“Foi a primeira vez que participei e foi uma experiência enriquecedora. Conheci salesianos, de diversos lugares do mundo com serviço na docência e na pesquisa sobre as sagradas escrituras”, destacou o Padre João Gabriel Galhoti.
De 21 a 27 de agosto, foi realizada a VIII Conferência Mundial da Associação Bíblica Salesiana em Jerusalém, no Estudantado Teológico Salesiano ‘Ratisbonne’. O objetivo do evento foi comemorar o 40º aniversário do primeiro encontro realizado em Cremisan, Belém, além de fazer um balanço das atividades, planejar o futuro, responder às novas necessidades da época.
“Há quarenta anos, o então Reitor-Mor quis que todos os Coirmãos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora que, no seu percurso de estudo, tivessem tido uma certa especialização na parte bíblica, se encontrassem para trocar ideias e pensar no que poderia ser feito em conjunto para desenvolver uma leitura salesiana do estudo bíblico. E a ideia foi brilhante!” – comentou o P. Alejandro León Mendoza, Superior da Inspetoria Salesiana do Oriente Médio, que sediou a Conferência. Para o Inspetor, o evento também foi uma oportunidade para recordar as primeiras conferências, que eram realizadas em Cremisan.
Entre os palestrantes, o P. Giorgio Zevini, um dos fundadores: afirmou que a Associação teve um grande crescimento ao longo dos anos, apesar dos desafios que foram mencionados durante a Conferência.
“Nos concentramos principalmente em três grandes áreas – explicou o P. Zevini – . A área de qualificação cultural e profissional da Associação Bíblica Salesiana, que, por meio do estudo pessoal, da pesquisa, das publicações, das viagens à Terra Santa e das diversas conferências, deu uma contribuição notável neste campo, sobretudo a serviço da Congregação. Uma segunda área – disse ainda – foi a dos jovens, sobretudo para oferecer um serviço qualificado em torno da Palavra de Deus, para mostrar a beleza e a riqueza que o Evangelho traz às suas vidas, especialmente em nível da vida espiritual. E, por fim, uma terceira e grande área, o serviço de animação bíblico-pastoral para toda a Família Salesiana”.
Durante o evento, foram discutidos os meios de comunicação e a importância de “ser capaz de levar o carisma salesiano às diversas culturas por meio da Palavra de Deus: uma Palavra de Deus – acrescentou ainda o P. Zevini – que não pode ser apresentado em nível teórico, doutrinário, abstrato, mas em nível de experiência, de leitura espiritual do texto, de tal forma que os jovens compreendam que, antes de apreender os conteúdos religiosos, é fundamental a educação na Fé”.
O P. Francisco Sánchez, salesiano que trabalha na animação bíblico-pastoral com os jovens no México, observou que “além da diversidade humana e cultural dos jovens, eles querem experimentar o Cristo vivo. Isto se relaciona com o desenvolvimento da própria existência. Hoje, o importante é oferecer aos jovens uma educação que os ajude a ser protagonistas da evangelização”. Neste sentido, disse, “é belo falar de Jesus aos jovens, mas é mais belo ainda quando é um jovem que fala de Jesus aos jovens”.
Além do intenso trabalho realizado durante os dias do evento, como a renovação do Estatuto da Associação a ser apresentado ao Reitor-Mor, os participantes puderam conhecer o Patriarca de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa OFM. Foi um momento cordial de escuta mútua dos desafios pastorais, culturais e religiosos da Terra Santa.
Por fim, a visita aos Lugares Santos também fez parte dos dias da Conferência: uma forma de viver a experiência de aproximação aos lugares dos Eventos evangélicos. Uma destas visitas, guiada pelo P. Eugenio Alliata, do “Studium Bibilicum Franciscanum”, foi ao Santuário de Betânia.
“Todo o esforço que fizemos foi rever, repensar e planejar o melhor serviço profissional que, como estudiosos da Bíblia, podemos oferecer aos Salesianos e à Pastoral Juvenil – disse o P. Juan José Bartolomé, Presidente da Associação Bíblica Salesiana – . Acompanhar os jovens na Fé com a Palavra de Deus, iluminar a vida dos membros da Família Salesiana com a Palavra de Deus, para que todos se aproximem da Palavra de Deus – que é Cristo Jesus”.
Notícia: ANS – Jerusalém