PROJETOS

Fundada em 19 de março de 1902, a Obra Social São Luís foi criada com base no Sistema Preventivo do santo fundador da Congregação dos Salesianos, Dom Bosco. O trabalho se concentra no atendimento as crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade, em situação de vulnerabilidade social. Hoje, realiza aproximadamente 390 atendimentos diários, no contra turno escolar e totalmente gratuitos, nos três serviços e 5 projetos que a instituição mantém: o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), o CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) e o PAIF (Programa de Atendimento Integral à Família).

SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um espaço destinado a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, que por meio de atividades lúdicas, artísticas, esportivas e de formação humana, busca oferecer proteção social à criança e ao adolescente de 6 a 17 anos e 11 meses, desenvolvendo suas potencialidades, bem como favorecendo aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania. O Projeto é composto por três programas: PROVIM (Programa Vida Melhor) – crianças de 06 a 10 anos, ADOLESCER – pré-adolescentes de 11 a 14 anos e ESPAÇO JOVEM – adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses.

BÚSSOLA

O Programa de Atendimento Integral à Família oferece espaço destinado a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários voltado as famílias. Por meio de oficinas diversas como costura criativa, empreendedorismo, comunicação, rodas de conversa, esporte e dança, busca-se restabelecer o autoconhecimento e o restabelecimento dos vínculos. O Projeto é composto por um programa: BÚSSOLA – Jovens, Adultos e Idosos de 18 a 80 anos.

CEDESP

O Projeto CEDESP (Centro Salesiano de Desenvolvimento Social e Profissional) é uma plataforma de cursos da Forma Cursos online, no qual os educandos escolhem cursos profissionalizantes para cursar, sendo necessário um computador ligado à rede de internet. Dentro desta plataforma são oferecidos diversos cursos em distintas áreas de conhecimento, para os educados buscarem o que mais se identificam. A certificação tem validade em todo território nacional dando a eles elementos iniciais, para sua posterior inclusão no mercado de trabalho. A ideia deste projeto é possibilitar que mais pessoas dentro do município façam os cursos, aumentando o número de usuários e dando acessibilidade à mais pessoas

EDUCOMUNICAÇÃO

Projeto em parceria com a RSB (Rede Salesiana Brasil) Social, no ano de 2021, visa por meio de meios tecnológicos e uso da internet, trabalhar a comunicação com os educandos de forma educativa. Este projeto veio a partir da Sales WebTV, uma webtv criada pela Obra Social São Luís no período da pandemia, para que nossas atividades chegassem aos educandos em seus lares pelo uso da internet em seus dispositivos.
Foi criado um espaço para gravações com estúdio semiprofissional de audiovisual. Nesta estrutura são gravados programas de web e podcast, no qual o instrutor orienta e facilita para que os educandos promovam a criação de texto, cenário, gravação e edição. Trabalhando desta forma comunicação, promovendo programas informativos e educativos e o conhecimento de internet e usos de tecnologias ligadas a ela.