Índia: vândalos apedrejam e jogam no rio uma estátua de Dom Bosco

Roma, 11 Ago. 15 / 01:46 pm (ACI).- Há alguns dias um grupo de fanáticos não identificados ainda destroçaram com pedras uma estátua de Dom Bosco e a jogaram no rio Bharalu, na cidade de Bharalumukh, perto de Guwahati, localizada no estado de Assam (nordeste da Índia).

A estátua tinha sido colocada na última quinta-feira à noite sobre um pedestal na beira do rio Bharalu, perto do “Rincão dos Mártires”, e viria a ser inaugurada no dia seguinte como parte da celebração mundial pelo bicentenário do nascimento do fundador os Salesianos.

No “Rincão dos Mártires” normalmente colocam as estátuas dos personagens culturais e políticos do estado. Segundo o Jornal ‘The Indian Express’, a estátua de Dom Bosco seria colocada no parque Dighalipukhuri (em Guwahati), mas tiveram que transladá-la a Bharalumukh, devido aos protestos do grupo estudantil Akhil Bharatiya Vidyarthi Parishad (ABVP).

Segundo informou  a Rádio Vaticano, os manifestantes alegaram que “o santo italiano não tinha realizado uma contribuição pessoal ao estado e consideravam ofensivo colocar a estátua sua em um lugar público, muito menos junto aos líderes políticos de Assam.

Um policial informou ao ‘The Times of India’, que às 6 horas da manhã do dia 7 de agosto um grupo de mais de 100 pessoas começaram a jogar pedras e vasos de flores encima da estátua, inclusive quebraram um braço dela, e logo a jogaram no rio.

Os fanáticos também atacaram a polícia e trabalhadores deste local quando tentaram deter o vandalismo. Durante o enfrentamento quatro policiais ficaram feridos. No sábado a polícia prendeu quatro suspeitos, membros do partido Bharatiya Janata.

Tarun Gogoi, ministro e chefe do estado de Assam, condenou este atentado e manifestou aos veículos de imprensa locais que deveriam reconhecer a contribuição de São João Bosco à educação e à sociedade indiana e lamentou o incidente.

“Este acidente – continua Gogoi – é deplorável e alguns elementos são responsáveis. O desacordo e a dissidência devem ser vistos sob uma luz positiva, mas profanar e depois jogar no rio [a estátua] fere nossos sentimentos religiosos”.

A Comissão das Minorias do Estado convocou para o sábado uma reunião, na qual discutirão o dano que este ato vandálico ocasionou aos cristãos.

“Vivemos em uma democracia e as pessoas têm o direito de protestar. Destruir uma estátua não faz parte da nossa cultura. Ele é um santo venerado e ninguém tem o direito de profanar sua estátua”, declarou Alan Brooks, membro da comissão, ao ‘The Times of India’.

Ainda não foi divulgada a data de inauguração do monumento e o prefeito Guwahati assinalou que consultarão a opinião dos cidadãos antes colocar novamente a estátua de Dom Bosco.

ACI Digital

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: