A DOM BOSCO REALIZA CURSO DE HIDROGÊNIO VERDE E ENERGIA RENOVÁVEL

09/12/2024
Autor desconhecido

O primeiro curso voltado para energia renovável de hidrogênio verde na Zona Leste da Cidade de São Paulo, foi ofertado na Obra Social Dom Bosco em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e por meio do Projeto Zona Leste Somos Nós.

No dia 11 de setembro de 2024 foi realizada a aula magna do Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde. Reinaldo Iapequino, presidente da CDHU, e o professor José Luiz Portella, desenvolvedor do Projeto Zona Leste Somos Nós, ministraram os conteúdos; além de contar com a presença da direção do Consórcio Gerenciador Habita LP e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP), parceiros do projeto.

Professor José Luiz Portella, desenvolvedor do Projeto Zona Leste Somos Nós, durante sua apresentação sobre o tema

Em dezembro, os educandos fizeram uma apresentação com os conteúdos adquiridos na primeira etapa do curso e realizaram um experimento prático de produção do hidrogênio verde, com a presença da direção da Obra Social Dom Bosco, dos professores do Metrô SP e da equipe do Projeto Zona Leste Somos Nós.

Apresentação de um dos grupos, enriquecida pela participação de estudantes de outros cursos, que vieram prestigiar e acompanhar as explicações

A formação será realizada até o mês de junho de 2025 e tem como objetivo transmitir aos jovens e adultos matriculados conhecimentos sobre aquecimento global, emissão neutra de carbono, estratégias de produção de hidrogênio verde, energia renovável, geração de energia através de usinas fotovoltaicas, entre outros conteúdos que complementam a formação dos participantes. Mais do que formar profissionais qualificados, espera-se desenvolver a conscientização sobre os cuidados necessários com o meio ambiente.

Demonstração prática do processo de separação do hidrogênio

O principal propósito do projeto é possibilitar a formação profissional, a inserção no mercado de trabalho e consequentemente a geração de renda na zona leste, região essa ainda nos dias de hoje desvalorizada e com pouco investimentos para o crescimento profissional e inserção no mercado de trabalho. Para isso, o curso tem como público alvo da primeira turma 26 jovens e adultos.

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
17/11/2025
Ex-educando da Obra Social Dom Bosco tem projeto reconhecido como uma das 100 inovações educacionais mais impactantes do ano
Prof. Wagner Garcia Siqueira, que leciona na E.E. Fadlo Haidar, em Itaquera, criou a iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, que integrará a edição 2026 do catálogo da Plataforma HundrED, da Finlândia.
30/11/2022
FESTA DAS NAÇÕES DA OBRA SOCIAL DOM BOSCO CELEBRA A PAZ ENTRE PAÍSES
Com uma programação ampla, apresentada em dois espaços da unidade Circo Social da instituição, festividade deste ano destacou a diversidade cultural, gastronômica e musical de inúmeros países. Evento aconteceu um dia antes da abertura da Copa.
24/08/2022
OBRA SOCIAL DOM BOSCO COMEMORA OS 100 ANOS DE VIDA DO IRMÃO GENÉSIO
Realizado no Circo Social, "Baile do Genésio" reuniu os colaboradores e salesianos em Itaquera para celebrar um século de vida do Irmão Genésio, que está na Zona Leste há 41 anos, desde a criação e a fundação da Obra Social.
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.