O ex-aluno do Colégio Dom Bosco – Piracicaba, e atual pesquisador da Pixar, Fernando de Goes, foi premiado pelo desenvolvimento de um sistema para simulação dinâmica de objetos elásticos utilizado em diversas produções do estúdio Pixar.
Este ano, oito áreas foram premiadas pelo SciTech Oscar, incluindo a categoria “Soft Bodies”, que em tradução livre significa corpos macios/deformáveis. No estúdio, ele foi responsável por desenvolver o sistema de simulação ao lado dos pesquisadores Theodore Kim, David Eberle e Audrey Wong.
A premiação é concedida anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aos desenvolvedores de efeitos especiais práticos e digitais.
Origem
De origem piracicabana, o brasileiro iniciou os seus estudos no Colégio Dom Bosco, de Piracicaba, em 1989. Seguindo a formação salesiana, do Pré ll até o Ensino Médio, Fernando de Goes concluiu seus estudos em 2001.
Em 2015, após concluir o doutorado na Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), Fernando de Goes chegou aos Estúdios de Animação Pixar. A empresa norte-americana, localizada na Califórnia, é uma das mais premiadas e reconhecida globalmente.
Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Informações: Colégio Dom Bosco de Piracicaba e Instituto de Matemática Pura e Aplicada
Imagens: Pixar Animation Studios