Jovens realizam Missão Jovem no bairro Vila Taubaté, em Campinas

Nos dias 11 e 12 de abril, o Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora, Vila Taubaté – Gleba B, acolheu o projeto Missão Jovem. Cerca de 40 jovens do GAM (Grupo de Animação Missionária) de Campinas, PdU (Pastoral da Universidade) UNISAL São José, Grupo de Crisma da Escola Salesiana São José, Grupo de Jovens Liceu e Vida Nova e Jovens Líderes do Oratório Dom Bosco, prepararam uma final de semana repleto de atividades aos moradores do bairro.

Em sua primeira missão, a mais nova integrante do GAM, Eliana Regina Cascaldi, 53, estava muito animada e mobilizada. Ela conta que precisava fazer algo a mais pelo ser humano. “Minha filha Larissa sempre me dizia, por eu trabalhar com crianças e jovens, que nada melhor para seguir Dom Bosco do que realizar atividades como estas”, alegra-se Eliana. Sua filha já era integrante do grupo, e a professora viu nela um chamado ainda maior de Deus. “Com minha aposentadoria tive a oportunidade de continuar a realizar o que já vinha desenvolvendo, mas de uma maneira diferente e nova para mim”.
Os jovens missionários realizaram várias atividades. Na parte da manhã, em ambos os dias, todos visitaramas casas da comunidade, com o intuito de orarem para as famílias e levarem a palavra de Deus. “É um momento único. Emocionamo-nos em cada casa que passamos. Senti-me abençoada!”, comenta Eliana Cascaldi. Já na parte da tarde, as cerca de 50 crianças e 20 adolescentes puderam participar de gincanas (oratórios) e prestigiarem apresentação de teatro, realizada pelos próprios jovens.

Um dos responsáveis pelo encontro, o Coordenador de Pastoral, Padre William de Limareforça que o intuito do projeto é justamente despertar nos jovens a consciência missionária, além de buscar construir canais de contato interpessoal com os moradores do bairro Vila Taubaté – Gleba B. “Buscamos fazer com que os jovens criem consciência missionária para se engajar em sua própria comunidade”, diz Lima.

Saiba mais sobre a Missão Jovem

A Missão Jovem salesiana originou-se em Piracicaba, a partir do trabalho desenvolvidona Paróquia Bom Jesus do Monte, em 2000. Padre William de Lima, afirma que os idealizadores perceberam que a sociedade está imersa no individualismo e consumida pelo capitalismo. Nesta realidade, os jovens são explorados e consumidos, além das comunidades estarem desanimadas e perdidas por falta de motivação espiritual e espiritualidade, as quais possam dar sentido à vida eclesial.

Texto e fotos: Laís Franco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: