CCA IDB: Circuito animado e Sustentabilidade para homenagear as mamães
17/05/2022NCI convida para reflexão sobre a campanha do dia 18 de maio: “FAÇA BONITO” – Pelos direitos da Criança e do Adolescente
18/05/2022Na semana do Dia das mães, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP do Instituto Dom Bosco São Paulo, de ambas as Unidades: Bom Retiro e Vila Paulistana, homenagearam as mamães de forma especial, repleta de integração e convívio
Integração e convívio entre as mamães do CEDESP Vila Paulistana
No CEDESP Vila Paulistana, com o objetivo de promover o convívio entre família, educadores e educandos foi desenvolvida uma atividade de integração, reflexão e troca, pautada nas percepções das pessoas que cuidam, ou seja, as mães dos educandos e as mães que são educandas da casa Salesiana.
O olhar de “quem cuida’ muitas vezes está condicionado exclusivamente ao outro, com isso, acontece de deixarmos de nos olhar. Nessa perspectiva, a equipe de educadores da VP desenvolveu uma atividade de autorreflexão através de textos e dinâmicas do autoconhecimento. Foi uma atividade para pensar em como somos “pessoas” antes de sermos “títulos”. Contamos com as mães dos educandos, as mães educandas, as educadoras e equipe de apoio da VP que também são mães.
O diálogo e interação entre as “mães” foi o elemento principal da atividade que contou com muita emoção, carinho, acolhimento e entrega.
“Foi uma atividade muito legal e muito importante. Com as dinâmicas pudemos refletir sobre nossos valores e assuntos importantes para nossa vida, de maneira tranquila, diferente da correia do dia a dia. Gostei também da leitura do texto feito pelo Educador Gerson.”, declarou Silvana Messias, Agente Operacional na VP.
“Ter as mães dos educandos conosco foi maravilhoso, ouvir sobre como os educandos comentam sobre nosso trabalho em casa é gratificante. Gostei muito do diálogo formado com as mães, foi maravilhoso e emocionante.”, disse Maria de Lourdes, Agente Operacional na Unidade.
“Conversamos, nos emocionamos, e pude conhecer as mães dos educandos que estudam comigo! As dinâmicas formas divertidas onde todos participaram. E a lembrancinha? Que delícia… chocolate e livro, combinação perfeita para nós, mamães!”, expôs Denise Barros, Atendida do Curso de Informática e: mãe!
“É sempre uma honra preparar atividades para a Vila Paulistana pois nosso público se entrega com toda emoção. Sou mãe também e sei que muitas vezes não paramos, não damos uma pausa. Com o tema “Antes de mãe, mulher! E por isso Sagrada”, nosso objetivo foi alcançado pois conseguimos fazer desse momento, um momento só para elas.”, finalizou Gaiza Camerina, Educadora na Unidade.
Poemas, canções e café junto das mamães no CEDESP Bom Retiro
No CEDESP Bom Retiro, os representantes de sala conversaram com suas respectivas turmas para alinhar a homenagem de Dia das mães. A turma da manhã, convidou as mamães para tomar café da manhã na Unidade, junto dos filhos (Atendidos). Na sequência foram homenageadas no teatro com a música: Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos, na voz da Educadora Katiane Paes e, no violão André Reis. A turma de Design Gráfico/Marketing desenvolveu cartões com mensagens especiais para a data. A Educanda Laura Isa, do curso de Eletricista Instalador, apresentou um poema, mas Jodomenir Paz, de Comandos Elétricos foi quem teve a honra de declamar.
Na parte da tarde, a mamães não puderam comparecer. Mas, as homenagens foram realizadas e registradas. A Educanda Giovanna Rocha do curso de Logística, declamou o poema de Laura Isa. A turma de DG e MKT, da tarde, também produziram seus cartões. A cantoria da tarde ficou na voz das educandas Haniely Silva e Vitória Mariano do curso de Assistente administrativo com a música “Aos olhos do pai”, com a companhia de André e o violão. As homenagens foram gravadas e disponibilizadas para todos mostrarem para as mães.
A turma de Desenhista Mecânico (Fabricação Digital 3D), preparou para as mamães colaboradoras uma belíssima escultura feita na impressora 3D representando: Mãe&Filho.
Poema de Laura Isa, Atendida do Curso de Eletricista Instalador:
Mães
Aos Berros e Leros,
Aos risos e suspiros,
Muitas das vezes é de recordar e querer abraçar,
Algumas outras de querer chorar e ser abraçado,
Mas sempre lá,
Sempre aqui,
Sempre conosco.
Em cada lugar
se encontra uma,
Sempre diferentes;
Com diversas cores,
religiões e conexões,
diversas vidas e intrigas,
diversos pesares, diversos sorrisos,
diversos amores, diversos horrores.
Trazem sempre uma bagagem,
Saberes, conhecidos, Ajudas, Carinhos.
Existem situações até que vêm de outro fruto
pra te acolher, conciliar, iluminar e ajudar.
Umas com mais calmaria,
Outras com mais aconchego,
Algumas um pouco difíceis
Ora ou outra,
Mas sempre aqui e sempre lá.
Obrigada mãe por todos os impactos que a senhora segurou por mim.
Obrigada às mães de outros filhos que um dia me acolheram.
E obrigada a cada mãe de coração e vida que cruzam nossos caminhos e muitas vezes é quem nos faz seguir em frente.