INSA-Oratório celebra 100 anos de presença salesiana na cidade de Cruzeiro

No dia 30 de agosto, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, o INSA-Oratório, comemorou 100 anos de história na cidade de Cruzeiro-SP.

A celebração eucarística em comemoração à data foi marcada por muita emoção e nostalgia, onde os alunos representaram como foi o início da obra salesiana na cidade. Também foi apresentada a toda a comunidade a benção dada pelo Santo Padre, Papa Francisco, lida pelo presidente da celebração, Pe. Narciso Ferreira.

Compareceram padres ex-diretores da obra e das paróquias da cidade. A celebração teve transmissão ao vivo da TV Canção Nova. Ao final, houve o descerramento da placa comemorativa dos 100 anos e inauguração do novo espaço de convivência do colégio, onde mais cedo o diretor geral, Pe. Reinando Barbosa de Oliveira, reuniu todos os colaboradores para guardar a cápsula do tempo no local da nova imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

Além de toda a celebração, foi produzido um vídeo comemorativo onde todos alunos e colaboradores simbolicamente deram um abraço no colégio e realizada a formação INSA 100 no campo.

Muitas histórias se passaram por essa obra tão querida na cidade e muitas ainda serão escritas!

ORAÇÃO PELOS 100 ANOS DA PRESENÇA SALESIANA EM CRUZEIRO

Ó Deus de amor e bondade, Tu nos deste uma mãe, há 100 anos, com o nome de Auxiliadora dos Cristãos, para cuidar de nós, seus filhos, na bela cidade de Cruzeiro, rodeada de montanhas e de belezas naturais e acolhedora de gente trabalhadora;

100 anos nos carregando em seu colo, como carregou seu filho Jesus;

100 anos ensinando que a arte de educar consiste em saber acolher os pobres, os jovens e os que necessitam de seu amor;

100 anos cuidando dos salesianos que passaram por essa casa doando suas vidas, ensinando que evangelizar e educar fazem parte do projeto de seu filho amado, São João Bosco;

100 anos de um pátio que tem sabor de casa com as portas abertas; casa plantada num terreno rochoso, onde suas raízes estão fincadas no coração de Deus, formando centenas de gerações. Nosso maior orgulho: ex-alunos, oratorianos e membros desta família salesiana;

100 anos colhendo frutos que foram plantados por mãos dedicadas de tantos salesianos, educadores, benfeitores, cooperadores e amigos desta casa que puderam dar o testemunho de que a semente foi espalhada com o desejo de formar bons cristãos e honestos cidadãos.

Querida Mãe Auxiliadora, dona e padroeira dessa casa, rogai para que nosso Oratório a ti consagrado continue iluminando os passos de seus filhos que a ti recorrem, especialmente os jovens. Ajuda-nos a prepará-los para a vida e nos mostre que o amor, a razão e a religião podem construir uma sociedade mais justa e fraterna.

Obrigado, querida Mãe Auxiliadora, por ter-nos abençoado nesta terra, na bela e grandiosa Cidade Menina, Cruzeiro, onde a Mantiqueira, majestosa, coroa o lendário Paraíba orgulhoso a lhe banhar, onde seu Nome divino ostenta o Emblema Sagrado da Cristandade.

100 anos de vida, 100 anos de conquistas, 100 anos de gratidão…

Nossa Senhora Auxiliadora, continue a nos abençoar.

Amém!

Oração composta pelo Pe. Reinaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do INSA-Oratório

Juliano Bitencourt – Comunicação e Marketing – INSA-Oratório

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: