MORADORES DO “PORTAL DOM BOSCO” RECEBEM TÍTULO DE REGULARIZAÇÃO DE SEUS IMÓVEIS

18/04/2024
Autor desconhecido

Após décadas de espera, empenho da comunidade e da luta incansável do Padre Rosalvino, moradores do "Portal Dom Bosco", construído em mutirão, recebem, junto com munícipes de outras comunidades, o tão sonhado documento de regularização.

Comunicação/OSDB Itaquera

Mais de 20 anos de luta e o esperado reconhecimento finalmente chegou. Era final dos anos 90, sob a gestão do então governador Mário Covas, quando o nosso diretor-presidente, Padre Rosalvino Morán Viñayo, e toda uma comunidade, aqui em Itaquera, se mobilizaram para a construção do que é considerado até hoje, nas palavras do próprio Rosalvino, um “modelo de Mutirão e de Mobilização Social, em prol do direito à moradia”. Famílias inteiras, organizadas e envolvidas em todo o processo e que colocaram literalmente a mão na massa, atuaram em conjunto para erguer o sonho da casa própria.

No último domingo, dia 14 de abril de 2024, no Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, na zona norte da capital, mais conhecido como “Estádio do Canindé”, da Associação Portuguesa de Desportos, a Portuguesa, 14.350 famílias, vindas dos bairros do Jaraguá, São Miguel Paulista, Guaianases, Cangaíba, Vila Prudente e de Itaquera, receberam os seus respectivos títulos de regularização fundiária, o que possibilitará, daqui em diante, a emissão das matrículas de imóveis localizados em 16 empreendimentos habitacionais destinados às famílias de baixa renda na Cidade de São Paulo, e que agora passam a ser legalmente donas dos imóveis onde moram.

Após décadas de espera e de muito empenho da comunidade, – algumas famílias aguardavam a documentação há mais de 30 anos – , e da luta incansável do Padre Rosalvino, a emissão das certidões aconteceu, após um extenso trabalho técnico e de parceria com órgãos do Estado de São Paulo, cartórios e a Prefeitura da Cidade. A posse do documento garante aos moradores beneficiados a legítima propriedade dos imóveis, além de vantagens como acesso ao mercado formal de crédito e o direito de comercializar ou transferir o imóvel para herdeiros, entre outras.

Padre Rosalvino falou sobre a importância deste dia, esperado por tanto tempo pela comunidade itaquerense:

“Foi um dia, um domingo, maravilhoso! O cidadão, a cidadã, que não era dono e nem dona de nada, de repente, com o documento que foi entregue, se torna proprietário, proprietária! Pode comprar, pode vender, fazer o que quiser. Parabéns prefeito Ricardo Nunes, ao governador Tarcísio de Freitas. Foi um dia emocionante, único e completo. O povo vibrou, aplaudiu, e as pessoas se tornaram proprietárias! É esse direito que se dá ao cidadão, à cidadã: CI-DA-DA-NI-AAAA!!!!. Foi um grande dia. Nota 10!!!!”

Tags:
WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
28/04/2022
APÓS VISITA À OBRA SOCIAL, CONSELHEIRO SALESIANO DEIXA MENSAGEM DE ESPERANÇA
Pela primeira vez na zona leste e na Obra Social Dom Bosco, padre Gabriel Romero, Conselheiro Salesiano da América Cone Sul, fala sobre as impressões e sobre a presença salesiana em São Paulo e em Itaquera, durante a sua visita.
22/05/2025
FESTA DA FAMÍLIA DA DOM BOSCO REÚNE COMUNIDADE EM CELEBRAÇÃO DA DIVERSIDADE E UNIÃO
29/12/2023
CEDESP DOM BOSCO ITAQUERA CELEBRA OS FORMANDOS DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2023
Com quase 2 mil educandos e educandas formados só neste último semestre do ano de 2023, o CEDESP Dom Bosco Itaquera realiza a sua 75ª cerimônia de formatura, com um olhar ainda mais especial para o futuro e para as próximas gerações.
Descrição da Atividade Realizada:

Propiciar o desenvolvimento da autonomia, o protagonismo social e a formação cidadã das famílias atendidas nos serviços executados pela organização.

Objetivo Geral:

Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando sua história, tornando-a agente de transformação social.

Resultados:

- Famílias participando do processo educativo dos adolescentes, jovens, adultos e idosos;
- Famílias com vínculos mais fortalecidos;
- Famílias encaminhadas para Programas de Transferência de Renda e rede socioassistencial.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acompanhamento psicossocial, visitas domiciliares e entrega de cestas básicas, quando disponíveis;
- Reuniões e encaminhamentos visando à garantia de direitos, depois de acolhida e escuta qualificada.

Público-alvo:

Famílias dos usuários atendidos pelos diversos Serviços e Programas executados pela organização, bem como comunidade local.

Descrição da Atividade Realizada:

O programa Gestão de Talentos prevê a realização de atividades regulares, contínuas, organizadas anualmente, com periodicidade definida de acordo com o planejamento prévio e calendário institucional. As ações do Programa estão organizadas da seguinte maneira: a) Encaminhamento para o Mercado de Trabalho; b) Aprendizagem; c) Voluntariado; d) Campo de Estágio.

Objetivo Geral:

Contribuir com a formação e inserção profissional e cidadã dos usuários dos diversos Serviços, Programas e Projetos executados pela presença salesiana, bem como dos membros da comunidade local.

Resultados:

- Jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho;
- Jovens e adultos capacitados para iniciativas empreendedoras;
- Jovens e adultos com aptidões e consciência para o exercício da cidadania por meio da prática de voluntariado;
- Jovens e adultos qualificados profissionalmente e acolhidos para a prática de estágio.

Atividades de Destaque:

- Reuniões diversas para planejamento, formação e avaliação;
- Acolhida, orientação, encaminhamento e acompanhamento de cidadãos usuários e pessoas da comunidade no mercado de trabalho;
- Celebração de parcerias com empresas privadas e empregadoras;
- Renovação de parcerias com instituições de ensino para a oferta de campo de estágio e acompanhamento dos estagiários;
- Cadastro de novos voluntários e acompanhamento de todos em seus ambientes de trabalho voluntário.

Público-alvo:

Jovens e adultos, a partir de 15 anos.