O evento buscou potencializar os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos comunicacionais e ‘educomunicacionais’ da ação educativa em rede.
O I ENAC foi aberto a todas as Equipes das Presenças salesianas, não se limitando apenas às Equipes de comunicação. “Entendemos que era necessário abraçar todas as presenças. Não é um encontro só para comunicadores, é um encontro para todos, porque todos somos comunicadores” – comentou a Coordenadora nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Irmã Maike Loes FMA.
O primeiro dia do evento trouxe o lema “Vivências educomunicativas que inspiram: o ‘sacramento da presença’ em Dom Bosco e Madre Mazzarello”, foi aberto pela oração inicial, orientada pela Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, Ir. Luzinete Rego Freitas, junto com o Coordenador de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora (BSP), Flávio Nascimento.
Em seguida, os participantes ouviram uma como palavra de animação dos Inspetores Referentes para a Comunicação Salesiana no Brasil – Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e P. Francisco Inácio Vieira Júnior.
Conselheiros para a Comunicação
O ENAC contou com a participação dos Conselheiros gerais para a Comunicação Salesiana – das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), respectivamente, Ir. Maria Ausilia De Siena e P. Gildásio Mendes dos Santos, pela primeira vez juntos em evento salesiano, diretamente de Roma (Itália).
Abrindo as palestras do dia, o P. Gildásio abordou o tema “Caminhar na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças”, apresentando a dimensão comunicativa de Dom Bosco para a evangelização dos jovens de sua época, mas que continua atual dentro das propostas do carisma salesiano. “Ele (Dom Bosco) foi o primeiro e maior comunicador dos jovens do seu tempo e da sua cultura, quando viveu em Turim. Dom Bosco entra na lista dos maiores comunicadores da humanidade”, disse P. Gildásio.
Antes do início da segunda palestra, a Ir. Loes comunicou a saudação do Conselheiro Geral para a Região América Cone Sul, P. Héctor Gabriel Romero, que está em Manaus fazendo as consultas para a eleição do novo Inspetor local.
Em seguida, a Ir. Maria Ausilia trouxe o tema “Em Rede com Maria Mazzarello”, acompanhada de algumas cenas do filme “Maín – A casa da Felicidade”, para ilustrar a missão da Madre Mazzarello entre as meninas de Mornese, antes mesmo de unir forças com Dom Bosco em prol da juventude.
Prosseguindo no evento, o Diretor-Executivo da Rede Salesiana Brasil, P. Nivaldo Luiz Pessinatti, corroborou toda a proposta de ação em rede que vem desde a época de Dom Bosco e Madre Mazzarello. “… Nós, como Salesianos, nos sentimos muito enriquecidos por Dom Bosco; mas como Salesianos e Salesianas, nos vemos duplamente enriquecidos: por Dom Bosco e por Madre Mazzarello”.
Fechando o primeiro dia do ENAC, a Ir. Maike sublinhou a todos a necessidade de retorno à essência salesiana, visando fortalecer a sua missão dia após dia. “De hoje em diante, é impossível continuarmos como antes. De hoje em diante, nossa vida, nosso ser e missão, deverão se espelhar ainda mais em Dom Bosco e em Madre Mazzarello os quais, com os meios disponíveis do seu tempo, foram criativos, inovadores e proativos,… e com um detalhe: sem perder o essencial de suas vidas, a meta, o horizonte: a salvação da juventude!”.
Segundo dia
O segundo e último dia do encontro, 31 de maio, debruçou-se sobre lema “Experiências digitais que encantam: do relacionamento à conquista”.
A oração inicial foi moderada pelos Coordenadores de Comunicação das Inspetorias São João Bosco e Santo Afonso Maria de Ligório, respectivamente, Igor Gomes da Silva e Euclides Fernandes Brites.
Em seguida, a Diretora-Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva, apresentou uma palavra de acolhimento aos participantes, retomando um pouco do que fora apresentado no dia anterior e renovando o empenho da Rede Salesiana Brasil pela transformação de vida da juventude através da educação.
Marketing educativo
O último dia do ENAC quis ser um grande palco para a reflexão sobre o marketing educacional. Para tanto, contou com a presença da Fundadora e CEO da Agência Bear e ex-aluna salesiana do Colégio de Santa Inês, de São Paulo, Andréa Tavares.
Trazendo o tema “Experiências digitais que encantam: do relacionamento à conquista – Marketing Educacional para Escolas e Obras sociais”, Andréa conduziu uma formação prática repleta de estratégias para apoiar as presenças salesianas do Brasil em suas ações de marketing educativo.
Encerrando o Encontro, a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, agradeceu por todas as ricas exposições feitas nos dois dias de evento, estimulando todos a se prepararem para mais edições: “Criando e comunicando valores, sigamos em frente, já nos preparando para o II ENAC. Até 2024!”
Informações e Imagens: Agenzia Info Salesiana