Conheça a Obra
O Lar Juvenil Araraquarense Domingos Sávio é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que está localizado na cidade de Araraquara no interior do estado de São Paulo, situado na Rua Armando Salles de Oliveira, 715, no bairro São Geraldo, CEP: 14801-335. Esta entidade foi fundada em 24 de setembro de 1951 pelo P. Francisco Sales Colturato com a finalidade de acolher meninos de 08 a 18 anos em regime de abrigo por 53 anos. A partir do ano de 2003 os Salesianos assumem a direção desta instituição com atendimento em contraturno escolar para ambos os sexos de segunda a sexta-feira, na faixa etária de 06 a 14 anos. Ao longo destes anos o Lar Juvenil, tem procurado dar respostas às políticas públicas referentes às crianças, adolescentes e jovens e constitui-se como espaço de vivências e convivências.
No ano de 2017, tem sua fase administrativa gerenciada pelo Liceu Coração de Jesus.
O Liceu Coração de Jesus (Lar Juvenil Araraquarense Domingos Sávio), atualmente desenvolve o serviço da Proteção Social Básica, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) pela Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS), que atende 150 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, de ambos os sexos, advindas de territórios cujas vulnerabilidades sociais existentes os colocam em situação de risco e de violação de direitos. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h40min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, complementando os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O público atendido está referenciado a quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) desta cidade – CRAS Junia Maria de Santi Alves no Bairro Maria Luiza, CRAS José Luiz Torquat, no bairro Vale do Sol, CRAS Benedito Riffino de Moura, no bairro Yolanda Opci e o CRAS Dagmar Fedozi Cataneu, no Bairro Selmi Dei. Sendo abrangidos alguns bairros das regiões Norte, Oeste, Sul, Leste – Águas do Paiol, Altos do Jaraguá, Jardim Botânico, Centro, Chácara Flora, Cidade Jardim, Estrela e Kanashiro, Jardim Nova Araraquara, Jardim das Flores, Jardim Maria Luiza, Jardim Maria Luiza IV, Jardim dos Manacás, Jardim São Bento, Jardim Universal, Parque Atlanta, Parque das Laranjeiras, Recreio Campestre Idanorma, Residencial Acapulco, Residencial Vale do Sol, Residencial Paraíso, Santana, Santa Angelina, São Geraldo, Selmi Dei III, Vila José Bonifácio, Vila Yamada, Vale Verde.
As formas de acesso dar-se-á por procura espontânea; busca ativa; encaminhamento da Rede Socioassistencial e encaminhamento das demais políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.Temos como referência para o desenvolvimento das ações os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco, dos Direitos Humanos, Educação Social e da Preventividade. Que compreende desenvolver afetividade, racionalidade e a espiritualidade de crianças e adolescentes, considerando suas singularidades, liberdade e ciclos de vida. Esta Organização da sociedade civil (OSC) oferece para seus atendidos oficinas de cidadania, cultura, esportes, lazer e recreação, sendo elas: rodas de conversa, artesanato, informática, temas geradores, violão, danças, teatro, contação de histórias, canto, percussão; jogos de mesa – xadrez, dominó, dama e futebol de botão. Jogos – pebolim, ping pong e tamcobol; futebol, handebol e vôlei. Gincanas e convivência no pátio; apoio nas pesquisas/ estudos extraescolar com uso da informática; integração com momentos de escutas coletivas e individuais e o diálogos sobre suas vivências proporcionando ações que promovam a participação e cidadania, protagonismo e autonomia às crianças e adolescentes, a partir de seus interesses, demandas e potencialidades, favorecendo assim, o seu desenvolvimento integral. São realizados acompanhamentos a famílias com escutas individualizadas, orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial do município e os encontros e confraternizações. Durante os dias de atendimento são servidas quatro refeições diárias, higiene bucal e banho para os atendidos que saem desta instituição direto para a escola. Para a execução destas atividades, contamos com uma equipe técnica composta por um coordenador e uma assistente social; três educadores sociais, um orientador socio educativo e uma equipe de apoio composta por: um auxiliar administrativo, duas cozinheiras, um auxiliar de manutenção e um auxiliar de limpeza. Administrativa e pedagogicamente responde para a presença do Salesianos São Carlos, que tem como Diretor o Salesiano Pe.William de Lima.
Esta OSC conta com parcerias da Secretaria da Educação com os transportes ecolares, Cultura e Esporte com os profissionais que desenvolvem algumas oficinas. E recebe recursos públicos através de convênios Estadual e Municipal por meio do Fundo Municipal da Assistência Social do município de Araraquara e do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Araraquara por meio do IR- Destinação de Imposto de Renda. Conta-se também com doações de pessoas físicas e jurídicas; com o trabalho voluntário de algumas pessoas da comunidade local e com o grupo de jovens ex – alunos do Lar Juvenil. Todo serviço ofertado por esta OSC é de natureza gratuita para todos os atendidos.
OBJETIVO GERAL DA INSTITUIÇÃO
Contribuir para o desenvolvimento da formação integral de crianças e adolescentes de ambos os sexos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e pessoal, estimulando-os ao acesso dos direitos fundamentais para o exercício da cidadania.
MISSÃO
Educar crianças, adolescentes e jovens de Araraquara através do Sistema Preventivo de Educação de Dom Bosco, visando o exercício da cidadania, a formação humana, a vivência de valores éticos e solidários, favorecendo a autonomia e envolvendo suas famílias.
VISÃO
Ser referência no trabalho sócio assistencial com crianças, adolescentes e suas famílias de Araraquara.
VALORES
RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS: Enquanto garantias fundamentais de todas as pessoas.
ÉTICA: Enquanto compromisso com a transparência de atitudes e com a responsabilidade na construção da autonomia e do protagonismo do sujeito de direitos, para superação das diferentes formas de pobreza.
SOLIDARIEDADE: Enquanto ação pautada na fraternidade, na reciprocidade, na gratuidade e no compromisso com as urgências da realidade dos territórios.
TRABALHO EM REDE: Enquanto jeito de pensar, de ser e de fazer valorizando o papel de todas as pessoas da organização como sujeitos fundamentais para o trabalho por ela desenvolvido, com uma ação multidisciplinar que melhore a qualidade e a efetividade da ação, expanda a perspectiva de alcance e dê maior visibilidade à missão salesiana.
FAMÍLIA: Como base da sociedade.
PROTAGONISMO: Das crianças, adolescentes e jovens, enquanto sujeitos de direito, energia transformadora social positiva e sustentável de sua vida e da sua comunidade.
COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS
- Promoção dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
- Gestão social e atuação em rede.
- Fortalecimento da família.
- Ação socioeducativa de resultados.
- Construção de competências das novas gerações para a vida.
- Cooperação para o desenvolvimento e enfoque social.