IDB: Educandos criam vídeo documental sobre discriminação e preconceito

O projeto surgiu após as rodas de conversas durante as aulas de Formação Humana

Desenvolvido ao longo do mês de março, o documentário “As Máscaras do Preconceito”, realizado pelos educandos do CCA PROVIM – Bom Retiro, surgiu após as rodas de conversa durante as aulas de Formação Humana, com a educadora Kadja S. de Jesus. 

A partir das suas próprias experiências, os educandos relataram, de várias maneiras, o preconceito e a discriminação. Durante o documentário, é perceptível, segundo a educadora, como essas situações atingem o emocional e o psicológico. 

“O tema é muito delicado, mas é muito gratificante ver os educandos em uma posição de

protagonismo ao expor suas vivências, além das dores e perceber que ainda assim, há uma forma de fazermos a diferença”, concluiu a educadora.

O espectador, João Pedro Brandão , destacou que o vídeo é relevante diante da sociedade que temos.  “Nós aprendemos várias coisas com o documentário. Aprendemos que todos devem ser respeitados e tratados de forma igual”, concluiu  ele. 

Documentário

Ao som de “Feeling Good”, de Nina Simone, os atendidos, com idade entre 6 e 14 anos, relataram o preconceito vivenciado no dia a dia. Entre os exemplos, está Laurent Caridad, de 10 anos, que relatou o medo de expressar os seus sentimentos devido ao tom de sua pele. 

“Não gosto de expressar os meus sentimentos. Ontem, um menino da minha escola quebrou um lápis marrom no meu rosto. Ele disse que não me deixaria em paz”, destacou ela. 

Entre as principais discriminações, sofridas e relatadas pelos educandos, estavam o racismo, a xenofobia e a gordofobia. O documentário está disponível através da plataforma: 

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Informações e Imagens: Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: