​CEDESP Pinheiros visita o Museu da Língua Portuguesa e a sede do Instituto 

04/04/2025
Autor desconhecido

​No dia 27 de abril, Educandos e educadores do CEDESP Unidade Pinheiros, visitaram o Museu da Língua Portuguesa com o objetivo de gerar experiência, aprendizado dinâmico eInterativo sobre a história, evolução e diversidade do idioma falado no Brasil e​ em outros países que falam a nossa língua. Bem como explorar a origem do​ português, suas influências ao longo dos séculos e sua relação com diferentes povos e culturas.​ A fim de ampliar a compreensão sobre a diversidade linguística e​ cultural do Brasil.​ Além disso, os educandos e educadores estiveram na sede do Instituto no Bom Retiro, conhecendo os espaços e a rotina do dia. 

“Foi a primeira vez que estive no museu da Língua portuguesa, fiquei​ encantada com todo espaço. Vi várias línguas e formas de comunicação é um​ espaço onde você passa o tempo sem perceber e gostaria muito de voltar novamente com mais tempo. Observar e entender alguns instrumentos​ expostos. Gostei do atendimento, da organização do espaço, fácil acesso.”​, Rosana Silva Daré​, Assistente Administrativo​.

“Após a visita ao Instituto Dom Bosco, fomos ao museu da Língua Portuguesa,​ onde apreciamos a história da língua que falamos. Além disso observamos as​ exposições como “praça da língua”, que projeta trechos da literatura e músicas brasileiras é o que mais me chamou a atenção sendo a parte preferida da​ visita. Além do mais a “palavras Cruzadas” trouxe interação dos visitantes com​ outros idiomas nativos da língua portuguesa. Para mim valeu a pena visitar o​ espaço e desta forma adicionarmos mais conhecimento e para nossa bagagem​ cultural”.​Rafaela Avelar​, Assistente de Recursos Humanos​. ​”Mesmo sendo longe, a visita ao Instituto do Bom Retiro valeu muito a pena. Pude ver de perto​ como funciona a recepção, conhecer cursos que não sabia que existiam e descobrir o que os​ alunos fazem no tempo de lazer após as aulas.​ Além disso, tive a honra de visitar a Paróquia de Dom Bosco. Fiquei impressionado com sua​ estrutura, as belas artes nas janelas e paredes e, principalmente, com o quão bem conservada​ ela se mantém ao longo do tempo.​ Após termos visitado o Museu da Língua Portuguesa, tive a oportunidade de conhecer a Praça​ da Luz enquanto caminhávamos. Durante o percurso, observei várias estátuas artísticas e​ admirei a beleza natural do ambiente da praça. Ao entrar no museu, vi diversas obras que retratavam a verdadeira essência das línguas, tanto​ dos povos antigos quanto dos contemporâneos. O museu também utiliza tecnologia para​ apresentar suas exposições de forma inovadora e intrigante. Além disso, tive a oportunidade de​ assistir a uma apresentação sobre as línguas dentro do museu, o que tornou a experiência ainda​ mais enriquecedora.​” Igor Ferreira de Souza, Operador de Microcomputador com Ênfase em Logística​.

“A visita à sede do IDB proporcionou aos educandos uma amplitude de conhecimentos de profissões na prática, pois conversaram com educadores de outros cursos profissionalizantes ofertados a exemplo das salas de instalações elétricas residenciais, automação, oficinas mecânicas e de impressão digital. Alguns deles já demonstraram no ato a intenção da realização desses cursos.​ Do mesmo modo, foi gratificante proporcionar ao nossos atendidos a visita ao Museu da Língua Portuguesa; a interação deles com as exposições, a imersão prática sobre a origem do nosso idioma na sala de vídeo, e o contato com outros públicos frequentadores trouxe aos mesmos um momento ímpar de vivência e de pertencimento à sociedade como pessoas cidadãs, objetivo principal de nossas atividades diárias como instituição Salesiana.​” Pedro Junior, Educador em Pinheiros. 

Clique aqui para ver todas as fotos

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
19/04/2022
Atendidos do CEDESP recebem orientações sobre Primeiros Socorros e Prevenção de Incêndio
08/05/2023
400 pessoas participam do Encontro Regional de Educadores Sociais visando planejamento e autocuidado
08/11/2024
Turma da ETEC Artes realiza “Brincadeiras de Matrizes Africanas” com o CCA PROVIM Bom Retiro