Jovens de Sorocaba vivem Semana Missionária

“Sê útil. Deixa rastro.”

Entre os dias 14 e 21 de julho, aproximadamente 50 jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Sorocaba participaram da Semana Missionária 2024. Em Salto de Pirapora, os jovens viveram dias únicos, visitando casas para abençoá-las, oferecendo oratórios no estilo ensinado por Dom Bosco e, principalmente, encontrando e experimentando Deus no próximo. A energia contagiante dos jovens transformou cada momento em uma experiência única e inspiradora.

Uma experiência de fé

A experiência da juventude de Sorocaba foi muito frutuosa, por esse motivo a aluna Ana Laura Gazonato escreveu um depoimento para compartilhar sua vivência:

Deus criou-nos para sermos felizes, porque Ele nos ama infinita e eternamente. Assim, permitindo-nos viver a Semana Missionária de 2024, Deus nos mostrou que a maior felicidade do homem está em amar — e em servir — ao outro sem reservas, como se disso dependesse a salvação do mundo. Se estamos vivos, é porque Deus tem uma missão para nós, a qual deve ser cumprida com fé e esperança. Nesta última semana que vivemos, pudemos perceber que Jesus presenteia a cada um com dons diferentes, esperando de cada pessoa um propósito diferente. No entanto, embora possuamos missões distintas e únicas, toda alma humana anseia pela mesma graça: a noção de ter deixado um rastro na Terra, sentindo-se útil ao mundo e a Cristo. Diante de todas as casas que visitamos nesta semana, diante de todas as crianças com quem brincamos, diante de cada paroquiano por quem rezamos, ficamos com a feliz compreensão de que fomos fiéis instrumentos utilizados por Cristo. Como diria Nossa Senhora, nossas almas se alegraram e exultaram em Deus, nosso Salvador, porque fomos usados por Ele para fazer o bem na Terra. Portanto, apesar de termos voltado para nossas casas com cansaço, apesar de termos nos desgastado ao máximo durante esses últimos dias, certamente não poderíamos ter vivido uma semana melhor. A Semana Missionária foi a prova de que estamos neste mundo para servir, amar e nos entregar por inteiro, assim como Jesus. Quando uma alma se doa verdadeiramente pela outra, não há nada que ela possa sentir senão a felicidade, porque, amando, ela encontrou o Amor, que é o próprio Deus.

Um Marco na vida dos jovens

A Semana Missionária 2024 foi, sem dúvida, um marco para os jovens da AJS de Sorocaba, fortalecendo sua fé e compromisso com a comunidade. A vivência dessa missão não apenas trouxe bênçãos para os lares visitados, mas também transformou profundamente cada jovem participante.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: