Maria: modelo de santidade

15/05/2024
Autor desconhecido

Novena em preparação para a festa de Maria Auxiliadora - 15 de maio

Maria é Mãe e Mestra, apoiando-nos para podermos “voar” pelo caminho da santidade. Nesse chamado, que é simples e acessível a todos, a diferença está naquela “marcha a mais” que vem da “verdadeira devoção”, ou seja, daquele intercâmbio efetivo e afetivo de amor com Maria, que nos estimula a crescer continuamente no amor a Deus e ao próximo. Maria é o modelo perfeito, a mais santa.

Caros membros da Família Salesiana e jovens,
nesta novena a Maria Auxiliadora, gostaria de oferecer-vos o segredo da santidade, ou melhor, o segredo de Maria. Segredo que não é algo inacessível ou reservado a poucos. É algo que podemos viver em nossas ações diárias, nas coisas mais comuns da vida. É um dom, uma graça, que podemos pedir diretamente ao Espírito Santo e à própria Maria.

Sim, Deus deseja que sejas santo, que alcances a plenitude da vida nesta existência e que sejas glorioso junto d’Ele na eternidade. A santidade não é um privilégio reservado a poucos, mas um chamado
universal, uma vocação para cada um de nós. Isso significa que cada pensamento, cada palavra, cada ação, cada sofrimento e cada aspiração deve ser orientada para Deus.

Não há motivo para temores. Se permitires que Deus habite em ti, o seu amor transformará a tua vida em uma obra-prima de santidade. O caminho para a santidade é marcado pelo Evangelho de Jesus, que exige humildade de coração, oração constante, abnegação, confiança na Providência Divina e obediência à vontade de Deus.

Não se trata de esforços voluntaristas ou da busca de autoperfeição, mas de aceitar a graça e a ajuda de Deus com humildade e confiança. E, para isso, é essencial encontrar Maria! É Maria que nos guia, que
nos acompanha no caminho de santidade.

Por isso, caros amigos, não tenhais medo de aspirar à santidade. Abri os vossos corações à graça de Deus, deixai-vos moldar pela sua bondade amorosa e confiai na intercessão materna de Maria Auxiliadora. Que esta novena seja para nós um tempo de reflexão profunda e conversão sincera, para podermos caminhar com confiança no caminho da santidade.

Virgem Maria, mulher sábia e primeira discípula de Jesus,
que no silêncio do teu coração,
à sombra do Espírito Santo,
encontraste graça diante de Deus e geraste em teu seio o Salvador,
faze-nos compreender que o caminho da santidade
é um chamado para todos,
ao qual cada um de nós é convidado a responder.
Abre o nosso coração à graça de Deus,
a fim de que nossos pensamentos, nossas motivações e ações diárias,
sejam todas orientadas para Deus. Amém.

Quando as pessoas pediam alguma graça especial, Dom Bosco costumava dizer:
“se deseja obter graças da Bem-Aventurada Virgem, faça uma novena” (MB IX, 289).
A novena, segundo ele, deveria acontecer se possível “na igreja, com fé viva” como um ato de fervorosa homenagem à Eucaristia. Segundo Dom Bosco, para que a novena seja eficaz, as disposições da alma devem ser as seguintes:
▪ Não coloque a sua esperança nas forças humanas, mas tenha fé em Deus.
▪ Repousar o pedido totalmente em Jesus Sacramentado, fonte de graça, de bondade e de bênção, e sobre o poder de Maria, que Deus quer glorificar sobre a terra.
▪ Acrescentar sempre à intenção “Seja feita a Tua vontade” e a condição “se for para o bem da alma da pessoa”.

Rezar:

Três vezes: Pai Nosso… Ave Maria… Glória… para a Sagrada Eucaristia, cada vez seguida pela oração: “Bendito e louvado seja a cada momento o Santíssimo e Divino Sacramento”.
Três vezes: Salve a Rainha Santa … seguidas pela oração: “Maria Auxiliadora, rogai por nós”.

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós
desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.

CONDIÇÕES PESSOAIS REQUERIDAS:

Aproxime-se dos Sacramentos da Reconciliação e da Sagrada Eucaristia. Faça uma oferta ou faça algum trabalho para apoiar o apostolado, preferencialmente em nome da juventude.
Renove a sua fé em Jesus na Eucaristia e na devoção a Maria Auxiliadora.


Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
12/02/2025
Projeto Escola [h(i²a²)q] chega aos colégios da Inspetoria Salesiana de São Paulo, em Campinas
Passagem pelas escolas representa mais um passo na consolidação da iniciativa, que busca criar um padrão ainda maior de excelência.
13/06/2023
Sorocaba: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora celebra Corpus Christi
A Instituição da Eucaristia é celebrada anualmente na abertura do Tríduo Pascal, na Missa na Ceia do Senhor, popularmente conhecida como “Quinta-feira Santa”
17/06/2024
CATEQUESE A SERVIÇO DE UMA IGREJA SINODAL EM FOCO: PRESENÇA SALESIANA