DOM BOSCO DE ITAQUERA É A VICE-CAMPEÃ DO ACESSO II DO CARNAVAL PAULISTANO 2023

23/02/2023
Autor desconhecido

Com emoção até a última nota, agremiação conquistou o segundo lugar do grupo e irá, em 2024, desfilar no último Acesso antes do celebrado Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Triunfo consagra o trabalho e o histórico da escola no mundo do samba da cidade.

Comunicação/OSDB Itaquera

Foi com emoção – nos últimos quesito e nota, que a Dom Bosco de Itaquera alçou o voo tão esperado.

Em uma apuração tensa, seguindo de perto as escolas coirmãs “Imperador do Ipiranga” e “Torcida Jovem” – a apenas um décimo de distância -, a Dom Bosco disputava um dos dois primeiros lugares, o que lhe garantiria o direito de subir mais um degrau na folia da “Pauliceia”.

Início do desfile da Dom Bosco no Sambódromo do Anhembi, na manhã de domingo do dia 12 de fevereiro.

Por ser a última das 12 agremiações do Acesso II a desfilar, a escola viveu o nervosismo até o término da apuração para conferência de suas notas. A “Imperador do Ipiranga”, que ocupava a segunda colocação, perdeu em “Fantasia”, último quesito a ser julgado, os dois décimos necessários para reposicionar a Dom Bosco na classificação, atrás apenas da “Torcida Jovem”, que se consagrou como a grande campeã de 2023.

Classificação final, com a Dom Bosco de Itaquera em segundo lugar.
Escola de Itaquera conquista o Vice-Campeonato.

Com quatro notas 10 no mesmo quesito “Fantasia”, a Dom Bosco ratificou a segunda colocação e garantiu assim o vice-campeonato, com o direito – pela primeira vez em sua história -, de desfilar no grupo de Acesso I, caminho final para a série Especial do Carnaval de São Paulo.

Integrantes da Dom Bosco de Itaquera na concentração do sambódromo, minutos antes do início do desfile.
Em destaque, com o seu tradicional ‘jaleco’ branco, Padre Rosalvino Morán Viñayo, fundador e presidente da Dom Bosco, se posiciona para beijar o pavilhão da escola, conduzido pela porta bandeira do primeiro casal da agremiação.
Integrantes da Dom Bosco, presentes na apuração, erguem o troféu do vice-campeonato
e comemoram no Sambódromo do Anhembi.

Villa-Lobos e uma Sinfonia Brasileira

Arte do enredo “Sinfonia Brasileira, uma aquarela em poesia”, que consagrou a Dom Bosco de Itaquera
como vice-campeã do Acesso II do Carnaval Paulistano. Ao centro, o maestro Heitor Villa-Lobos.

A ideia inicial era falar da música brasileira, mas os caminhos se cruzaram com a vida e a obra do consagrado maestro Heitor Villa-Lobos, descrito como “a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira” e que se tornou o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Danilo Dantas, carnavalesco e membro da comissão artística da escola, nos conta como se deu a construção do vitorioso enredo deste ano:

“A ideia do enredo partiu do Ronny Potolski, um dos nossos diretores de carnaval. Inicialmente ele queria fazer uma viagem sobre a música brasileira. Mas ao conhecer a história do maestro Villa Lobos, eu acabei querendo falar mais sobre a vida dele e da sua influência musical para o Brasil. Então, fizemos uma transformação do enredo, levando da ‘música brasileira’ para a história de Villa-Lobos como inspiração à música brasileira. Deu muito certo e a gente conseguiu o nosso objetivo de apresentar um grande trabalho”.

Já Rodrigo Dias, também integrante da comissão artística da escola, destacou os pontos altos do desfile:

“O desfile da ‘Dom Bosco’ era aguardado pela crítica, pelo público; não só pelo enredo, mas também porque, o ano passado (2022), a gente só não subiu por conta dos pontos perdidos ao ultrapassar dois minutos (no tempo de desfile); mas esse ano a escola planejou muito – cada passo do que iria fazer na avenida. Fizemos três “apagões” (as populares paradinhas). A bateria parou e a escola inteira cantou o refrão. Isso despertou muita gente no Anhembi. A escola veio com uma bela paleta de cores, carros com integrantes coreografados… São pontos altos do desfile da ‘Dom Bosco’. Muita gente cantando. O ‘chão da escola!’. Além de uma plástica e estética bem aceitas pelo público, pela imprensa e pelos jurados.”

Histórico da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera

Nascida do sonho do seu idealizador, o Padre Rosalvino Morán Viñayo, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco surgiu no ano 2000 com a intenção de resgatar a juventude de Itaquera e região.

Localizada no bairro de Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, a escola de samba foi fundada a partir da Obra Social Dom Bosco, com 42 anos de serviços prestados à nossa sociedade, e seus componentes são a base de um resultado sólido de uma das maiores obras sociais do país.

Viva Dom Bosco! Subimos!

Confira o Desfile da Dom Bosco de Itaquera, na íntegra, Clicando Aqui.

Confira imagens do desfile:

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
02/02/2022
COMUNICADO IMPORTANTE
14/02/2025
VOLTAMOS ANCORADOS NA ESPERANÇA E PEREGRINOS COM OS JOVENS
06/12/2022
OBRA APRESENTA RESULTADOS DE CAPACITAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 4.0
Em parceria com a Deustche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ (Sigla em Alemão) - em português, Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional, foram apresentados os resultados do treinamento para a conscientização no uso e consumo de energia.
Seja um parceiro

Nos conte como sua empresa pode ajudar nossa Obra.

Seja um voluntário

Ser voluntário é compartilhar seu tempo e talento para melhorar a vida da comunidade. É um gesto simples que faz toda a diferença.