Conheça a Obra

O Instituto Dom Bosco São Paulo –SP, é uma obra Centenária 100% social que faz parte da Rede Salesiana Brasil: Uma Instituição reconhecida  mundialmente pelas suas práticas sócio educativas e pastorais nos mais diversos âmbitos. A Instituição localizada na região do Bom Retiro, que existe desde 1919, está vinculada a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e conta com o convênio da Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria Municipal Assistência Desenvolvimento Social, da iniciativa privada e admiradores do trabalho desenvolvido em prol da juventude. Atende centenas de famílias de baixo poder aquisitivo com serviços gratuitos, distanciando-os de perigos sociais e suprindo necessidades básicas como alimentação equilibrada e saudável, assistência odontológica, acompanhamento psicológico e orientações para a vida em família e sociedade. Ao todo atende mais de 6 mil pessoas por ano, o que representa cerca de 1.500 famílias beneficiadas com alguma forma de assistência.

Além da Obra centenária localizada no Bom Retiro, o Instituto Dom Bosco é responsável também pela presença na Unidade Vila Paulistana, localizada na região da Zona Norte de SP e pelo Castelinho Dom Bosco, unidade Zona Sul. A VP teve início em 2001 onde o serviço prestado nomeava-se como Qualificação Profissional que a partir de 2014 tornou-se o CEDESP. Já o Castelinho, fundado em 1954 pelo São Paulo Woman ‘s Club (Clube Paulistano de Senhoras), passou a ser uma extensão do Instituto em 2021, prestando serviços para o CCA PROVIM; CJ; SMSE/MA e NCI.

Os Núcleos FIC – Formação Inicial Continuada Adolescentes, Jovens e Adultos – CEDESP Núcleos Profissionalizantes no Bom Retiro e Vila Paulista e o Programa Vida Melhor Centro para Crianças e Adolescentes – CCA Bom Retiro, criam novas perspectivas com o apoio de uma equipe de educadores capacitados para desenvolver competências por meio do ensino técnico associado à formação humana e orientação para o mercado de trabalho para adolescentes e jovens (15 à 59 anos), além de oficinas de música, capoeira, dança, atividades corporais e lúdicas para crianças e pré-adolescentes (06 às 14 anos).

AÇÃO SOCIAL SALESIANA

Articulação, promoção e fortalecimento da ação social em rede no Brasil. Inspirado nos valores Cristãos a RSB Social tem como missão: Promover o desenvolvimento integral das novas gerações, e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes Cristãs e o Carisma Salesiano como referência. A Ação Social Salesiana atua em 124 obras, e beneficia diretamente mais de 87 mil pessoas.

Missão, Visão e Valores

“Para fazer diferença, a gente põe a mão na massa.”

União Pela Vida UPV

A Rede Salesiana Brasil de Ação Social nasceu do sonho e da audácia de Dom Bosco e Madre Mazzarello. No Brasil, já são mais de 136 anos de atuação e mais de 109 obras sociais que atuam diariamente na transformação de vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos por todo o país. Venha descobrir que, para nós, o essencial na vida é transformar!

SUSTENTABILIDADE

Clique aqui e saiba sobre o Projeto Don Bosco Green Alliance – Aliança Verde que o IDB participa