Interações práticas marcam o 5º Congresso de Educação Social, em Itaquera

06/11/2024
Autor desconhecido

Balanço mostra que, com quase 700 participantes nas atividades presenciais, modelo focado em um percurso formativo e em trilhas temáticas ampliou as vivências e trocas do evento.

Realizado em um modelo híbrido, nos dias 19 e 20 de setembro, o Congresso de Educação Social, que em 2024 chegou a sua 5ª edição, expressou, em seu balanço, o sucesso e a capacidade do evento em posicionar e pautar discussões relevantes à sociedade.

Com o tema principal: “Práticas e Reflexões para uma Cultura de Paz”, a Comissão Organizadora idealizou uma nova dinâmica de construção do evento, a partir da elaboração de um percurso formativo, orientado por quatro trilhas temáticas, que foram definidas por meio da pesquisa de satisfação encaminhada aos participantes da edição de 2023.

O evento, que é realizado pela Obra Social Dom Bosco de Itaquera, e neste ano contou com a correalização da Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo, foi estruturado principalmente para a formação de educadores, voltado especialmente para o público das Organizações da Sociedade Civil (Assistência Social e Educação), Rede Salesiana Brasil de Ação Social, colaboradores da Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor.

Em todo o processo de construção e execução intelectual, o congresso contou ainda com o apoio de membros de importantes instituições do território e parceiros acadêmicos, os quais compuseram a Comissão Organizadora, como o Instituto Federal de São Paulo – por meio do Câmpus São Paulo; a Associação Unidos por Artur Alvim; a Universidade Brasil (UB); o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL); e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – por meio do seu Departamento de Informática em Saúde.

A diretora-executiva da Obra Social Dom Bosco, Cristiane Vitale (à esquerda, no púlpito), apresenta os membros da Comissão Organizadora, após execução do hino nacional pela Banda Marcial Dom Bosco

Percurso e Vivências

Com encontros, palestras e rodas de conversa virtuais realizadas e disponibilizadas ao público durante todo o ano, o Congresso alcançou a maior parte de seus objetivos, como a promoção da atualização profissional; a facilitação de troca de experiências e conhecimentos; o estímulo ao debate sobre estratégias de atuação na educação social; o fortalecimento da importância geral das organizações e do terceiro setor; além de favorecer o engajamento dos mais variados colaboradores.

As trilhas temáticas apresentadas aos participantes foram:

Trilha 1: SAÚDE MENTAL – Depressão, Suicídio, Estresse, Dependência Química e Violência;

Trilha 2: INCLUSÃO – Deficiências, Distúrbios e Diversidades;

Trilha 3: INTOLERÂNCIAS – Racial, Religiosa e de Gênero (LGBTQIAPN+);

Trilha 4: CIDADANIA E LETRAMENTO DIGITAL – Cenário e Arenas Global e Local.

Dinâmicas

A abertura oficial foi realizada no dia 19 de setembro de forma online, com a palavra de membros da direção da Obra Social Dom Bosco, como o diretor presidente e fundador, Padre Rosalvino Morán Viñayo, o diretor tesoureiro e diretor geral da Comunidade Educativa-Pastoral Salesiana (CEP) de Itaquera, padre Aramis Francisco Biaggi, a diretora executiva da OSDB, Cristiane Vitale de Melo, e com a participação da vice-presidente do Instituto Paulo Freire, Delma Lúcia de Mesquita, que falou sobre “Paulo Freire e a Educação Social no contexto das ‘Práticas e Ações por uma Cultura de Paz’”, em uma homenagem prestada ao Patrono da Educação Brasileira, no dia de seu nascimento, e na data em que se comemora o Dia do Educador Social.

A vice-presidente do Instituto Paulo Freire, Delma Lúcia de Mesquita, durante participação oficial na transmissão de abertura do 5º Congresso de Educação Social

Já na manhã do dia 20 – durante o evento presencial, a diretora executiva da OSDB, Cristiane Vitale, falou sobre a importância da realização de mais uma edição do Congresso e de que o evento, em si, nunca será uma obra “acabada”, pois, tanto nas vivências, mesas de debate, salas temáticas, e nos conteúdos que ficarão disponíveis no site, há “um universo de materiais e reflexões para que os educadores e congressistas possam trabalhar com o público atendido“.

O diretor-presidente e fundador da Obra Social Dom Bosco, Padre Rosalvino, ressaltou a transformação vivenciada pelo bairro de Itaquera, na zona leste, com a chegada dos salesianos e agradeceu a todos pela presença em mais uma edição do Congresso de Educação Social. Na sequência, o diretor tesoureiro e diretor geral da Comunidade Educativa-Pastoral Salesiana (CEP) de Itaquera, padre Aramis Francisco Biaggi, ressaltou a oportunidade que o evento proporciona para fortalecer a construção de um processo de paz para todos:

“Nós temos a oportunidade de vivenciar a igualdade e o respeito humano, a justiça, a liberdade, a tolerância, o diálogo, a solidariedade, e outras tantas palavras que simbolizam a paz. Que esse congresso venha trazer para nós, mais uma vez, esse compromisso, de levar aos nossos educandos, aos nossos colaboradores, às pessoas que convivem conosco, a paz”, refletiu.

O Inspetor Salesiano, Padre Alexandre Luís de Oliveira, também marcou presença no evento e fez questão de felicitar a todos pela realização de mais uma edição do Congresso, que neste ano, em especial, foi articulado em conjunto com os encontros formativos da Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo, voltados para todas as presenças salesianas no estado, refletindo ainda sobre os caminhos para alcançarmos a tão desejada paz: “Nós não alcançaremos um mundo em paz, se antes, cada um de nós, pessoalmente, e depois na coletividade, não buscarmos aquela pequena paz, que começa dentro do coração, nos nossos ambientes, na família, no trabalho, no pequeno círculo das nossas relações. Só assim, a partir de mim, a partir de nós, o mundo alcançará a paz tão desejada, tão sonhada”, concluiu.


Já a coordenadora da Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo, Jéssica Silva, ressaltou que “é fundamental estudarmos para melhorar as nossas práticas sociais, porque os nossos atendidos também estão mudando. Hoje, nós atendemos diversas juventudes, vários recortes de juventudes que estão presentes nas nossas obras sociais, nos apresentando novos e velhos desafios”.

Congressistas acompanham as discussões da mesa de debate, durante as atividades presenciais do segundo dia do 5º Congresso de Educação Social, em Itaquera

Mesa de Debate

Também no dia 20, durante as atividades presenciais, o Congresso promoveu a mesa de debate “O Percurso das Trilhas Temáticas de Formação e a Correlação com a Cultura de Paz”, com a presença de madrinhas e padrinhos do evento que participaram do percurso formativo, por meio da realização de palestras e rodas de conversa ao longo do ano. São eles: Tarsila Santiago – Doutoranda em Arte, Educação e História da Cultura; Maria Melo – Assistente Social; Thatiane Arruda – Pedagoga e Doutora em Educação; Gerson Zuzarte – Professor e Pesquisador; e a Professora e Doutora Rita Maria Lino Tarcia, mediadora da conversa. Os membros da mesa revisitaram as suas participações nas ações e atividades do percurso e ampliaram as reflexões e debates em torno das trilhas temáticas propostas, durante o encontro.

Interação e acessibilidade

Com o apoio de patrocinadores como o Grupo Pleno, que ofereceu e possibilitou toda a infraestrutura de transmissão, telões, sonorização e iluminação, e de transmissão do evento, e de parceiros como a equipe da ComRadio e Sonori, e do Centro Novo Horizonte, a acessibilidade foi um ponto importante, com recursos como audiodescrição (Sonori) e tradução em Libras (Novo Horizonte), garantindo a participação plena de todos. O encontro também abordou a saúde mental e o papel da educação social na reintegração de pessoas vulneráveis, promovendo um ambiente de respeito e de cuidado mútuo.

Outro ponto importante em toda a dinâmica de organização, foi a participação ativa de educandos, educadores e colaboradores da Obra Social Dom Bosco em toda a logística e ações de infraestrutura, recepção, orientação do público, alimentação, entre outras, em um compromisso único e de pleno carisma da nossa salesianidade.

Educandos recepcionaram os congressistas na área de credenciamento do evento

Tarde de Partilha e Aprendizados

Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de se dividir em diversas salas temáticas, nas quais foram realizadas 20 atividades, como Oficinas, Vivências, Workshops, Laboratórios e Rodas de Conversa, permitindo aos participantes se aprofundarem em tópicos relevantes e questões contemporâneas, referente aos temas das trilhas temáticas: saúde mental, inclusão, intolerâncias e cidadania e letramento digital. O ambiente colaborativo fomentou a troca de experiências e o aprendizado mútuo, refletindo a diversidade de abordagens e possibilitando um ambiente de aplicação prática em cada uma das atividades propostas.

Congressistas participam das salas temáticas, durante o período da tarde no 5º Congresso de Educação Social

Encerramento

No final do dia, o clima foi de celebração e união, com apresentações culturais que reuniram todos os participantes. A banda “The Power”, composta por educadores e educandos da Obra Social Dom Bosco, agitou os congressistas, em um momento de alegria e fraternidade. As atividades culturais, além de reforçarem os laços criados ao longo do dia, proporcionaram um espaço de descontração e convivência, valorizando a diversidade e a criatividade de cada grupo presente. Esse encerramento festivo simbolizou a essência do Congresso, promovendo a integração e a cultura de paz entre todos os envolvidos, e reforçando o compromisso coletivo com a formação humana e social, em cada uma das temáticas discutidas.

Texto: Eduardo Freire, Larissa Barreiros, com colaboração de Jéssica Silva / Fotos: Giuliano Celms e Frederico Battistelli

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Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa institucional intitulado GESTÃO DE TALENTOS, abarca em suas atividades o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, de acordo com o que regulamenta o Decreto n.º 5.598, de 1º de dezembro de 2005.
O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, também é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), à luz da promoção da integração ao mundo do trabalho.
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens com acesso a direitos, com promoção da sua autonomia e com melhoria de sua qualidade de vida.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento social;
- Contato com as empresas, acompanhamento do processo seletivo dos aprendizes, elaboração de documentos pertinentes;
- Realização de atividades previstas nos planos específicos de cada curso;
- Acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes nas empresas.

Público-alvo:

O programa de aprendizagem visa atender jovens adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, regularmente matriculados na rede regular de ensino (fundamental ou médio), ou concluinte do ensino médio, na abrangência territorial e nas proximidades da Instituição Qualificadora e Certificadora.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo por meio do acesso a atividades socioculturais e de lazer.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos usuários o desenvolvimento sociocultural, favorecendo a inclusão na sociedade.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e respeito às diversas linguagens artísticas e culturais;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas, com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes e jovens.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Desenvolvimento das atividades do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco (elaboração do projeto e apresentação do enredo, preparo das fantasias, alegorias e carros alegóricos; finalização dos preparativos e desfile no carnaval);
- Realização de ensaios, curso de bateria mirim e outros afins;
- Continuidade nas atividades artísticas e esportivas nos finais de semana e férias.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Preparar e favorecer a todos que frequentam esses espaços, a formação e a responsabilidade diante do mundo tecnológico.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos incluídos digitalmente e/ou com seu repertório tecnológico ampliado.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Inclusão digital e prestação de serviços à comunidade, por meio de dois Telecentros;
- Desenvolvimento de curso de sistemas administrativos ERP, de forma remota, por meio da parceria com o Instituto de Oportunidade Social (IOS);
- Capacitação em softwares diversos, incluindo a Inteligëncia Artificial, por meio de parcerias como: Microsoft e United Way Brasil.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Programa de Capacitação Continuada prevê a realização de atividades regulares e contínuas; organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. A Capacitação Continuada contempla os colaboradores na perspectiva de desenvolvimento, educação formal, capacitação, aperfeiçoamento, treinamento, qualificação, desempenho entre outros.

Objetivo Geral:

Contribuir com a capacitação, desenvolvimento profissional e continuado dos colaboradores e comunidade educativa e/ou local.

Resultados:

- Equipe gestora e técnica com pós-graduação e/ou especialização no segmento de atuação, terceiro setor ou áreas afins;
- Colaboradores da área docente e administrativa com formação em nível superior completa ou em curso;
- Colaboradores de nível operacional com formação ensino médio completo;
- Colaboradores motivados, capacitados e preparados para o desenvolvimento das atividades;
- Melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido e da qualidade de vida dos trabalhadores;
- Jovens formados no ensino superior;
- Melhoria da qualidade de vida dos jovens contemplados e da comunidade regional;
- Oportunidade de formação e partilha de conhecimento com a comunidade local e profissionais da educação / assistência social.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Encontros Formativos sobre temas variados e direcionados à assistência e educação social;
- Incentivo à capacitação permanente de forma presencial ou on line;
- Realização bianual do Congresso de Educação e Feira Educativa de Inovação e Tecnologia (FEITEC na Zona Leste), em alternância.
- Manutenção das parcerias com: a Stiftung Kinder Schirm e Deutsche Provinz der Salesianer Don Bosco, da Alemanha, para o custeio do ensino superior de jovens que foram atendidos em nossos serviços de proteção especial, especialmente do SAICA; instituições e universidades diversas para a concessão de descontos, bolsas de estudos parciais ou integrais aos colaboradores, familiares e jovens atendidos.

Público-alvo:

Jovens atendidos e colaboradores (CLT, estagiários e voluntários) que integram a organização; bem como, comunidade, educadores e profissionais participantes do Congresso de Educação Social.

Descrição da Atividade Realizada:

Desenvolvimento de atividades socioeducativas que oportunizem o conhecimento do corpo, dos cuidados com a saúde e os caminhos necessários para acesso à rede.

Objetivo Geral:

Promover qualidade de vida por meio de cuidados com a saúde e oportunizar o acesso de educandos e suas famílias aos serviços básicos da saúde, em articulação com a rede.

Resultados:

- Adolescentes orientados e atendidos em suas necessidades;
- Crianças, adolescentes, jovens, adultos encaminhados para diversos serviços de saúde.

Atividades de Destaque:

- Reuniões para orientação e capacitação da equipe de colaboradores;
- Encaminhamento para tratamento de dependência química;
- Capacitação e atendimento em primeiros socorros;
- Atenção à Saúde Mental, com palestras e encaminhamentos; - Casa do Adolescente.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

Este programa, por meio de formações, reuniões e atividades direcionadas, promove o (a):
- Realização de um trabalho socioeducativo de educação ambiental;
- Investimento na interação indivíduo – meio ambiente, tornando-a mais saudável, responsável e crítica;
- Preservação do meio ambiente, favorecendo a reflexão das pessoas acerca da cidadania e da corresponsabilidade;
- Promoção de passeios que propiciem o contato com a natureza, gerando uma interação prazerosa e consciente;
- Construção de um ambiente enriquecedor que dê segurança e alegria às pessoas, ao qual elas se sintam conectadas;
- Disponibilização de espaços de convívio e convivência sadia;
- Desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.

Objetivo Geral:

Conscientizar toda a comunidade socioeducativa (usuários, famílias, colaboradores e parceiros) sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência de preservação ambiental, despertando o pleno exercício da cidadania e oportunizando o convívio com a natureza, estando em plena sintonia com as recentes campanhas da fraternidade que tratam da defesa dos biomas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Resultados:

- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Famílias participando do processo educativo das crianças, adolescentes e jovens;
- Consciência socioambiental desenvolvida;
- Contribuição com a melhoria das condições climáticas e ambientais.

Atividades de Destaque:

- Formação socioambiental para toda comunidade educativa;
- Manutenção dos espaços disponíveis;
- Encontros formativos e de lazer;
- Reciclagem e redução da utilização de descartáveis;
- Manutenção e ampliação de cursos de energia renovável (Fotovoltaico, Hidrogênio Verde e outros), iniciados com parceria internacional (GIZ - Alemanha) e estadual (CDHU), posteriormente continuado em parceria com SMADS.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Modalidade CEDESP, é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas para jovens e adultos. Visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e contribuir para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania.

Resultados:

- Adolescentes, jovens e adultos com direito ao acesso ao serviço, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda;
- Adolescentes inseridos na rede formal de ensino; - Adolescentes, jovens e adultos com convívio e vínculos mais fortalecidos;
- Adolescentes, jovens e adultos qualificados profissionalmente de acordo com a demanda do mercado de trabalho;
- Adolescentes, jovens e adultos com aptidões para vida produtiva e social desenvolvidas;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso e conhecimento sobre seus direitos e deveres;
- Adolescentes, jovens e adultos com relações mais fortalecidas com resgate da cidadania, autoestima, senso crítico e participação na vida pública;
- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens e adultos;
- Adolescentes, jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho formal ou desenvolvendo atividade empreendedora após a conclusão das atividades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento dos módulos 1 (Convívio), 2 (Mundo do Trabalho) e 3 (Formação Inicial e Continuada);
- Atendimento de demanda externa, manutenções preventivas, capacitações e eventos diversos;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes, jovens e adultos, de 15 a 59 anos e onze meses, em situação de vulnerabilidade e risco social, em cumprimento de medidas socioeducativas, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiência, desde que em condições mínimas de participação nas atividades do curso escolhido.

Descrição da Atividade Realizada:

O Circo Social caracteriza-se como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, incrementado com atividades da arte circense. Desenvolve atendimento socioeducativo, no contra turno escolar, para crianças e adolescentes, em regime intermitente ou contínuo, a partir de interesses e potencialidades das diferentes faixas etárias. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidades;
- Adolescentes, jovens e adultos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para formação, planejamento e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Desenvolvimento de oficinas e atividades socioeducativas artísticas, culturais e esportivas (Artes Circenses, Arte e Lazer, Atletismo, Capoeira, Cidadania, Dança, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Iniciação Esportiva, Música, Taekwondo e Teatro);
- Participação dos usuários em passeios, apresentações artísticas e competições esportivas;
- Realização de um espetáculo anual, envolvendo todas as oficinas;
- Encontros e eventos com usuários e famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e 11 meses, sendo pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, identificadas em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Modalidade CCA atende crianças e adolescentes, oferecendo atividades socioeducativas, no horário de contraturno escolar, propiciando o desenvolvimento de interesses e potencialidades. O trabalho é pautado em ações socioeducativas que contribuem para prevenção de vivências de isolamento e situações de risco social, favorecendo experiências no desenvolvimento de sociabilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.

Objetivo Geral:

Oferecer proteção social à criança e adolescente, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Resultados:

- Crianças e adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Crianças e adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR), caso atendam o perfil;
- Crianças e adolescentes com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Crianças e adolescentes com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou na rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Famílias com possibilidades ampliadas quanto à capacidade protetiva de seus membros e de superação de dificuldades;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidade;
- Crianças e adolescentes com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede intersetorial;
- Desenvolvimento de oficinas (Arte e Lazer, Dança, Percussão, Convívio e Cidadania);
- Participação em passeios, eventos internos e externos;
- Realização de atividades e formações com as famílias;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

- Centro para Crianças de 6 a 11 anos e 11 meses;
- Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.
Sendo crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho, com fragilidade de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência doméstica, exploração e abuso sexual e pessoas com deficiências.

Descrição da Atividade Realizada:

A Associação Beneficente Bom Pastor administra três Centros de Educação Infantil em Itaquera – dois no Distrito de José Bonifácio e um no Distrito de Itaquera, no bairro de Itaquera, periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo, conveniados com a Secretaria Municipal de Educação: CEI Bom Pastor 1 – “Nogueira Sudeste”, CEI Bom Pastor 2 – “José Bonifácio” e CEI Bom Pastor 3 – “Itaquera I”.
A Educação Infantil tem como objetivo geral a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 3 anos, no despertar de suas capacidades cognitivas, físicas, emocionais, estéticas, éticas para favorecer e qualificar sua inserção social. Nossa meta a ser atingida, baseada no Sistema preventivo e nos Direitos Humanos, tem como expectativa desenvolver um ser humano atuante, democrático, livre, crítico, autônomo, orientado e incentivado a reconhecer-se como cidadão de direitos.
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação definiu a Educação Infantil (creches e pré-escolas) como a primeira etapa da Educação Básica. Esta definição representou um avanço importante no sentido de explicitar o dever do Estado com a educação das crianças e garantir o direito da população de até quatro anos de idade às políticas educacionais de qualidade.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças e afetam a construção de suas identidades.

Objetivo Geral:

Contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, promovendo a socialização da criança por meio da construção de sua identidade e autonomia com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Período de realização:

De fevereiro a dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Resultados:

- Promoção do desenvolvimento infantil em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e moral, contribuindo para a construção do conhecimento sobre si e o mundo;
- Desenvolvimento de atividades de educação, proteção, alimentação, saúde e lazer;
- Inserção da criança no Programa por meio de Banco de Dados da SME, solicitação do Poder Judiciário ou da Família;
- Estabelecer relação de amizade e afetividade entre crianças – família – educadores;
- Articulação do Projeto Político Pedagógico;
- Realização de Passeios, Mostras Culturais e Projetos diversos.
- Participação das famílias no trabalho educativo, por meio de reuniões, participação em eventos e festas;
- Capacitação continuada dos educadores;
- Articulação com diversos parceiros para manutenção e desenvolvimento do trabalho.

Atividades de Destaque:

● Atividades pedagógicas e formações;
● Reuniões diversas para planejamento e avaliação;
● Mensuração dos Indicadores de Qualidade com as famílias;
● Acompanhamento e apoio às famílias;
● Participação na Jornada Pedagógica SME;
● Participação em Seminários, Congressos e Eventos afins;
● Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Crianças de 0 a 3 anos e onze meses de idade, de ambos os sexos.

Descrição da Atividade Realizada:

O Núcleo de Convivência para Idosos caracteriza-se como espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, para pessoas acima de 60 anos.

Objetivo Geral:

Contribuir para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvendo a autonomia, a sociabilidade, o fortalecimento de vínculos, sociais e familiares, prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social.

Resultados:

- Idosos inseridos e participando de atividades que promovam a autonomia, cidadania, construção de novos projetos de vida, com intercâmbio de experiências e conhecimentos;
- Idosos participando efetivamente de atividades de promoção da saúde, lazer, cultura e educação que favoreçam o envelhecimento saudável;
- Idosos com vínculos sociais, familiares e comunitários mais fortalecidos;
- Idosos com acesso a padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, escuta qualificada e visitas domiciliares;
- Desenvolvimento de oficinas socioeducativas, esportivas, artísticas e de inclusão digital;
- Participação nos fóruns do idoso, eventos e passeios;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Idosos, com idade superior a sessenta anos, em situação de vulnerabilidade social.

Descrição da Atividade Realizada:

Atendimento, de forma articulada com as políticas públicas, de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, tendo em vista a construção do projeto de vida, em consonância com os preceitos estabelecidos nas leis normativas, a Constituição Federal/88, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, bem como o Projeto Político Pedagógico Institucional.

Objetivo Geral:

Oferecer acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou de Prestação de serviços à Comunidade.

Resultados:

- Adolescentes com acesso às políticas públicas, especialmente à assistência social, educação, saúde e cultura;
- Adolescentes inseridos nos Programas de Transferência de Renda (PTR) caso atendam o perfil;
- Adolescentes com condições para iniciarem a construção de projeto de vida que vise à ruptura com a prática do ato infracional;
- Adolescentes e jovens estabelecendo metas sobre o trabalho a ser desenvolvido para o cumprimento da medida socioeducativa de acordo com o termo judicial;
- Adolescentes e jovens com vínculos sociais, comunitários e familiares mais fortalecidos;
- Adolescentes e jovens com vivência que favoreçam a ampliação do universo cultural de acordo com suas habilidades e talentos, no próprio serviço ou a rede socioassistencial;
- Adolescentes e jovens exercendo a cidadania e protagonismo juvenil;
- Adolescentes e jovens com iniciação e/ou habilitação profissional.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicopedagógico e social de usuários e famílias;
- Articulação com a rede socioassistencial e intersetorial;
- Realização de formações e oficinas;
- Formação continuada da equipe técnica;
- Reuniões mensais com as famílias;
- Encaminhamentos para escolarização e profissionalização;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física do imóvel ocupado.

Público-alvo:

Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade assistida e/ou de Prestação de Serviços à Comunidade.
Excepcionalmente, jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pelas Varas Especiais da Infância e Juventude e/ ou Departamento de Execuções da Infância e Juventude – DEIJ.

Descrição da Atividade Realizada:

Oferta de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O ambiente acolhedor está inserido na comunidade e tem aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado é personalizado, em pequenos grupos e favorece o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

Objetivo Geral:

Acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.

Resultados:

- Crianças e adolescentes acolhidos em suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades;
- Crianças e adolescentes com acesso a ambiente acolhedor e espaços reservados a manutenção da privacidade do usuário;
- Crianças e adolescentes tendo seus danos por vivências de violência e abusos reparados e/ou minimizados;
- Crianças e adolescentes com suas identidades, integridades e histórias de vidas preservadas;
- Crianças e adolescentes com possibilidades de vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
- Crianças e adolescentes com acesso a serviços, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda, conforme necessidades, inserção e permanência na rede de ensino, bem como iniciação e habilitação profissional;
- Crianças e adolescentes recebendo ações pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;
- Crianças e adolescentes com conhecimento sobre seus direitos e como acessá-los;
- Crianças e adolescentes com oportunidades de escolha, tomada de decisão e protagonismo;
- Crianças e adolescentes com acesso a experiências para relacionar-se e conviver em grupo, administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir;
- Crianças e adolescentes com oportunidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e reivindicações;
- Crianças e adolescentes com acesso a espaços com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto;
- Crianças e adolescentes com acesso a alimentação em padrões nutricionais adequadas e adaptadas às necessidades específicas;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos e possibilitando convivência sadia para seus pares.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação; - Inserção e acompanhamento das crianças e adolescentes na rede pública de ensino e serviços socioeducativos;
- Acompanhamento e encaminhamento para atendimento médico, odontológico e psicológico;
- Acompanhamento de adolescentes e jovens para cursos e empregos, bem como, desenvolvimento da autonomia;
- Acompanhamento psicopedagógico e social;
- Elaboração e manutenção do PIA;
- Realização de audiências concentradas e discussão de casos;
- Articulação com a rede e com as famílias biológicas e/ou afetivas;
- Realização de formações de modo remoto e presencial;
- Desenvolvimento de atividades formativas e lúdicas;
- Manutenção nos equipamentos e estrutura física dos imóveis ocupados.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal e social, vítimas de abandono e tráfico, trabalho abusivo e maus tratos, encaminhados pelo poder judiciário.

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