Os 200 anos do nascimento de Dom Bosco

* Padre Mario Bonatti (SDB)

O mundo salesiano celebra em 2015 o bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Desde o ano de 2012 foram programadas diversas atividades celebrativas e estudos para lembrar o bicentenário do nascimento do grande educador que foi Dom Bosco, cujo método inspira e orienta a ação não só dos salesianos e das irmãs salesianas, mas de toda a família salesiana no mundo inteiro, empenhada num único projeto, a evangelização e a educação dos jovens como cristãos e bons cidadãos.

São milhões de jovens e adultos que conhecem e amam esse santo chamado pai e mestre da juventude, nascido no norte da Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Uma vasta rede mundial de 15 mil salesianos, padres e irmãos, 14 mil irmãs salesianas, milhares de cooperadores externos e 30 grupos de religiosos e leigos, entre os quais está a Canção Nova, formam a família salesiana, animando centenas de milhares de profissionais, todos envolvidos de algum modo na educação da juventude.

A importância dessas celebrações está ligada à prática e à difusão do sistema educativo de Dom Bosco que, há mais de 150 anos (desde 1841), tem se mostrado eficaz no mundo inteiro, em todas as culturas e em todas as idades e classes sociais. O sistema educativo de Dom Bosco baseia-se em três princípios: razão ou racionalidade no que se faz, religião e afeto no tratamento com as pessoas.

Em Lorena (SP), desde 1890, quando chegaram os salesianos vindos do Uruguai, multiplicaram-se as atividades educativas no Colégio São Joaquim, no Centro UNISAL, na Fatea, no Instituto Santa Teresa, na Casa Maria Auxiliadora, na área social e nos oratórios festivos das periferias da cidade.

O Colégio São Joaquim celebra, em 2015, 125 anos de serviço à educação. Os ex-alunos salesianos do Colégio e do Centro UNISAL mantêm, desde 1901, a União dos Ex-alunos de Dom Bosco, participando de um projeto mundial que desenvolve serviços a favor da juventude. Existe em Lorena o Santuário São Benedito e o de Dom Bosco.

O desafio de fazer hoje o que Dom Bosco fez no seu tempo é o que move esta multidão de pessoas para evangelizar e educar os jovens como ele fez, somando esforços com todos os homens e mulheres que se dedicam à educação em vista de um futuro melhor.

O Reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, deixou esta mensagem: “Este bicentenário quer ser, para todos nós, e em todo o mundo salesiano, não tanto um tempo de festejos sem qualquer transcendência, mas uma ocasião preciosa que nos é oferecida para contemplar o passado com gratidão, o presente com confiança, e sonhar o futuro da missão evangelizadora e educativa da nossa Família Salesiana” com esperança.

“Meus caros jovens, eu vos amo de todo coração, basta-me saber que sois jovens para que vos ame profundamente” (Dom Bosco)

* Padre Mario Bonatti é sacerdote salesiano de Dom Bosco (SDB), formado em teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, licenciado em letras neolatinas e doutor em linguística antropológica. É professor universitário, além de atuar na área do ecumenismo e da comunicação. Seus livros mais conhecidos são: “A vida tem a cor que você pinta!”, da editora Loyola, e “Cristãos de atitude”, da Editora Canção Nova.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: