Pe. Lima assessora para padres e diáconos da Arquidiocese de São Paulo

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O Centro de Espiritualidade Inaciana – Vila Kostka Itaici, em Indaiatuba (SP), acolhe entre os dias 4 e 7 de agosto o 12º Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo.

Os 234 inscritos, entre padres e diáconos, refletem sobre o tema “Iniciação à vida cristã”. Participam também o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e os bispos auxiliares da Arquidiocese.

Para assessorar o curso foi convidado o Padre Luiz Alves de Lima, salesiano, doutor em Teologia Pastoral Catequética, assessor de catequese na CNBB e CELAM, editor e redator da Revista de Catequese.

Padre Lima iniciou sua reflexão apresentando o documento 97 da CNBB, “Iniciação à vida cristã: um processo catecumenal”, abordando temas como a Catequese Renovada, suas motivações, conceitos antropológicos e filosóficos sobre a iniciação e a experiência mistagógica proposta pelo Ritual de Iniciação Cristã (Rica).

Além da fundamentação teórica, o curso conta com a apresentação de experiências pastorais relacionadas à Iniciação à vida cristã na liturgia em dimensões como a paroquial, com os que se preparam para o Matrimônio e junto ao povo de rua. Essas experiências foram apresentadas por padres da Arquidiocese.

“Muitos padres já estão desenvolvendo iniciativas nesse sentido. Estão sendo apresentadas experiências muito bonitas. Não é apenas uma teoria, mas uma realidade que já estamos vivendo”, afirma o Padre Lima, que destacou o grande número de participantes e o interesse deles pelo tema do curso.

O coordenador geral do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Padre Tarcísio Marques Mesquita, ressalta que a iniciação à vida cristã é uma das urgências pastorais da Arquidiocese sobretudo em tempos de “descristianização” da sociedade.

“Aquele pressuposto de que todas as pessoas já possuem os fundamentos da fé não é válido no contexto atual. Para isso, é necessário que seja feita uma iniciação mais profunda, em etapas, cristocêntrica, fundamentada na bíblia, com rituais que ajudem a pessoa a se introduzir no mistério”,  afirma Padre Tarcísio.

Arquidiocese de São Paulo

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: