Reitor-Mor apresenta Estreia do Bicentenário

“Como Dom Bosco, com os Jovens, para os Jovens”: o lema da primeira Estreia do Pe. Ángel Fernández Artime como Reitor-Mor tem o sabor de uma volta à essência do carisma salesiano. O sentido pleno deste dom, feito a toda a FS, se desvela durante a Apresentação da Estreia, ocorrida na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em Roma.

A opção pela data (27 de dezembro) para o lançamento pelo Reitor-Mor representa uma novidade, visto que tradicionalmente ele se reservava para o último dia do ano. O Programa, não obstante, prosseguiu em sua estrutura tradicional. O cordial encontro se deu no Salão-Teatro da Casa. A capacidade do ambiente permitiu acolher as FMA das casas dependentes da Madre, a Comunidade da Casa Geral, as Noviças dos dois Noviciados (de Castelgandolfo e de Roma), muitas Religiosas da Inspetoria Romana, vários Capelães e Confessores, e alguns SDB da vizinha Universidade Pontifícia Salesiana (UPS).

Primeiro falou a Madre Geral das FMA, Ir. Yvonne Reungoat, que deu as boas-vindas ao Reitor-Mor e a todos os presentes.

A seguir  Pe. Fernández Artime ilustrou os pontos mais salientes da Estreia: seu ser-palavra-de-unidade para toda a FS;  um olhar para Dom Bosco para assumir o Coração do Bom Pastor; a atenção preferencial pelos jovens, especialmente os pobres; uma recordação do I Centenário de Nascimento de Dom Bosco (1915) e a realidade do Bicentenário (2015); e para terminar, a evocação de duas mulheres fundamentais do carisma salesiano: Mamãe Margarida e Maria SS.

Em seguida foi projetado o Vídeo de lançamento da Estreia 2015, outro elemento que nos últimos anos se tem imposto como apropriado à tradição, em condição de sustentar, com a imediatez das imagens, a mensagem do Reitor-Mor. “São três, pois – disse o Reitor-Mor –, os recursos disponíveis para este ano: o vídeo de apresentação (I); o Texto da Estreia a ser aprofundado (II); e uma Apresentação, que resume os elementos centrais” (III).
Depois de instantes, para sentir a ressonância entre os presentes, e as perguntas ao P. Fernández Artime, o Ato se encerrou com uma saudação da Madre Reungoat e momentos de convivialidade salesiana.

O texto completo da Estreia, a apresentação e o vídeo podem ser acessados clicando aqui.

Boletim Salesiano via Info ANS

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: