Em 8 de dezembro de 2024, o ‘Oratório Festivo Nossa Senhora da Conceição’, mais conhecido como “Oratório Santa Teresinha”, na cidade de São Paulo, completa 100 anos de fundação. O Oratório foi fundado pelo P. Henrique Mourão SDB, diretor do Liceu Coração de Jesus, na então chamada “Chácara do Liceu”, propriedade salesiana que compreendia uma vasta área, inclusive a que hoje abriga quer os dois Colégios – Salesiano Santa Teresinha e Instituto Madre Mazzarello – quer a Paróquia Santa Teresinha, cuja igreja foi erguida somente em 1927.
Os oratórios existiam antes de Dom Bosco, não foi ele quem os inventou; mas eram como que uma aula de catecismo. Foi ele quem ampliou as funções do oratório, criando o oratório ‘festivo’, trazendo, às crianças e aos jovens órfãos e carentes, a pedagogia de uma catequese mais ampla, dando a eles profissão e dignidade, com seu Sistema Preventivo, cujo modelo persiste até hoje.
Os Salesianos Cooperadores também foram uma criação de Dom Bosco – ele não queria uma congregação religiosa só de sacerdotes, mas de toda e qualquer pessoa que pudesse arregaçar as mangas para trabalhar pela salvação da juventude. Foi assim que fundou a Associação para congregar os que têm essa vocação, que se explicita no trabalho voluntário no Oratório.
Ao longo de seus 100 anos, possibilitou inclusive a descoberta de vocações religiosas – como P. Thales Epov Simões e P. Jeferson Luiz Pereira da Silva, ambos salesianos, que ora exercem seu ministério em São José dos Campos e em Campinas, respectivamente. O exemplo maior talvez seja o de Dom Fernando Legal, SDB, saudoso Bispo de São Miguel Paulista, falecido no ano passado. Eles também promovem o desenvolvimento de vocações leigas, como a do Diácono Permanente Nilo Carvalho Neto, que esteve a serviço em nossa Paróquia até 2023.
Hoje, o trabalho desenvolvido no Oratório atinge quase uma centena de jovens e crianças, e ainda as mães deles. Elas contam com uma atenção especial dada pelos Salesianos Cooperadores, em parceria com a juventude do GAM (Grupo de Animação Missionária) que, sob a orientação espiritual do P. Rafael Galvão, SDB, visam inserí-los como o próprio Dom Bosco dizia: na Sociedade como “bons cristãos e honestos cidadãos”.
Conheça mais dessas criações de Dom Bosco, acessando https://ssccbsp.org/centro-local/santa-teresinha
Pode também conhecer o Oratório “in loco”: basta procurar um dos Salesianos Cooperadores ou um dos jovens do GAM, que ali desenvolvem a sua vocação salesiana, que, a propósito, pode também ser a sua, contribuindo assim para levar a existência do “Oratório Santa Teresinha” por outras mui centenas de anos!
Texto: SC Carlos R. Minozzi | Foto: Arquivo Oratório Santa Teresinha