No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e para ressaltar essa luta por respeito, direitos e, homenagear aquelas que merecem celebrações durante o ano todo, não somente uma vez por ano, os Serviços do Instituto Dom Bosco São Paulo (SP), de todas as Unidades (Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Zona Sul) realizaram a semana comemorativa da mulher. Através de reflexões, aprendizados e poemas elaborados pelos próprios atendidos, o IDB contemplou mulheres de todas as idades, desde as atendidas, seus familiares e as colaboradoras da Instituição.
CEDESP Vila Paulistana
“Foi com muita alegria que a equipe do IDB da Vila Paulistana realizou uma semana pautada em temas para celebrar as mulheres! Abordando temas sobre o sagrado feminino, Pachamama (mãe natureza), as mulheres que nos cercam e como nos fortalecem para superar os desafios sociais e profissionais. Tivemos interações e partilhas importantes com os educandos. Como convidada da semana, a Roberta Domingos, que foi Educadora de Administração na Vila Paulista, trouxe grandes reflexões acerca da sua jornada Salesiana, encontros e as experiências dos novos caminhos que está trilhando”, declarou Gaiza Camerina, Técnica Responsável na Unidade.
CCA PROVIM Bom Retiro
As crianças e adolescentes do CCA PROVIM BR, convidaram as colaboradoras do Instituto para um momento diferente: Ganhar maquiagem, feita pelos próprios atendidos e atendidas, além de um ensaio exclusivo de fotos. O objetivo: “Valorizar a beleza feminina de nossas colaboradoras, proporcionar momentos de alegria e autoestima pelas mãos que maquiaram e o olhar de quem captou as imagens através da fotografia”, relatou Myrian Varallo, Gerente do Serviço. O momento foi uma proposta elaborada pelos educandos das Oficinas de Tecnologia e Mídias Digitais e Expressões Artísticas.
Para homenagear as mães/mulheres responsáveis pelos atendidos (as) do serviço, o Instituto realizou uma colagem especial de fotos divulgadas nos canais de comunicação no dia 8. Toda essa realização faz parte do Projeto Mulheres de Flores e de Aço que está sendo desenvolvido pelo CCA PROVIM.
LEIA TAMBÉM
Centro Juvenil da Lapa promove mais uma edição do TEDEX DOM
Castelinho Dom Bosco – NCI
Com o intuito de fortalecer o amadurecimento feminino, foi realizada uma vivência especial em comemoração ao dia 8, resgatando a força ancestral de cada idosa do NCI participante.
“Foi um momento sensacional, de muita reflexão e relaxamento. Neste dia, Sandra Costa, Terapeuta Holística, foi nossa convidada e realizou um momento com as atendidas, onde todas puderam ter momentos de lembranças tanto boas como ruins, resgatando e armazenando apenas as boas, guardadas no baú imaginário”, disse Elizete Marinho, Assistente Administrativo do Serviço.
“Fiquei apaixonada, achei muito gratificante poder participar desse momento de relaxamento, consegui por todas as lembranças no meu baú, as que me magoaram e me incomodavam, joguei tudo fora, e as coisas boas lembrei e guardei tudo em um único baú”, contribuiu Elenita Helena, de 76 anos, atendida no NCI.
CEDESP Bom Retiro
O Serviço que trouxe ao longo da semana o tema: “Mulheres que Inspiram”, contando a história de grandes mulheres, protagonistas e fundamentais, propôs aos atendidos que publicassem fotos com a hashtag #MulheresQueInspiram, marcando o Instituto Dom Bosco nas Redes.
Abaixo um Poema realizado pelo Atendido: Alexandre Augusto Soares de Oliveira do curso de Editor de Projeto Visual Gráfico.
MULHER!!!
Ser mulher é ultrapassar os limites da lógica e da razão. Olhar o futuro vislumbrando sonhos, conquistas e realizações.
Ser este deslumbrante, que supera todos os obstáculos.
Há ser este que ama incondicionalmente.
Guerreira por natureza, profissional por sua capacidade, mãe dedicada e companheira de coração.
Se entregando de corpo e alma sem distinções.
Um exemplo a ser seguido.
Exemplo de humanidade, dedicação e amor.
Obrigado por fazer parte de nossa HISTÓRIA!
Feliz dia Internacional das Mulheres!!!
Ao longo da semana, bombons e recados especiais foram entregues às atendidas e colaboradoras.
Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco