O último sábado, 25, foi marcado pela entrega simbólica do livro das Constituições e Regulamentos da Congregação Salesiana aos noviços de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. No mesmo dia, a Igreja celebrou o martírio de São Luís Versiglia e Callisto Caravario.
O livro, que reúne a regra para os salesianos, traz o testamento vivo de Dom Bosco: “Se me amastes no passado, continuai a amar-me no futuro mediante a observância exata das constituições”.
Oficialmente, as constituições serão entregues no dia da primeira profissão religiosa. A celebração representou, através do ato simbólico, essa data que é tão importante para a trajetória do noviciado.
São Luís Versiglia e Callisto Caravario
No sábado, a Igreja Católica também celebrou o dia dos santos protomártires, São Luís Versiglia e Callisto Caravario. Ambos foram beatificados (1983) e canonizados (2000) por João Paulo ll que, por ocasião da beatificação, disse: “O sangue dos dois Beatos está nos alicerces da Igreja chinesa como o sangue de Pedro está no alicerce da Igreja de Roma”.
Luís Versiglia nasceu em Oliva Gessi – Pavia, na Itália. Aos 12 anos entrou para o Oratório Valdocco, onde conheceu Dom Bosco. Em 1906, conduziu a primeira expedição missionária salesiana à China. Considerado um verdadeiro pastor, totalmente dedicado ao seu rebanho, Versiglia foi ordenado Bispo em 1921.
Por sua vez, Callisto Caravario, nascido em Cuorgné -Turim, Itália, também foi aluno do Oratório Valdocco. Em 1924, partiu para a China como missionário. Conhecido pela sua bondade e zelo apostólico, foi ordenado Sacerdote em maio de 1929 por Dom Versiglia.
Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Informações e Imagens: Noviciado Jaboatão dos Guararapes