Outros Serviços

O Instituto Dom Bosco em parceria com a Empresa Lorenzetti, proporciona para centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Dom Bosco, uma esperança de melhores dias com a ampliação dos horizontes culturais, profissionais e de saúde.

A parceria social estabelecida desde 2002 entre a empresa e a instituição tem ajudado no atendimento direto e indiretamente proporcionando melhorias na qualidade de vida para os atendidos, proporcionando saúde bucal, oficina de musica, leitura, escrita e qualificação profissional nas áreas de manutenção e montagem de computadores, designer gráfico, eletroeletrônica e mecânica industrial e inserção destes jovens no mundo do trabalho através do NEP – núcleo de encaminhamento profissional.

 O grande objetivo do projeto é de despertar interesses em mudanças da mentalidade, despertando a consciência cidadã, buscando sempre a melhoria na qualidade de vida.

Atendimento Psicológico

Além dos atendimentos individuais para as crianças, jovens e adultos atendidos na obra e, quando necessário, também seus familiares, a psicóloga promove periodicamente encontros com as famílias dos educandos do Bom Retiro e Vila Paulistana, abordagens lúdicas com as crianças, além de palestras sobre o comportamento, planejamento de vida, entrevistas de emprego e mercado de trabalho para emprego e mercado de trabalho para as turmas de todos os cursos profissionalizantes. Essas intervenções auxiliam no processo de formação educativa proposto no Instituto Dom Bosco, que conta com o apoio da Lorenzetti S/A.

Atendimento Odontológico

Saúde bucal é um assunto tratado com seriedade no Instituto Dom Bosco. Com o patrocínio da Lorenzetti S/A, a obra mantém desde 1996 um consultório odontológico adequadamente instalado para assegurar a assistência gratuita e exclusiva para todas as pessoas atendidas no Instituto. A ideia desse serviço surgiu a partir da constatação do grande número de pessoas que necessitam de algum tipo de intervenção bucal e não encontram projetos públicos para esse atendimento. A cada semestre, mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, passam por um processo de conscientização e prevenção contra doenças bucais , por meio de palestras educativas e escovação supervisionada. Quando necessário, elas são submetidas gratuitamente a tratamentos de restauração e canal.

Televisão, celular, computador, internet e jogos eletrônicos, são hoje os passatempos preferidos da garotada. Não é à toa que atualmente temos jovens que escrevem mal, encontram dificuldades em redação e interpretação de texto e possuem pouco senso crítico diante das informações que recebem. A raiz do problema pode ter várias ramificações, como estrutura familiar, motivação e oportunidades mas, uma delas é a falta do hábito da leitura. Nas páginas de um livro, o ser humano descobre muito mais do que um mundo de imaginação. Se cultivada desde a mais tenra idade, a leitura pode ser uma excelente maneira de trabalhar vocabulário, imaginação, criatividade, escrita, comunicação e sensibilidade, ou seja mais do que um prazer, ela também é uma das principais fontes de aprendizado e conhecimento.

Baseado nesses relatos é que nos preocupamos em fazer um trabalho diferenciado, inserindo a leitura com propostas jovens, alinhando atualidades a velha e boa leitura. Algumas de nossas ações são:

Momento de Acolhida – Todos os dias após as refeições, acolhemos os alunos no teatro para uma reflexão do dia e, uma vez por semana falamos da importância da leitura, com dicas de livros, sinopses e uma seleção dos mais vendidos.

Indicações do Mês – Todo mês confeccionamos cartazes com fotos dos livros e dicas de literatura brasileira, estrangeiras e infanto juvenil.

Visitas Literárias – Acontecem fora do Instituto Dom Bosco, uma vez por mês levamos em outras bibliotecas, livrarias, aqueles que se destacaram, que buscaram mais a biblioteca no mês.

Cine&Livro – Filmes estão sendo grandes aliados. Muitas vezes as pessoas optam por assistir um filme, do que ler um livro. Mas, se trouxermos um filme baseado em uma obra literária, poderemos aguçar aqueles que ainda não leram tal livro, ou poderá muitas vezes reforçar o senso crítico de quem já leu e a afirmação de como o livro pode ser mais completo, ou motivar muito mais a criatividade.  O Projeto é novo, mas já vem sendo um sucesso!

Ganhadores do mês

Todos nós sabemos que para quem é apaixonado por livros, devorar um atrás do outro é mesmo algo comum. Portanto, para os amantes da literatura, os que mais leem no mês, presenteamos cada um com um livro. No mês de Dezembro de 2016, batemos o recorde de premiações, foram mais de 86 alunos contemplados com novos livros, CEDESP e CCA PROVIM. Para as crianças com idade de 06 a 09 anos, o sucesso está entre os livros de pintura, quebra cabeças e diários, as demais de 10 a 13 anos são presenteados com livros de contos, literatura Infanto Juvenil e Literatura brasileira. Para os mais velhos com idade de 15 a 59 anos, adquirimos com maior frequência livros de ficção, romance, aventura e suspense.

“Abrir um embrulho, ou pegar um livro na biblioteca e ver que trata-se de um livro que queria muito, sentir o cheiro de livro novo, ou daquele livro que demonstra experiência, não tem preço. É uma grande alegria ver no rostinho de cada um, o desejo de serem chamados, a alegria de terem sido contemplados. É muito gratificante participar desse ciclo diariamente, com algo tão valioso e, entender que livros e felicidade são sinônimos.” 

Ângela dos Santos Lopes, responsável pela biblioteca do Instituto Dom Bosco.