MOSB participa do 1º Encontro Global de Museus Salesianos

Encontro que aconteceu na Itália teve a presença do coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), Marcos Lima

O Colle Don Bosco foi o cenário do 1º Encontro Global dos Museus Salesianos, onde representantes dos museus da América Latina, Europa e Ásia se reuniram de 18 a 22 de janeiro. Organizado pelo Setor de Missões e liderado pelo padre George Menamparampil, o evento teve como objetivo fortalecer laços culturais e promover a troca de conhecimentos entre gestores de museus salesianos de diferentes continentes.


Durante os cinco dias, os participantes foram envolvidos em palestras, mesas redondas e exposições itinerantes que destacaram as influências culturais e educacionais dos museus salesianos. A ênfase recaiu sobre a promoção da compreensão da identidade missionária salesiana, buscando sua plena aceitação e incorporação ao trabalho diário das instituições.


O Reitor-mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, expressou sua satisfação com o encontro, enfatizando que a reunião dos museus de diferentes continentes fortaleceu a compreensão mútua e enriqueceu o compromisso com a preservação da herança salesiana.


O encontro também serviu como um movimento do Setor de Missões para constituir a criação de uma rede global de museus salesianos, visando facilitar a aprendizagem mútua, oferecer suporte e promover o crescimento nos anos vindouros. O objetivo é criar mecanismos e processos para dinamizar essa rede, fomentando a colaboração contínua.


Os responsáveis pelas instituições culturais salesianas têm uma grande missão pela frente, desenvolver e buscar novas estratégias para tornar seus museus mais educativos, adotando uma abordagem alinhada com os princípios salesianos e missionários. Todos são incentivados a buscar a sustentabilidade financeira e a se dedicar à pesquisa das mais recentes inovações em museologia, explorando também o uso das tecnologias mais recentes para aprimorar a eficácia de seus museus.


Os participantes do encontro também realizaram visitas técnicas nos museus Etnológico Missionário em Castelnuovo Don Bosco, Museu Camponês, no Colle Don Bosco; Museu de Mamãe Margarida, em Capriglio; e ao Museu Casa Dom Bosco, em Turim-Valdocco.


Texto e fotos: Marcos Lima

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: