Romaria da Família Salesiana celebra o Bicentenário de Dom Bosco

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN
Romaria da Família Salesiana 2015

O Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco foi comemorado no Estado de São Paulo com muito entusiasmo por milhares de pessoas, especialmente jovens.

Foram dezenas de atividades como palestras, seminários, apresentações musicais, caminhadas e, a principal delas, a Romaria da Família Salesiana, realizada nos dias 15 e 16 de agosto no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, segundo maior templo católico do mundo, na cidade de Aparecida, e na Comunidade Canção Nova, no município de Cachoeira Paulista, Estado de São Paulo.

A Romaria da Família Salesiana, realizada anualmente, já é um evento tradicional da Inspetoria, mas a comemoração especial dos 200 anos de nascimento do Pai e Mestre da Juventude fez aumentar o número de participantes, reunindo milhares de pessoas vindas de São Paulo e de outros estados brasileiros, além dos expectadores que acompanharam o evento pela TV Aparecida e pela TV Canção Nova, integrante da Família Salesiana.

A alegria era contagiante. A concentração no Porto Itaguaçu – à margem do rio de mesmo nome, onde aconteceu o milagre que originou o nome da Padroeira do Brasil – foi marcada por muita festa, animada por banda e pelos salesianos e salesianas das Inspetorias Santa Catarina de Sena (Filhas de Maria Auxiliadora) e Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos de Dom Bosco).

Pe. Roque Sibioni, vice-inspetor e delegado para a Pastoral Juvenil, conta que “a Romaria da Família Salesiana em Aparecida é sempre uma ocasião muito bonita e alegre de testemunhar a fé em Jesus Cristo por meio do carisma salesiano e perceber o quanto este encontro anima, encoraja e fortalece o sentido de pertença à Família Salesiana e à Igreja, na missão de educar e evangelizar os jovens, tendo presente um grande número deles. Assim como Dom Bosco viveu e transmitiu a presença e o carinho de Maria na sua vida, na sua família e na missão a ele confiada, acompanhando-o ao longo de toda a sua vida, também nós reconhecemos o quanto a presença e a intercessão de Maria é atual e fecunda na vida das pessoas e da Família Salesiana da Inspetoria de São Paulo, que a tem como patrona, sob o titulo de Auxiliadora. Que esta presença materna, carinhosa, atenta, sempre nos ajude a olhar com atenção as necessidades dos mais pobres, preferencialmente, as crianças, adolescentes e jovens, ouvir seus clamores e servi-los com fé, afeto e alegria.

A entronização das imagens de Santa Maria Domingas Mazzarello e de São João Bosco foram o sinal para o início da procissão que seguiu. Com músicas salesianas e gritos de “Viva a Dom Bosco! Viva a Família Salesiana! Viva Nossa Senhora Aparecida” a multidão ingressou no grande estacionamento do Santuário, onde houve uma grande queima de fogos de artifício e grandes balões com imagens de Dom Bosco e de santos da Família Salesiana foram soltos.

Ao meio-dia o templo com capacidade para 45 mil pessoas estava lotado para a missa solene, emocionante, presidida pelo arcebispo salesiano Dom Antonio Carlos Altieri. Carros-andores de São João Bosco, acompanhado por uma jovem representando sua mãe, Margarida Ochiena, e de Nossa Senhora Aparecida, além da Fanfarra Dom Bosco, da Obra Social Dom Bosco, de Itaquera, na capital, foram algumas das homenagens prestadas durante a celebração que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“Encontrar, festejar e celebrar- como Família Salesiana – esta Romariano Bicentenário – “Como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens” –nos convoca e nos compromete a vivermos com renovado entusiasmo, nas diferentes realidades, a nossa resposta vocacional: amar os jovens com o coração de Dom Bosco. Na sua vida e missão, Maria – a Auxiliadora – sempre teve um lugar muito especial e foi uma presença forte, significativa e insubstituível. Dom Bosco afirmava com muita frequência: ‘É Maria quem nos conduz’. ‘Foi Ela quem tudo fez!’. Hoje, a Auxiliadora continua presente, continua agindo! Neste Bicentenário, toda a Família Salesiana é convidada a reafirmar esta certeza: é Maria que nos conduz, nos orienta e nos mostra os lugares onde a juventude espera e precisa da força do carisma salesiano; espera e precisa de pão, de afeto, de educação, de esperança e de fé no futuro”, afirma a inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena, Ir. Helena Gesser.

De Aparecida parte dos participantes seguiram para a Comunidade Canção Nova, na cidade vizinha de Cachoeira Paulista, onde a programação da romaria especial prosseguiu com jantar e shows. No dia seguinte, 16, data oficial do Bicentenário, a manhã começou com missa festiva e foi seguida pela palestra do Pe. Maurício Tadeu Miranda e pela adoração ao Santíssimo Sacramento.

Texto: Anderson Bueno / Vídeo: Solange Moraes Bueno / Fotos: New Face  Fotografia

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: