Pedagogia Salesiana

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

 

O trabalho educativo de Dom Bosco (São João Bosco) em favor dos jovens era baseado num espírito de amor. Mais do que educador, o santo era um amigo dos jovens e eles sabiam que poderiam contar com aquele padre dotado de grande inteligência e, ao mesmo tempo, de simplicidade. Com o seu Sistema Salesiano de Educação, ou Sistema Preventivo, Dom Bosco transformou o ato educativo em espiritualidade e vice-versa. 

O Educador Salesiano

O educador salesiano, além de criar elos entre o aluno e o conhecimento, tem a missão de abrir janelas para a vida. Ele tem a capacidade de se fazer presente no cotidiano do aluno de forma significativa. Para isso, apresenta-se para o educando, sem imposição, como uma referência em valores e atitudes. O nosso educador sabe que os valores são incorporados por meio da experiência, a vivência e a reflexão. Ele é um entusiasta da Pedagogia de Dom Bosco, que valoriza tanto a prática quanto o embasamento teórico. As crianças e adolescentes vivem uma fase em que a dúvida e a busca são constantes e tendem a agir para depois refletirem sobre suas ações. Por isso, o educador salesiano cria espaços para que o jovem vivencie situações que lhe encaminhem para as escolhas certas. Aquelas escolhas racionais, norteadas por bons valores, que permitem a construção de uma vida repleta de sonhos e realizações. 

Sistema Preventivo

A Pedagogia Salesiana, também conhecida como o Sistema Preventivo, é um dos diferenciais da educação salesiana. Ela é fundada em três bases: “amor” – também entendida na palavra italiana amorevollezza. Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: “Faça-se amar e não se faça temer”. “Razão” – Dom Bosco acreditava que só a razão podia dizer ao coração o que é o bem. É por isso que a ciência sempre foi um grande pilar da educação salesiana. “Espiritualidade” – no projeto de Dom Bosco, a espiritualidade é o fundamento e coroamento dos valores e dos compromissos educativos do amor e da razão (PAULA, 2008, p. 65). Tornar os jovens “bons cristãos e honestos cidadãos” era uma grande meta de São João Bosco. Para conhecer mais: PAULA, Antônio Pacheco de. Manual do colaborador salesiano. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2008. (Coleção Literatura Salesiana); www.sdb.org; www.cgfmanet.org. 

Fonte: Rede Salesiana de Escolas (RSE)

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: