Preparativos em Andamento para o Primeiro Encontro Continental da RASS

Representantes da RSB e RASS se Reúnem em Guarulhos para Planejar Evento de Setembro de 2024 no Brasil

De 19 a 22 de setembro, na cidade de Guarulhos (SP), representantes da Rede Salesiana Brasil (RSB) e da Rede América Social Salesiana (RASS) se reuniram para programar o primeiro Encontro Continental da RASS, que está previsto para acontecer no Brasil, em setembro de 2024.

Durante os três dias, o grupo se dedicou a refletir e encaminhar os conteúdos a serem apresentados, elaborar o planejamento do encontro e, especialmente, conhecer os possíveis espaços que podem sediar o evento em São Paulo.

O primeiro Encontro Continental da RASS terá o propósito de reflexão e formação dos participantes, em prol dos trabalhos da Ação Social desenvolvidos pelas presenças salesianas do continente americano junto às juventudes locais, em especial aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social.

“As expectativas que temos para o Encontro que se realizará aqui em São Paulo, no próximo ano, 2024, em primeiro lugar é retomar o caminho, de maneira presencial, da Rede América Social Salesiana. Junto a isso, também seguir dando passos em direção ao compromisso que, como Redes [RSB e RASS], fizemos no Congresso de Obras e Serviços Sociais Salesianos realizado em Turim, de maneira que ambas as Redes possamos continuar cultivando e criando vínculos maiores que nos permitam compartilhar experiências, que nos permitam compartilhar espaços de formação, de articulação, de comunicação e também experiências que ambas as Redes vão ganhando no caminho”, diz o Diretor da RASS, Pe. Alex Figueroa.

“A Rede Salesiana Brasil iniciou uma aproximação maior com a RASS a partir do ano de 2020. Em 2021, tivemos várias reuniões on-line, em 2022, participamos do mesmo encontro em Turim e, este ano, estamos realizando a preparação deste Encontro Continental que vai fazer com que a gente se aproxime ainda mais […] Tanto uma quanto a outra Rede tem caminhos bem diferentes, mas, ao mesmo tempo, se unificam quando a gente tem essa prática de poder estar trabalhando em prol dos jovens, adolescentes e crianças que estão nas nossas unidades sociais. O Encontro de setembro do ano que vem quer ser esse reforço de estarmos juntos, refletindo e acompanhando um pouco do processo da realidade juvenil, para podermos ser uma resposta ainda mais coerente”, completa a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

Representando a Rede Salesiana Brasil na reunião preparatório para o I Encontro Continental da RASS estavam a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, e a Coordenadora Executiva, Maria Dantas.  

Representando a Rede América Social Salesiana, estavam o Diretor da RASS, Pe. Alex Figueroa; o Assessor de Formação, Ir. Richard Duarte; e a Responsável pela Comunicação, Soledad Soto.

Representando as Inspetorias Salesianas do Brasil estavam a Coordenadora da Ação Social da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Glaziele Cristina, e a Coordenadora da Ação Social da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, Rosemeire Gomes Silva; além da presença do Referente para a Ação Social da Inspetoria de São Paulo, Pe. Agnaldo Soares Lima.

No último dia da reunião entre a RSB e a RASS, o grupo promoveu a conclusão dos trabalhos pela manhã e, em seguida, visitou a Feira de Inovação e Tecnologia na Zona Leste (FEITEC 5.0), que acontece de 20 a 22/09, onde a Rede Salesiana Brasil conta com um stad dedicado à apresentação da Coleção Mundo Aprendiz. O stand da RSB na FEITEC 5.0 é coordenado pelo Formador da Ação Social Salesiana, Eduardo dos Santos Batista.

O grupo também visitou a Obra Social Dom Bosco de Itaquera (SP), mesma obra que promove a FEITEC em São Paulo. A visita contou com a presença do Presidente e Fundador da Obra Social Dom Bosco, Pe. Rosalvino Morán Viñayo.

Fonte: Rede Salesiana Brasil

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: