Maria: modelo de santidade

Novena em preparação para a festa de Maria Auxiliadora - 15 de maio

Maria é Mãe e Mestra, apoiando-nos para podermos “voar” pelo caminho da santidade. Nesse chamado, que é simples e acessível a todos, a diferença está naquela “marcha a mais” que vem da “verdadeira devoção”, ou seja, daquele intercâmbio efetivo e afetivo de amor com Maria, que nos estimula a crescer continuamente no amor a Deus e ao próximo. Maria é o modelo perfeito, a mais santa.

Caros membros da Família Salesiana e jovens,
nesta novena a Maria Auxiliadora, gostaria de oferecer-vos o segredo da santidade, ou melhor, o segredo de Maria. Segredo que não é algo inacessível ou reservado a poucos. É algo que podemos viver em nossas ações diárias, nas coisas mais comuns da vida. É um dom, uma graça, que podemos pedir diretamente ao Espírito Santo e à própria Maria.

Sim, Deus deseja que sejas santo, que alcances a plenitude da vida nesta existência e que sejas glorioso junto d’Ele na eternidade. A santidade não é um privilégio reservado a poucos, mas um chamado
universal, uma vocação para cada um de nós. Isso significa que cada pensamento, cada palavra, cada ação, cada sofrimento e cada aspiração deve ser orientada para Deus.

Não há motivo para temores. Se permitires que Deus habite em ti, o seu amor transformará a tua vida em uma obra-prima de santidade. O caminho para a santidade é marcado pelo Evangelho de Jesus, que exige humildade de coração, oração constante, abnegação, confiança na Providência Divina e obediência à vontade de Deus.

Não se trata de esforços voluntaristas ou da busca de autoperfeição, mas de aceitar a graça e a ajuda de Deus com humildade e confiança. E, para isso, é essencial encontrar Maria! É Maria que nos guia, que
nos acompanha no caminho de santidade.

Por isso, caros amigos, não tenhais medo de aspirar à santidade. Abri os vossos corações à graça de Deus, deixai-vos moldar pela sua bondade amorosa e confiai na intercessão materna de Maria Auxiliadora. Que esta novena seja para nós um tempo de reflexão profunda e conversão sincera, para podermos caminhar com confiança no caminho da santidade.

Virgem Maria, mulher sábia e primeira discípula de Jesus,
que no silêncio do teu coração,
à sombra do Espírito Santo,
encontraste graça diante de Deus e geraste em teu seio o Salvador,
faze-nos compreender que o caminho da santidade
é um chamado para todos,
ao qual cada um de nós é convidado a responder.
Abre o nosso coração à graça de Deus,
a fim de que nossos pensamentos, nossas motivações e ações diárias,
sejam todas orientadas para Deus. Amém.

Quando as pessoas pediam alguma graça especial, Dom Bosco costumava dizer:
“se deseja obter graças da Bem-Aventurada Virgem, faça uma novena” (MB IX, 289).
A novena, segundo ele, deveria acontecer se possível “na igreja, com fé viva” como um ato de fervorosa homenagem à Eucaristia. Segundo Dom Bosco, para que a novena seja eficaz, as disposições da alma devem ser as seguintes:
▪ Não coloque a sua esperança nas forças humanas, mas tenha fé em Deus.
▪ Repousar o pedido totalmente em Jesus Sacramentado, fonte de graça, de bondade e de bênção, e sobre o poder de Maria, que Deus quer glorificar sobre a terra.
▪ Acrescentar sempre à intenção “Seja feita a Tua vontade” e a condição “se for para o bem da alma da pessoa”.

Rezar:

Três vezes: Pai Nosso… Ave Maria… Glória… para a Sagrada Eucaristia, cada vez seguida pela oração: “Bendito e louvado seja a cada momento o Santíssimo e Divino Sacramento”.
Três vezes: Salve a Rainha Santa … seguidas pela oração: “Maria Auxiliadora, rogai por nós”.

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós
desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.

CONDIÇÕES PESSOAIS REQUERIDAS:

Aproxime-se dos Sacramentos da Reconciliação e da Sagrada Eucaristia. Faça uma oferta ou faça algum trabalho para apoiar o apostolado, preferencialmente em nome da juventude.
Renove a sua fé em Jesus na Eucaristia e na devoção a Maria Auxiliadora.


Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: