No dia 19 de agosto de 2024, a Comunidade Salesiana Santo Tomás de Aquino, localizada no bairro Alto da Lapa, em São Paulo, sediou uma importante Celebração Eucarística, presidida pelo padre Inspetor Alexandre Luís de Oliveira. Durante a cerimônia, foram instituídos os Ministérios de Leitores e Acólitos a 18 salesianos estudantes de teologia do Brasil e do Paraguai. Ao todo, nove novos leitores e nove novos acólitos receberam seus ministérios, marcando etapas significativas no caminho vocacional dos Salesianos Padres, que inclui os votos perpétuos, a ordenação diaconal e a ordenação presbiteral.
Entre os novos leitores, estão Cleiton Cecilio da Silva (BCG), Filipe Antonio da Silva Lopes (BBH), Hudson Henrique Campos Silva (BBH), Justino de Jesus Massa Castro (BMA), Leandro Plizzari da Silva (BCG), Marcelo Augusto da Costa (BRE), Marcelo Camillo Stempinhaki (BPA), Murilo Souza Oliveira (BBH) e René Francisco Martínez Ramírez (PAR). Já os novos acólitos são Amós Santiago de Carvalho Mendes (BRE), Antonio Veiga Neto (BMA), Emmanuel Jeremia Mgamba (BMA), João Paulo de Souza (BRE), José Renato de Melo (BRE), Leonardo da Silva Rodrigues (BSP), Paulo Sérgio da Silva Filho (BSP), Vinícius Neto Martins (BCG) e Walter Felipe de Oliveira da Silva (BMA).
O padre Inspetor Alexandre Luís de Oliveira destacou, durante a celebração, a importância dos ministérios como sinais de desprendimento e de autêntica doação a Deus, manifestada através do serviço ao próximo. Segundo ele, essa vocação salesiana é vivida com compromisso, dedicação e um profundo espírito de serviço, sendo um testemunho vivo da fé e do carisma salesiano. A instituição dos novos leitores e acólitos reafirma o compromisso da comunidade salesiana com a formação de futuros sacerdotes, que darão continuidade à missão de São João Bosco em suas respectivas inspetorias, tanto no Brasil quanto no Paraguai.
Fotos: Wellington Martins, Ronyelli Andrade e Guilherme Freitas