COLETIVA MARCA O LANÇAMENTO DA FEITEC E DO CONGRESSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL 2023

02/05/2023
Autor desconhecido

Obra Social Dom Bosco e organizações parceiras realizaram evento para o lançamento oficial da principal Feira de Inovação e Tecnologia na Zona Leste. Congresso completa programação com temas sobre inovação, humanismo e desenvolvimento sustentável.

Comunicação/ OSDB Itaquera

A Obra Social Dom Bosco e organizações parceiras realizaram na manhã do dia 25 de abril, uma terça-feira – com transmissão ao vivo pelo portal feiteczl.com, a Coletiva de Parceria e de Imprensa para o lançamento oficial da 5ª Feira de Inovação e Tecnologia na Zona Leste, a FEITEC, e da 4ª edição do Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, que acontecem entre os dias 18 e 23 de setembro.

(da direita para a esquerda) João Roberto Campaner, diretor de unidade – Senai SP; Alessandra Fittipaldi, representante do Sebrae Itaquera; Nayara Bazzoli, gerente do Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo; e Nathalie do Nascimento, representante do Senac Itaquera, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023.

Criada em 2007 para proporcionar à zona leste da capital paulista a vivência dos grandes eventos em pavilhões de exposição, a FEITEC proporciona ainda o contato direto do público com as tecnologias, a difusão de produtos e serviços entre empreendedores, troca de conhecimento, rodadas de negócios, além de apresentar a região como pólo de ação, criação e potência.

Em 2023, tanto a FEITEC como o Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, que foi realizado pela primeira vez durante a segunda edição da feira, em 2011, colocarão, no centro das discussões, importantes desafios da contemporaneidade, ao tratar de perspectivas de inovação no cenário regional e global, questões fundamentais sobre humanismo e a necessidade do avanço das agendas e políticas para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, serão pautas principais, além do foco na estruturação e na ampliação da educação profissional e das tecnologias e estratégias de impacto social.

Reprodução da relação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, idealizados no dia 25 de setembro de 2015, por meio da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas, na ONU.

Convidados, imprensa, empreendedores e empresários acompanharam a abertura oficial da coletiva, quando o presidente e fundador da Obra Social Dom Bosco, padre Rosalvino Morán Viñayo, e o diretor-tesoureiro, padre Aramis Francisco Biaggi, contextualizaram a importância da realização de ambos os eventos e de que esta será a maior Feira de Inovação e Tecnologia na Zona Leste de todos os tempos:

Padre Rosalvino (esq.) e Padre Aramis (dir.) durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023.

“A chegada da Dom Bosco mudou a comunidade de Itaquera (…) O povo sempre fala que, antes da Dom Bosco, Itaquera era uma e, depois da Dom Bosco, o bairro passou a ser outro. Sem vaidades e sem orgulho, a Dom Bosco está firme na presença e no compromisso de capacitar e qualificar uma multidão de jovens e adultos; muitos que já passaram por aqui e se formaram com o apoio de todas as entidades parceiras. Não posso deixar de citar, inclusive, a primeira empresa que nos apoiou e que nos doou máquinas para começar a oficina de mecânica: a Romi S.A., de Santa Bárbara d’Oeste (…) Não tenho dúvidas de que essa será a maior feira de inovação e tecnologia na zona leste de todos os tempos! A zona leste merece, não merece!?”.

Padre Rosalvino Morán Viñayo, fundador e presidente da Obra Social Dom Bosco

Padre Aramis (esq.) e Padre Rosalvino (dir.) durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023.

“O importante desse Congresso e dessa Feira é que unidos somos mais fortes. Nós precisamos passar para a juventude, que está conosco no dia a dia, a importância maior dos estudos e de uma boa qualificação. O nosso pai e mestre, Dom Bosco, tem como o seu sonho maior o ato de cuidar e de qualificar a juventude mais necessitada. Faremos mais e melhor e mostraremos que a comunidade da Zona Leste tem o seu significado e valor na cidade de São Paulo. Vamos divulgar esta boa notícia!”.

Padre Aramis Francisco Biaggi, diretor-tesoureiro da Obra Social Dom Bosco

Perspectivas

Na sequência, membros das instituições que fazem parte da Comissão Organizadora falaram sobre a participação em ambos os eventos e do histórico na atuação e no fortalecimento do território. João Roberto Campaner, diretor de unidade do SENAI SP, enfatizou que “Dom Bosco e SENAI são duas casas irmãs” na mobilização em torno do ensino profissionalizante:

“É um prazer estar aqui junto com o Padre Rosalvino e o SENAI São Paulo para apoiar o Congresso de Educação Social, assim como a Feira de Inovação e Tecnologia. Já participamos de várias edições da FEITEC. O Senai e a Dom Bosco são duas casas irmãs. Dom Bosco, lá atrás, como filosofia, pensou na educação profissional como a educação dos jovens; o Roberto Simonsen (engenheiro, industrial, intelectual, administrador, empresário, escritor e político brasileiro), em 1942, também iniciou esse trabalho. Está na raiz e na essência dessas duas casas trabalhar a educação profissional como modelo de educação. A Feira de Inovação e Tecnologia é uma oportunidade para que os alunos conheçam as inovações e as habilidades comportamentais, as quais eles poderão apresentar por meio dos seus trabalhos (…) Para nós é uma grande alegria poder participar e expressar que estar na FEITEC é estar alinhado com a nossa missão; e quando falamos de um ‘Congresso de Educação’, nós, como educadores, sabemos que um país só se muda por meio dessa educação. Contem com a gente, Padre Rosalvino, um parceiro de tanto tempo, pois o SENAI está muito feliz de estar aqui, mais uma vez”.

Alessandra Fittipaldi, representante do Sebrae Itaquera, fala da participação do Sebrae durante a Feira

Alessandra Fittipaldi, representante do Sebrae Itaquera, falou da importância da retomada e da ansiedade pela realização dos eventos, após o longo período de distanciamento causado pela pandemia de Covid-19:

“Em nome do Sebrae Itaquera, do Ricardo Borgheresi Calil, nosso gerente aqui da unidade, quero dizer que estamos muito felizes na continuidade desta parceria. Somos parceiros do Padre Rosalvino e da Obra Social Dom Bosco a mais de 15 anos e estávamos muito ansiosos pela realização do Congresso e da Feira. Ficamos um longo tempo, por conta da pandemia, distantes das ações e dos eventos e, portanto, vamos fazer acontecer. A nossa expectativa é essa e o Padre Rosalvino, a Obra Social Dom Bosco e Itaquera podem contar conosco para essa retomada”.

Nayara Bazzoli, gerente do Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo, apresenta a Rede de Oportunidades da GOYN, que estará acessível ao público jovem da FEITEC

Pela primeira vez como integrante da Comissão Organizadora em ambos os eventos, a Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo, que tem como parceiro articulador a United Way Brasil, proporcionará aos jovens de 15 a 29 anos, que visitarem a FEITEC, a possibilidade de participarem de sua “Rede de Oportunidades”. Nayara Bazzoli, gerente da GOYN, falou sobre a expectativa e sobre o alcance da iniciativa:

“Quero agradecer o convite de estar aqui e da GOYN São Paulo fazer parte da feira. Somos um programa global de inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social, presente em mais de sete países do hemisfério sul, além do continente africano, cujo objetivo principal é formar os jovens e colocá-los no mercado de trabalho; objetivos os quais têm total sinergia com a Dom Bosco (…). O GOYN trabalha em rede, atualmente temos 80 organizações que fazem parte dessa rede na cidade de São Paulo (…), e a Dom Bosco é uma delas, pela qual os jovens, que se inscreverem para visitar a FEITEC 5.0, poderão acessar a nossa rede de oportunidades. (…) A gente quer muito que esses jovens estejam integrados, seja digitalmente, presencialmente ou fazendo parte de um ecossistema mais amplo no território. (…) O GOYN é uma iniciativa que começou nos Estados Unidos, mas que também está aqui no Brasil, em São Paulo, desde 2020, e que para nós (…) faz todo o sentido buscar novas parcerias e conhecer quem está trabalhando pelas juventudes e potências na cidade, como a Obra Social Dom Bosco”.

Nathalie do Nascimento, representante do Senac Itaquera, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa

Nathalie do Nascimento, representante da unidade do Senac Itaquera, também lembrou da parceria de muitos anos com a Dom Bosco e da importância de acreditarmos na educação, prerrogativa sempre presente nas ações de todo o sistema “S”:

“Em nome do André Mendonça, gerente do Senac Itaquera, Senac localizado aqui no centro comercial do bairro, em nome do Senac São Paulo, um parceiro do Padre Rosalvino e da Obra Social Dom Bosco há muito tempo, estamos felizes por estarmos juntos em mais uma edição da feira e do congresso. Participamos de todas as edições da FEITEC até hoje; acreditamos na educação, assim como todo o sistema “S”, que trabalha com a educação profissional, com os jovens aprendizes, com os adultos, e esperamos também que esta seja a maior feira que a gente já realizou até agora. Os alunos do Senac, os nossos comerciantes da região, estarão todos presentes para que possamos movimentar a cena do nosso território. Nos vemos lá!”.

Força da região

Delegada Rose, representante da COHAB, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023

O segundo grupo de membros da Comissão Organizadora fez questão de ressaltar o olhar sobre as oportunidades que a zona leste de São Paulo oferece e de contribuir na construção e no desenvolvimento da cidade como um todo. Representante da Companhia de Habitação da Prefeitura de São Paulo (COHAB), a Delegada Rose enalteceu o “trabalho magnífico” feito pela Dom Bosco em Itaquera e que a COHAB estará a disposição para contribuir para a realização de ambos os eventos:

“O meu trabalho sempre foi na luta contra a violência à mulher. Sou a delegada que criou a primeira delegacia em defesa da mulher e, hoje, volto aqui, Padre Rosalvino, com um carinho e uma saudade enormes, porque há mais de 30 anos que lhe conheço e convivo com a Obra Social Dom Bosco; este trabalho magnífico que aqui é feito. Represento a COHAB – a Companhia de Habitação da Prefeitura de São Paulo, em nome do nosso presidente, João Cury, para dizer que estaremos à disposição para participar de ambos os eventos. Essa região, inclusive, tem muitos empreendimentos da nossa companhia (…) Estaremos juntos com vocês, ajudando em tudo aquilo que a gente puder e tenho a certeza, como foi dito, que essa feira vai ser uma das maiores da zona leste; com esse pessoal todo que está aqui, empenhado em fazer as melhores coisas para os nossos jovens, tenho certeza que vai ser um grande sucesso”.

Tatiane Cecília Enéas Arruda, representante do Instituto Federal São Paulo – Campus São Paulo, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023

Tatiane Cecília, do Instituto Federal São Paulo – Campus São Paulo, fez questão de lembrar da tradição da qualificação profissional em ambas as organizações – no Instituto Federal e na Obra Social Dom Bosco:

“É interessante falar da educação profissional, porque Nilo Peçanha (presidente do Brasil de 1909 a 1910 – patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil) vai beber lá na fonte de Dom Bosco, no Liceu Coração de Jesus, nos antigos oratórios, para buscar a qualificação profissional para jovens em vulnerabilidade social. Em 1909 ele funda a Escola de Artífices e Pontífices (Escola de Aprendizes Artífices), que hoje é o Instituto Federal, a maior rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Instituto Federal de São Paulo tem 42 campis e a gente tem como prerrogativa o ideal de Dom Bosco, que é levar uma educação de qualidade, com princípio crítico, ético e principalmente inovador aos nossos jovens. A gente já é parceiro da FEITEC há alguns anos, e estamos aqui compondo o grupo de trabalho da programação, compartilhando saberes e fazeres na educação profissional, de modo a levar educação de qualidade a quem mais precisa”.

Professora Alcina Maria da Conceição, vice-presidente da Associação Unidos por Artur Alvim, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023

Vice-presidente da Associação Unidos por Artur Alvim, e integrante dos grupos de trabalho de programação e comunicação, a professora Alcina Maria destacou o momento para se evidenciar a nossa região, comumente vista pelas pessoas como uma área situada em um dos extremos da cidade:

“Moro e resido a minha vida inteira (na zona leste); (…) quando fomos convidadas para participar da primeira reunião, não tivemos dúvidas em participar. Por quê? Porque somos aqui da zona leste… Nascidos e educados nesta região; Eu fui educanda, fui educadora, continuo sendo educadora, e não podemos abrir mão da nossa união. A zona leste é uma região que, quando as pessoas falam, a imprensa fala, comumente se diz: ‘lá no extremo leste, em Itaquera, em Artur Alvim’; Nós precisamos fazer com que esse ‘extremo leste’ mostre a que veio. Somos em muitos e unidos, como diz a própria Associação Unidos por Artur Alvim; associação que tem uma ampla proposta socioeducacional. Unidos, nós poderemos vencer toda e qualquer barreira e, junto à Obra Social Dom Bosco, o que conhecemos dessa casa, não tem como dar errado. De mãos dadas, eu tenho certeza, realizaremos um bom trabalho em setembro; eu acredito e acredito que todos aqui também.”

Paulo Roberto Eduardo Raposo Tavares, representante da Subprefeitura de Itaquera, na Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023

Representante da Subprefeitura de Itaquera, Paulo Roberto Tavares destaca a referência que a Obra Social Dom Bosco se tornou em Itaquera:

“É um prazer estar aqui, representando a nossa Subprefeita, Silvia Regina e, ao padre Rosalvino, estendo o nosso cumprimento e a todos da Obra Social Dom Bosco. O padre e a Obra são sempre trunfos para Itaquera; quando estamos em alguns lugares e as pessoas falam: ‘eu tenho isso, eu tenho aquilo’, a gente sempre fala: “nós temos a Obra Social Dom Bosco”. (…) Eu fui aluno do Centro Paula Souza, participei de feiras de tecnologia, e sei como é importante para o jovem participar (desses eventos); Lembro que dois, três dias antes, quando vai chegando o dia da Feira, a gente, muito jovem, vendo o trabalho (…) se tornando algo muito maior, vê com alegria o resultado. É de uma importância enorme para o jovem. A Subprefeitura de Itaquera está de portas abertas para tudo o que a FEITEC precisar (…), com todo o carinho e com muito trabalho estamos juntos. Pode contar com a gente”.

Frente social e educacional

Marta Yurie Yoshikawa, assistente social do CRAS Itaquera e responsável pela gestão da parceria dos Cedesp’s

O terceiro grupo de membros da Comissão Organizadora enalteceu a união e o potencial das organizações presentes no território da zona leste. Marta Yurie, assistente social do CRAS Itaquera e responsável pela gestão da parceria dos Cedesp’s, ressaltou que: “acompanho o serviço (realizado pela Obra) há alguns anos e é um trabalho enorme a realização da FEITEC (…) É um evento extraordinário e esse ano estaremos aqui, juntos, novamente”.

Kátia Regina Marques, assistente social do CRAS Guaianases, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023

Kátia Regina, assistente social do CRAS Guaianases, lembrou que “somos vizinhos de território” e que esta é primeira participação na FEITEC da unidade. Ela disse: “Estamos na comissão de organização e bem satisfeitos em participar, pois a gente acredita no trabalho coletivo e com certeza o resultado será gratificante para toda a população e toda essa juventude”.

Andreia Alves, representante do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023

Andreia Alves, representante do BOMPAR, destacou que a FEITEC e o Congresso são uma oportunidade de alinhamento para transformar e empoderar coletivamente os territórios:

“Estou representando o padre Osvaldo Bisewski, presidente do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, e estamos muito felizes por sermos convidados e participar de dois eventos tão grandiosos como a FEITEC e o Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor. O Bom Parto atua na região leste atendendo a 10 mil pessoas diariamente, desde a primeira infância até a população em situação de rua, com parcerias desde a educação até a assistência social e a saúde. Nós estamos compondo o grupo de trabalho de programação, porque a gente acredita no potencial da nossa juventude, das nossas organizações sociais e no território da zona leste. Viemos para somar, compartilhar e contribuir, para que a experiência de uma feira com tecnologia e gestão social esteja alinhada com o Pacto Educativo Global, um chamado do Papa Francisco, ao envolver a juventude a as organizações sociais do mundo. É um alinhamento para dizer que é possível transformar coletivamente e empoderar os territórios. É o nosso compromisso de poder compartilhar experiências exitosas para o bem comum, de uma zona leste potente, propositora tanto de políticas públicas como de ações educativas na transformação do ser humano. Nós do Bom Parto agradecemos as provocações, o convite para fazer parte e viemos para arregaçar as mangas, fazer juntos e mostrar a potência que é a zona leste de São Paulo”.

Professora Jusleide Araújo, representante da Diretoria de Ensino – Leste 2, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023

A professora Jusleide Araújo, representante da Diretoria de Ensino – Leste 2, fechou a rodada de falas dos representantes da Comissão Organizadora e ressaltou a oportunidade que a FEITEC ofertará aos estudantes de 93 unidades escolares presentes na diretoria:

“É a primeira vez que estamos participando (Diretoria de Ensino – Leste 2) , estou nos grupos de trabalho de parceria e de comunicação e é uma oportunidade para nossa diretoria de ensino, que temos 93 escolas, de trazer os nossos estudantes para conhecer esse trabalho tão maravilhoso da Obra Social Dom Bosco. Tenho certeza que será um sucesso”.

Plano Geral e Expectativas

Após a apresentação da direção da Obra e de membros da Comissão Organizadora, foram apresentadas a identidade visual e o plano geral de ambos os eventos, a relação de Cotas de Patrocínio, a apresentação da planta do Pavilhão de Expositores para locação de stands, além de informações e dúvidas gerais sobre a realização das ações.

Comemorando ainda os 30 anos dos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP Dom Bosco Itaquera e os 40 anos da Associação Beneficente Bom Pastor, tanto a 5ª edição da FEITEC, bem como o 4º Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor têm ENTRADA GRATUITA e as inscrições e a aquisição de ingressos já podem ser feitas de forma on-line, diretamente no portal feiteczl.com

A FEITEC e o Congresso serão espaços para troca, interação, compartilhamento e geração de ideias.

Sobre a Obra Social Dom Bosco

A Obra Social Dom Bosco, há 42 anos em Itaquera, oferece proteção e acolhimento social a adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Só em 2022, foram mais de 1 milhão e 200 mil atendimentos.

Por meio de uma ação social planejada e formação profissional qualificada, a Obra Social Dom Bosco proporciona ainda autonomia, protagonismo e acesso à cidadania, ao fortalecer vínculos familiares e comunitários dos nossos atendidos.

SERVIÇO

FEIRA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA ZONA LESTE – FEITEC 5.0 | De 20 a 23 de setembro de 2023

Rua Álvaro de Mendonça, 456 – Itaquera – São Paulo | SP

IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E GESTÃO DO TERCEIRO SETOR | De 18 a 20 de setembro de 2023

Rua do Contorno, s/n – Itaquera – São Paulo | SP

Confira os horários e a programação completa em: www.feiteczl.com

Mais informações

11 2205.1106 ou 2205.1107

ou

[email protected]

[email protected]

Cartaz Oficial da FEITEC 5.0 e do IV Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor 2023.
Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
21/02/2022
ABERTAS VAGAS PARA INÍCIO IMEDIATO NO CURSO DE MECÂNICO DE USINAGEM
Disponível no período da tarde, o curso capacita o educando a usinar peças em materiais ferrosos e não ferrosos e oferece continuidade da formação em Comandos Numéricos Computadorizados (CNC) e Sistemas Automatizados | Mecatrônica.
04/02/2022
ENTREGA DAS SACOLINHAS DE NATAL NO CCA BOM PASTOR: 2021
Em um momento muito aguardado por nossas crianças e adolescentes, o CCA Bom Pastor encerrou suas atividades no último dia 22 de dezembro de uma forma super especial: a realização da entrega da Sacolinha de Natal aos nossos educandos e educandas.
08/03/2022
CELEBRAÇÃO E REFLEXÕES MARCAM HOMENAGENS AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Com a presença de educandos, frequentadores do NCI e a participação de educadores e colaboradores, Obra Social Dom Bosco realiza evento para marcar a data internacional em homenagem às mulheres. Ação aconteceu no auditório da instituição.
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Preparar e favorecer a todos que frequentam esses espaços, a formação e a responsabilidade diante do mundo tecnológico.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos incluídos digitalmente e/ou com seu repertório tecnológico ampliado.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Inclusão digital e prestação de serviços à comunidade, por meio de dois Telecentros;
- Desenvolvimento de curso de sistemas administrativos ERP, de forma remota, por meio da parceria com o Instituto de Oportunidade Social (IOS);
- Capacitação em softwares diversos, incluindo a Inteligëncia Artificial, por meio de parcerias como: Microsoft e United Way Brasil.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Programa de Capacitação Continuada prevê a realização de atividades regulares e contínuas; organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. A Capacitação Continuada contempla os colaboradores na perspectiva de desenvolvimento, educação formal, capacitação, aperfeiçoamento, treinamento, qualificação, desempenho entre outros.

Objetivo Geral:

Contribuir com a capacitação, desenvolvimento profissional e continuado dos colaboradores e comunidade educativa e/ou local.

Resultados:

- Equipe gestora e técnica com pós-graduação e/ou especialização no segmento de atuação, terceiro setor ou áreas afins;
- Colaboradores da área docente e administrativa com formação em nível superior completa ou em curso;
- Colaboradores de nível operacional com formação ensino médio completo;
- Colaboradores motivados, capacitados e preparados para o desenvolvimento das atividades;
- Melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido e da qualidade de vida dos trabalhadores;
- Jovens formados no ensino superior;
- Melhoria da qualidade de vida dos jovens contemplados e da comunidade regional;
- Oportunidade de formação e partilha de conhecimento com a comunidade local e profissionais da educação / assistência social.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Encontros Formativos sobre temas variados e direcionados à assistência e educação social;
- Incentivo à capacitação permanente de forma presencial ou on line;
- Realização bianual do Congresso de Educação e Feira Educativa de Inovação e Tecnologia (FEITEC na Zona Leste), em alternância.
- Manutenção das parcerias com: a Stiftung Kinder Schirm e Deutsche Provinz der Salesianer Don Bosco, da Alemanha, para o custeio do ensino superior de jovens que foram atendidos em nossos serviços de proteção especial, especialmente do SAICA; instituições e universidades diversas para a concessão de descontos, bolsas de estudos parciais ou integrais aos colaboradores, familiares e jovens atendidos.

Público-alvo:

Jovens atendidos e colaboradores (CLT, estagiários e voluntários) que integram a organização; bem como, comunidade, educadores e profissionais participantes do Congresso de Educação Social.

Descrição da Atividade Realizada:

Desenvolvimento de atividades socioeducativas que oportunizem o conhecimento do corpo, dos cuidados com a saúde e os caminhos necessários para acesso à rede.

Objetivo Geral:

Promover qualidade de vida por meio de cuidados com a saúde e oportunizar o acesso de educandos e suas famílias aos serviços básicos da saúde, em articulação com a rede.

Resultados:

- Adolescentes orientados e atendidos em suas necessidades;
- Crianças, adolescentes, jovens, adultos encaminhados para diversos serviços de saúde.

Atividades de Destaque:

- Reuniões para orientação e capacitação da equipe de colaboradores;
- Encaminhamento para tratamento de dependência química;
- Capacitação e atendimento em primeiros socorros;
- Atenção à Saúde Mental, com palestras e encaminhamentos; - Casa do Adolescente.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Este programa, por meio de formações, reuniões e atividades direcionadas, promove o (a):
- Realização de um trabalho socioeducativo de educação ambiental;
- Investimento na interação indivíduo – meio ambiente, tornando-a mais saudável, responsável e crítica;
- Preservação do meio ambiente, favorecendo a reflexão das pessoas acerca da cidadania e da corresponsabilidade;
- Promoção de passeios que propiciem o contato com a natureza, gerando uma interação prazerosa e consciente;
- Construção de um ambiente enriquecedor que dê segurança e alegria às pessoas, ao qual elas se sintam conectadas;
- Disponibilização de espaços de convívio e convivência sadia;
- Desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Conscientizar toda a comunidade socioeducativa (usuários, famílias, colaboradores e parceiros) sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência de preservação ambiental, despertando o pleno exercício da cidadania e oportunizando o convívio com a natureza, estando em plena sintonia com as recentes campanhas da fraternidade que tratam da defesa dos biomas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Famílias participando do processo educativo das crianças, adolescentes e jovens;
- Consciência socioambiental desenvolvida;
- Contribuição com a melhoria das condições climáticas e ambientais.

Atividades de Destaque:

- Formação socioambiental para toda comunidade educativa;
- Manutenção dos espaços disponíveis;
- Encontros formativos e de lazer;
- Reciclagem e redução da utilização de descartáveis;
- Manutenção e ampliação de cursos de energia renovável (Fotovoltaico, Hidrogênio Verde e outros), iniciados com parceria internacional (GIZ - Alemanha) e estadual (CDHU), posteriormente continuado em parceria com SMADS.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Modalidade CEDESP, é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas para jovens e adultos. Visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e contribuir para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com direito ao acesso ao serviço, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda;
- Adolescentes inseridos na rede formal de ensino; - Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens e adultos;
- Adolescentes, jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho formal ou desenvolvendo atividade empreendedora após a conclusão das atividades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento dos módulos 1 (Convívio), 2 (Mundo do Trabalho) e 3 (Formação Inicial e Continuada);
- Atendimento de demanda externa, manutenções preventivas, capacitações e eventos diversos;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, de 15 a 59 anos e onze meses, em situação de vulnerabilidade e risco social, em cumprimento de medidas socioeducativas, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiência, desde que em condições mínimas de participação nas atividades do curso escolhido.

Descrição da Atividade Realizada:

O Circo Social caracteriza-se como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, incrementado com atividades da arte circense. Desenvolve atendimento socioeducativo, no contra turno escolar, para crianças e adolescentes, em regime intermitente ou contínuo, a partir de interesses e potencialidades das diferentes faixas etárias. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para formação, planejamento e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento de oficinas e atividades socioeducativas artísticas, culturais e esportivas (Artes Circenses, Arte e Lazer, Atletismo, Capoeira, Cidadania, Dança, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Iniciação Esportiva, Música, Taekwondo e Teatro);
- Participação dos usuários em passeios, apresentações artísticas e competições esportivas;
- Realização de um espetáculo anual, envolvendo todas as oficinas;
- Encontros e eventos com usuários e famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e 11 meses, sendo pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, identificadas em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Modalidade CCA atende crianças e adolescentes, oferecendo atividades socioeducativas, no horário de contraturno escolar, propiciando o desenvolvimento de interesses e potencialidades. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR), caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou na rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidade;
- Crianças e adolescentes com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede intersetorial;
- Desenvolvimento de oficinas (Arte e Lazer, Dança, Percussão, Convívio e Cidadania);
- Participação em passeios, eventos internos e externos;
- Realização de atividades e formações com as famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

- Centro para Crianças de 6 a 11 anos e 11 meses;
- Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.
Sendo crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

A Associação Beneficente Bom Pastor administra três Centros de Educação Infantil em Itaquera – dois no Distrito de José Bonifácio e um no Distrito de Itaquera, no bairro de Itaquera, periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo, conveniados com a Secretaria Municipal de Educação: CEI Bom Pastor 1 – “Nogueira Sudeste”, CEI Bom Pastor 2 – “José Bonifácio” e CEI Bom Pastor 3 – “Itaquera I”.
A Educação Infantil tem como objetivo geral a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 3 anos, no despertar de suas capacidades cognitivas, físicas, emocionais, estéticas, éticas para favorecer e qualificar sua inserção social. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação definiu a Educação Infantil (creches e pré-escolas) como a primeira etapa da Educação Básica. Esta definição representou um avanço importante no sentido de explicitar o dever do Estado com a educação das crianças e garantir o direito da população de até quatro anos de idade às políticas educacionais de qualidade.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças e afetam a construção de suas identidades.

Objetivo Geral:

Contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, promovendo a socialização da criança por meio da construção de sua identidade e autonomia com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Período de realização:

De fevereiro a dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Resultados:

- Promoção do desenvolvimento infantil em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e moral, contribuindo para a construção do conhecimento sobre si e o mundo;
- Desenvolvimento de atividades de educação, proteção, alimentação, saúde e lazer;
- Inserção da criança no Programa por meio de Banco de Dados da SME, solicitação do Poder Judiciário ou da Família;
- Estabelecer relação de amizade e afetividade entre crianças – família – educadores;
- Articulação do Projeto Político Pedagógico;
- Realização de Passeios, Mostras Culturais e Projetos diversos.
- Participação das famílias no trabalho educativo, por meio de reuniões, participação em eventos e festas;
- Capacitação continuada dos educadores;
- Articulação com diversos parceiros para manutenção e desenvolvimento do trabalho.

Atividades de Destaque:

● Atividades pedagógicas e formações;
● Reuniões diversas para planejamento e avaliação;
● Mensuração dos Indicadores de Qualidade com as famílias;
● Acompanhamento e apoio às famílias;
● Participação na Jornada Pedagógica SME;
● Participação em Seminários, Congressos e Eventos afins;
● Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças de 0 a 3 anos e onze meses de idade, de ambos os sexos.

Descrição da Atividade Realizada:

O Núcleo de Convivência para Idosos caracteriza-se como espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, para pessoas acima de 60 anos.

Objetivo Geral:

Contribuir para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvendo a autonomia, a sociabilidade, o fortalecimento de vínculos, sociais e familiares, prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social.

Resultados:

- Idosos inseridos e participando de atividades que promovam a autonomia, cidadania, construção de novos projetos de vida, com intercâmbio de experiências e conhecimentos;
- Idosos participando efetivamente de atividades de promoção da saúde, lazer, cultura e educação que favoreçam o envelhecimento saudável;
- Idosos com vínculos sociais, familiares e comunitários mais fortalecidos;
- Idosos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, escuta qualificada e visitas domiciliares;
- Desenvolvimento de oficinas socioeducativas, esportivas, artísticas e de inclusão digital;
- Participação nos fóruns do idoso, eventos e passeios;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Idosos, com idade superior a sessenta anos, em situação de vulnerabilidade social.

Descrição da Atividade Realizada:

Atendimento, de forma articulada com as políticas públicas, de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, tendo em vista a construção do projeto de vida, em consonância com os preceitos estabelecidos nas leis normativas, a Constituição Federal/88, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, bem como o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Objetivo Geral:

Oferecer acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou de Prestação de serviços à Comunidade.

Resultados:

- Adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Adolescentes com condições para iniciarem a construção de projeto de vida que vise à ruptura com a prática do ato infracional;
- Adolescentes e jovens estabelecendo metas sobre o trabalho a ser desenvolvido para o cumprimento da medida socioeducativa de acordo com o termo judicial;
- Adolescentes e jovens com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Adolescentes e jovens com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Adolescentes e jovens exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Adolescentes e jovens com iniciação e/ou habilitação profissional.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede socioassistencial e intersetorial;
- Realização de formações e oficinas;
- Formação continuada da equipe técnica;
- Reuniões mensais com as famílias;
- Encaminhamentos para escolarização e profissionalização;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade assistida e/ou de Prestação de Serviços à Comunidade.
Excepcionalmente, jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pelas Varas Especiais da Infância e Juventude e/ ou Departamento de Execuções da Infância e Juventude – DEIJ.

Descrição da Atividade Realizada:

Oferta de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O ambiente acolhedor está inserido na comunidade e tem aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado é personalizado, em pequenos grupos e favorece o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

Objetivo Geral:

Acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.

Resultados:

- Crianças e adolescentes acolhidos em suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades;
- Crianças e adolescentes com acesso a ambiente acolhedor e espaços reservados a manutenção da privacidade do usuário;
- Crianças e adolescentes tendo seus danos por vivências de violência e abusos reparados e/ou minimizados;
- Crianças e adolescentes com suas identidades, integridades e histórias de vidas preservadas;
- Crianças e adolescentes com possibilidades de vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
- Crianças e adolescentes com acesso a serviços, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda, conforme necessidades, inserção e permanência na rede de ensino, bem como iniciação e habilitação profissional;
- Crianças e adolescentes recebendo ações pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;
- Crianças e adolescentes com conhecimento sobre seus direitos e como acessá-los;
- Crianças e adolescentes com oportunidades de escolha, tomada de decisão e protagonismo;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências para relacionar-se e conviver em grupo, administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir;
- Crianças e adolescentes com oportunidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e reivindicações;
- Crianças e adolescentes com acesso a espaços com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto;
- Crianças e adolescentes com acesso a alimentação em padrões nutricionais adequadas e adaptadas às necessidades específicas;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos e possibilitando convivência sadia para seus pares.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação; - Inserção e acompanhamento das crianças e adolescentes na rede pública de ensino e serviços socioeducativos;
- Acompanhamento e encaminhamento para atendimento médico, odontológico e psicológico;
- Acompanhamento de adolescentes e jovens para cursos e empregos, bem como, desenvolvimento da autonomia;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Elaboração e manutenção do PIA;
- Realização de audiências concentradas e discussão de casos;
- Articulação com a rede e com as famílias biológicas e/ou afetivas;
- Realização de formações de modo remoto e presencial;
- Desenvolvimento de atividades formativas e lúdicas;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física dos imóveis ocupados.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal e social, vítimas de abandono e tráfico, trabalho abusivo e maus tratos, encaminhados pelo poder judiciário.