos aos jovens nos diversos contextos pastorais.  

O curso contou, também, com a celebração eucarística da memória do Beato Miguel Rua, a celebração foi presidida pelo Padre Baronto, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, que neste mesmo dia, celebrou com toda a Comunidade Salesiana do noviciado, seus 25 anos de ordenação presbiteral. 

Texto e Fotos: Miguel Vitor

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: