Jovens se reúnem para Páscoa Juvenil

Nos dias 14 a 17 de abril se reuniram na cidade de Sorocaba, no Colégio São José, vários jovens das Inspetorias Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Aparecida para celebração do tríduo pascal, assessorados por P. Cássio e Ir. Cleonice. 

A proposta da Páscoa Juvenil trouxe uma reflexão sobre a importância de participar do Tríduo Pascal e como esse momento pode nos trazer uma renovação e ressignificação das experiências de vida. Tratando temas como partilha, serviço, jejum, penitência e pecado, os jovens foram convidados a participar de todos os momentos da celebração pascal trazendo o exemplo de Jesus para a sua vivência atual. 

“É uma ação muito importante, porque nós investimos tempo para que eles possam também frutificar esse valor do Cristo, o fundamento da nossa fé cristã, que é também o fundamento da vida e da vivência salesiana.”, ressaltou Padre Cássio. 

O encontro começou na quinta-feira com a chegada dos jovens das presenças salesianas de Lorena, Santa Teresinha, Itaquera, Jardim Nordeste, Bom Retiro, Instituto Madre Mazzarello, Vida Nova, Liceu Campinas e Sorocaba. Com muito entusiasmo e alegria, iniciaram o primeiro dia com a missa do Lava-pés, presidida pelo pároco, P. César. Os jovens Francisco, Beatriz, Rian e Karen foram escolhidos para esse momento representando todos os demais participantes. 

Após a missa, todos se reuniram no pórtico do colégio para celebrar e refletir sobre a Santa Ceia. Conduzidos pela Ir. Cleonice e Ir. Aline, fizeram a vivência sobre o grande mistério do serviço e partilha do pão. Ir. Cleonice falava da realidade de hoje, como somos submersos na cultura do “ter/poder”, e que o sinal do lava-pés é um convite a viver de uma forma mais humilde e solidária, superando os nossos egoísmos. E finalizaram o dia com a vigília diante de Cristo Eucarístico. 

Motivados a vivenciar o grande silêncio e a paixão, deu-se início à Sexta-feira Santa com a primeira colocação, conduzida pela Ir. Cleonice, convidando-os a compreender o valor do silêncio e, em seguida, o Dc. Antônio aprofundou o tema central do dia: a cruz de Cristo. Para entender a importância dela, foram propostas atividades que pudessem expressar na prática essa relação, com a confecção da própria cruz. 

Foram convidados ainda P. Rafael e P. João Gabriel para aprofundar o sentido da penitência e a vigília pascal, proporcionando a eles o sacramento da penitência. No final da tarde, Ir. Maria coroou o encontro com a Lectio Divina meditando sobre o Evangelho de Lucas, 24, 1-12, convidando todos a irem ao encontro do sepulcro vazio juntamente com as mulheres. 

No fim da noite, animados pelos salesianos formandos, encerraram o dia com a grande gincana “Cristo Vive”. Como dizia Madre Mazzarello: “Alegria é sinal do coração que ama muito o Senhor”.

Texto e foto: Camila Ribeiro – Pastoral

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: