Saiz Aparicio e mártires da Espanha

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

 

BEM-AVENTURADOS SAIZ APARICIO E MÁRTIRES DA ESPANHA

Início do processo: 8-2-1995
Conclusão do processo: 22-4-1996
Beatifição : 28-10- 2007

Bem-aventurados P. Enrico Saiz Aparicio e 62 companheiros

Espanha 1936-1939

Entre 1936 e 1939 a Espanha foi sacudida por uma dramática e sangrenta guerra civil: um conflito carregado de acesos antagonismos ideológicos, transformando-se num embate entre democracia e fascismo, entre republicanos e rebeldes guiados pelo general Franco. Pagou as contas disso também a Igreja espanhola que sofreu uma violenta perseguição, sobretudo pelas forças anárquicas e milicianas.

Foram massacrados milhares de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, tão somente por serem cristãos. Entre eles, também numerosos membros da Família Salesiana: 39 Sacerdotes, 22 Clérigos, 24 Coadjutores, 2 Filhas de Maria Auxiliadora, 4 Salesianos Cooperadores, 3 Aspirantes Salesianos e 1 Colaborador leigo; 95 ao todo.

Levaram-se adiante três causas em separado, depois transformadas em duas: o Grupo de Valência – 32 mártires – tendo como cabeça o Padre José Calasanz, e os dois grupos de Sevilha e Madri – 63 mártires – tendo como cabeça o Padre Enrique Saiz Aparício. O primeiro grupo foi beatificado em 11 de março de 2001 com os outros mártires da diocese de Valência; o segundo grupo espera o exame da “Positio”.

O Padre Enrico Saiz Aparicio foi o corajoso diretor do aspirantado salesiano de Carabanchel Alto, na periferia de Madri. Quando os milicianos irromperam no instituto, ele disse logo: “Se querem sangue, eu estou aqui. Mas não façam mal aos jovens”. Os jovens foram libertados enquanto o P. Saiz e oito Salesianos foram aprisionados e mortos. Pouco tempo antes da morte confidenciou a um amigo: “O que há de melhor do que morrer pela glória de Deus?” Ofereceu sua vida em troca da dos jovens que lhe tinham sido confiados pela Providência. Até seu último respiro foi por eles.

sdb.org

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: