Presença salesiana de Guarujá celebra Semana Santa 2024

Entre os dias 24 e 30 de março a comunidade local vivenciou o tríduo pascal e contou, também, com encontros formativos para os jovens

Entre os dias 24 a 30/03 foi celebrada com muita emoção a Semana Santa, considerada a semana mais importante para a igreja católica, onde recordamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, na paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro.

A Semana Santa teve início com a celebração do Domingo de Ramos, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém, iniciando com uma breve procissão seguida de missa presidida pelo pároco P. Hélio Espínula Soares Pinto, SDB, concelebrada pelo Diácono Leandro Procópio Donizete, SDB e pelo Diácono permanente Willian de Paula Gomes.

Na segunda-feira (25), aconteceu o Ofício nas Trevas, onde os fiéis rezam e meditam o momento de sofrimentos que Jesus passou quando foi preso e se sentiu sozinho e abandonado por seus discípulos, antes de sua Paixão e Morte na cruz. A igreja ficou com as luzes apagadas e apenas 14 velas e o Círio Pascal ficaram acesos representando a luz de Cristo. O Ofício das trevas foi presidido pelo pároco Padre Hélio Espínula, SDB e o Seminarista Wellington Martins, SDB.

Na terça-feira (26), ocorreu o Ofício das Sete Dores de Nossa Senhora celebrado pelo Diácono Leandro Procópio, SDB, no qual é feita uma breve reflexão sobre o sofrimento que Maria passou ao longo de sua vida. Durante o ofício, algumas mulheres da paróquia acenderam as velas que simbolizam cada dor que Maria passou.

Na quarta-feira (27), realizou-se a celebração penitencial após a missa presidida pelo pároco Padre Hélio Espínula, SDB, onde em oração juntamente com toda a comunidade foi realizado o exame de consciência, reconhecendo as culpas, fazendo sincero pedido de perdão por todos os pecados.

Na quinta-feira (28), foi o momento da celebração da Ceia do Senhor, que deu início ao Tríduo Pascal e é marcada por ritos importantes, dentre eles o lava-pés que contou com a presença de 12 voluntários representando alguns grupos e pastorais que atuam na paróquia. Após a celebração, foi feita a transladação do Santíssimo Sacramento até o salão paroquial onde foi realizada uma adoração em companhia dos fiéis presentes. A celebração foi presidida pelo pároco P. Hélio Espínula, SDB e concelebrada pelo diácono permanente Willian de Paula Gomes.

Na sexta-feira (29), aconteceu a celebração da Paixão de Cristo, presidida pelo pároco Pe. Hélio Espínula, SDB. Ao longo da celebração houve o rito de adoração de Cristo na cruz, onde os fiéis honram a cruz, adorando ao Senhor e agradecendo o seu amor. No final da tarde, ocorreu a procissão do Senhor Morto, onde foi rezado a Via Sacra ao longo do trajeto percorrendo algumas ruas do centro da cidade, contando com a presença de inúmeros fiéis.

No sábado (30), transcorreu a Vigília Pascal marcando o fim do Tríduo Pascal, a celebração teve início do lado de fora da igreja com a benção do fogo e a entrada do Círio Pascal, representando a luz de Cristo. Após o rito de proclamação da Páscoa e as leituras, foi entoado o cântico de glória e apresentado o Cristo Ressuscitado.

Todas as celebrações foram marcadas por um enorme número de fiéis em nossa paróquia louvando e agradecendo, assim como relatou a paroquiana Márcia Estevam, “Achei muito bem organizado, foi tudo muito lindo e emocionante, vivenciar do início ao fim a semana mais importante da Igreja Católica e o verdadeiro sentido da Páscoa. Cristo Vive!”. A paroquiana Daiane Batista também contou a sua experiência em servir cantando nas celebrações, “Tive a oportunidade de servir cantando durante a semana, e foi um momento de renovação de fé e gratidão, em que pudemos acompanhar detalhadamente tudo aquilo que Jesus passou do início ao fim por todo seu amor e compaixão pela humanidade”.

A semana santa também foi realizada nas capelas e as celebrações foram realizadas pelos vigários paroquiais, P. Evaristo Higa, SDB, P. Justo Ernesto Piccinini, SDB, P. João Roberto Pavani, SDB. Também estiveram presentes padres visitantes ajudando nas celebrações, dentre eles, estavam P. Claudio Andrade Motta, SDB, P. Tercio Rodrigo, SDB e o monge beneditino Dom João Evangelista.

Páscoa Juvenil 2024

Ao longo da Semana Santa entre os dias 28/03 a 30/03, foi realizada na paróquia a Páscoa Juvenil, que são encontros de crescimento espiritual para que os jovens possam vivenciar a Semana Santa de maneira mais profunda e refletir sobre a memória do mistério de Cristo e de sua morte e ressureição.
A Páscoa Juvenil ocorreu antes das celebrações do Tríduo Pascal, sendo organizada pelos catequistas da paróquia e o diácono salesiano Leandro Procópio Donizete, SDB. Os encontros foram voltados aos crismandos, houve também a presença do grupo de jovens Maranata.

As temáticas abordadas nos encontros foram voltadas aos ritos do Tríduo Pascal, o 1º dia – Lava Pés, 2º dia – Paixão de Cristo e o 3º dia – Vigília Pascal, através de partilhas e dinâmicas foram apresentados aos jovens os principais símbolos dessas celebrações e o significado de cada um, a fim de que eles pudessem compreender a importância do mistério pascal.

O crismando Guilherme de Aquino contou sua experiência ao participar pela primeira vez da Páscoa Juvenil, “A Páscoa Juvenil foi ótima, (…), ali conseguir perceber que a maior prova de amor já foi feita naquela cruz, tantas coisas que antes pra mim não tinham tanto significado e agora percebo que cada momento era um grande gesto de humildade e amor”. A jovem Bianca Costa integrante do grupo Maranata também relatou sobre como foi participar desses encontros: “Uma das melhores sensações que eu senti, foi as simples palavras de pessoas incríveis que fizeram parte da Páscoa Juvenil, (…), fiquei muito feliz de ter feito parte disso, (…)”, relatou.

Os catequistas que acompanharam de perto os jovens nesses três dias também destacam o quanto foi gratificante a vivência da Páscoa Juvenil, como conta o catequista Neilson Duarte: “foi muito emocionante ver como ficaram tocados, principalmente na sexta-feira da Paixão quando foram convidados a olhar para cruz e ver ali toda entrega de Jesus por amor a nós, bem como no sábado quando, com o círio pascal nas mãos, apreciaram a luz de Cristo”.


Texto Semana Santa por Pamela Aparecida – Pastoral da Comunicação (Pascom)
Texto Páscoa Jovem por Isabella Freire – Pastoral da Comunicação (Pascom)

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: