Museu de História dos Salesianos no Brasil

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

 

Museus são como casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. São conceitos e práticas em metamorfose.” Assim define o Sistema Brasileiro de museus. Assim é o Museu de História dos Salesianos no Brasil, ou melhor pretende ser, visto que está em fase de re-implantação.

Quando os salesianos chegaram a São Paulo,em 1885, estabeleceram-se no bairro Campos Elíseos, onde fundaram o Liceu Sagrado Coração de Jesus. A maioria de seus alunos eram filhos de donos de terras em Mato Grosso, Goiás, nas bacias do Paraná e Paranapanema e doavam peças, que passaram a constituir o acervo do Museu de Zoologia, vinculado ao Liceu. Eram lobos-guará, saguis, sucuris, tamanduás bandeira, estudados e classificados pelos professores que também contribuíam com doações. Na década de 1980, os laboratórios de Física, Química e Biologia passaram a fazer parte do acervo.

O museu funcionou para alunos, seus familiares e alguns poucos visitantes até 2005, quando faleceu José Geraldo de Souza (SDB) que, ao lado de Mario Quilici (SDB), assumiram a difícil tarefa de guardiões de bens patrimoniais tão importantes para a redescoberta do passado histórico da cidade de São Paulo, ponto vital para a compreensão e transmutação do presente e projeção de um futuro mais humano.  Os salesianos tem um envolvimento profundo com a história do Brasil, com destaque para São Paulo, principalmente, no que se refere ao setor educacional, à música, ao teatro e a área profissionalizante, afinal o Liceu antes de se tornar Liceu foi uma Escola de Artes e Ofícios.

O mau estado de conservação do acervo levou Mario Quilici (SDB) a solicitar uma reunião com o inspetor e o ecônomo da Casa Inspetorial de São Paulo e juntos decidiram iniciar uma grande reforma do espaço e criar agora um museu capaz de manter viva a memória de fatos que envolvem a história de São Paulo como a Revolução Esquecida, a Revolução Constitucionalista; a memória do Liceu Coração de Jesus onde se concentram marcas profundas das transformações vividas na área educacional, na sociedade paulista, na política, além de ser um ponto de resistência à urbanização desenfreada e selvagem que transfigurou os Campos Elíseos, primeiro bairro da elite paulistana, em submundo das drogas. Essa idéia do abnegado salesiano ganhou força quando o governo do estado de São Paulo decidiu revitalizar a região histórica dos Campos Elíseos, da qual o Liceu Coração de Jesus, onde se localiza o museu, faz parte.

Tendo em vista esses fatos, a museografia seguirá um esquema narrativo que principia pela origem da congregação, destacando aspectos da vida de Dom Bosco e sua relação com o Brasil enveredando pelos meandros das áreas de atuação dos salesianos. A musealização do acervo encontra-se em estado avançado e a inspetoria aguarda a aprovação do projeto arquitetônico para iniciar a adaptação do espaço às normas de conservação preventiva e aos princípios estéticos requeridos pela conjugação do tema ao acervo.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: