Retiro Valdocco: o pontapé inicial para a vida salesiana

Entre os dias 23 e 26 de janeiro, o Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana (CEJUS), localizado no complexo do Liceu Coração de Jesus, onde também encontra-se o Centro Inspetorial, onze jovens participaram do Retiro Valdocco, realizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.

O retiro, cujo nome remete-se ao primeiro oratório salesiano – criado por Dom Bosco e estabelecido no bairro de Valdocco, periferia de Turim, na Itália – marca o ingresso dos postulantes à vida consagrada salesiana no Aspirantado. Para o Pe. Tiago Eliomar, animador do SAV, “esse retiro quis favorecer que os jovens que vão ingressar no Aspirantado se conhecessem, conhecessem as balizas importantes para iniciar essa fase e refletissem sobre temas importantes da vida religiosa”.

Conteúdos para atingir os objetivos não faltaram. Além de celebrações comunitárias, houve momentos de oração individual, formação e também lazer.

Dentro da proposta formativa, o inspetor salesiano, Pe. Edson Castilho, fez a acolhida inicial e falou aos participantes sobre pontos importantes para o início do Aspirantado. Pe. Narciso Ferreira trabalhou o tema Pedagogia Salesiana, enquanto Pe. Tiago abordou a Espiritualidade Juvenil Salesiana. Os salesianos formandos Eraclides Pimenta e Michel Faria trataram sobre os Conselhos Evangélicos (pureza, castidade e obediência) e dicas práticas para o Aspirantado, respectivamente.

Os onze jovens assistiram e refletiram ainda sobre dois filmes: Karol – o homem que se tornou papa, que conta a história de São João Paulo II, e Madre Teresa: em nome dos pobres de Deus, que retrata a história de Santa Teresa de Calcutá.

No dia 25, data em que a Igreja comemora liturgicamente a Conversão de São Paulo e a capital paulista festeja seu aniversário, todos participaram da missa solene na Catedral da Sé, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese, sacerdotes e bispos das igrejas católicas de rito oriental. Após a missa, os futuros salesianos aproveitaram para realizar uma visita guiada pela catedral que tem o estilo neogótico e uma cripta onde estão guardados os restos mortais de arcebispos, bispos e personagens históricos.

Os jovens se reapresentarão para o início do Aspirantado em Pindamonhangaba no dia 11 de fevereiro.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Pe. Tiago Eliomar e SAV

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: