Noviços realizam Primeira Profissão Religiosa em Curitiba (PR)

No sábado, 29 de janeiro, os noviços da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Gabriel Mariano Henrique dos Santos, João Henrique Trinca e Vinícius Matheus Estevam da Silva, fizeram sua Primeira Profissão Religiosa, no Noviciado Salesiano Imaculada Conceição, em Curitiba (PR).

A missa presidida pelo Padre Gilson Marcos da Silva, SDB, Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, foi realizada na Paróquia Menino Jesus de Praga, na Capital Paranaense, e teve a presença do Padre Justo Ernesto Piccinini, Inspetor da Inspetoria de São Paulo.

O lema escolhido para a celebração foi: “Olhos fixos em Jesus” (Heb. 2, 2). 

LEIA TAMBÉM

Em Lorena, Santuário Dom Bosco realiza doação de cestas básicas

Além dos três noviços da Inspetoria de São Paulo, realizaram a Primeira Profissão Religiosa os formandos: Guilherme Vieira Lopes, Nathanael Kellison e Pedro Lucas Lima da Silva, das Inspetorias Salesianas do Sul, Norte e Nordeste, respectivamente. 

DESDE O INÍCIO, SALESIANOS

Natural de Cruzeiro (SP), Gabriel Mariano descreveu que sua caminhada vocacional começou no seio familiar, após crescer no Oratório e Colégio Salesiano. Em um primeiro momento, após concluir o Aspirantado, ele retornou para a casa dos pais. Período em que esteve comprometido com a comunidade, continuou sentindo a inquietação vocacional, até retornar para a Formação Salesiana.

João Henrique Trinca também cresceu em uma Comunidade Salesiana, a de Americana, trabalhando como coroinha e participando das demais atividades pastorais e missionárias. Após um discernimento vocacional, decidiu ingressar na vida religiosa. 

Nascido em Sorocaba, Vinícius Matheus passou a frequentar o Oratório Dom Bosco, aos oito anos de idade. Ao longo dos anos, foi amadurecendo seu chamado à vida religiosa Salesiana e ao cuidado com a vida da juventude. 

FAZEI TUDO POR AMOR

Durante a homilia, o Padre Gilson lembrou do lema da Estreia 2022: “Fazei tudo por amor, nada por força” – inspirada nas celebrações dos 400 anos da morte de São Francisco de Sales, Patrono da Congregação Salesiana. 

O Inspetor salientou que a celebração da primeira profissão religiosa e o lema escolhido para o momento resgatam, assim como a frase de São Francisco de Sales, o verdadeiro significado da palavra amor e que, mesmo diante de tantas opções, os noviços optaram por fazer desse sentimento, o seu propósito de vida.  

“Em tempos em que amor e amar são palavras que podem despertar diferentes entendimentos e até mesmo estranheza, esses seis jovens se dispõem a amar. Mas não amar uma única pessoa, um objeto, mas amar a Deus e a todas as pessoas que Ele vos confiar: a humanidade, a igreja, a congregação e Família Salesiana, os jovens – especialmente, os mais pobres”, refletiu o Padre Gilson. 

COLÍRIOS DE ESPERANÇA

O Sacerdote continuou dizendo que em alguns momentos, manter os olhos fixos em Jesus pode causar na visão da fé o efeito descrito por ele como “vista cansada”, provocado pelos desânimos, desafios e momentos difíceis e contra testemunhos.

Mas, lembrou que a Carta aos Hebreus sugere que nesses momentos, sejam usadas na visão, gotas de colírio da esperança: “Vamos usar a perseverança e fidelidade como eficazes colírios do nosso comprometimento com Deus”, frisou. 

“Com os olhos fixos em Jesus, vamos viver com intensidade o nosso batismo, na Igreja, Congregação Salesiana e na sociedade. Com os olhos fixos em Jesus, Gabriel, Guilherme, João Henrique, Natanael, Pedro e Vinícius, vivam de modo que algum dia, vocês possam recitar: cumpri meus votos! Mantenham os olhos fixos em nosso carisma e missão e digam com Dom Bosco: ‘Dai-me almas’. Só assim vocês poderão amar, sonhar, pensar, viver e sentir como Jesus. Somente assim, no fim da vida, na entrada da eternidade, vocês dirão: sim, eu fui, eu sou e agora, para sempre, como Salesiano, vou ser feliz”, concluiu o Inspetor. 

Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Fotos: Ademilson Gonçalves – Comunicação Social Inspetoria Salesiana do Sul

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: