Ontem, 8 de maio,aconteceu o primeiro retiro trimestral deste ano para os salesianos. Cerca de 37 membros da congregação participaram desse evento significativo, cujo tema central foi a Sinodalidade. O retiro foi ministrado pelo Padre Tiago Eliomar, que conduziu duas conferências, seguidas de momentos de espiritualidade e reflexão pessoal. P. Tiago reforça que “o Retiro para os Salesianos é uma oportunidade de parada, de reflexão, de retomada do projeto de vida. E ele acontece conforme as constituições salesianas preveem, com regularidade ao longo do ano e faz parte da nossa tradição salesiana ter esses momentos.”
A programação iniciou com o café da manhã, oração e uma acolhida do nosso Inspetor, Padre Alexandre Luís de Oliveira. Ele retomou a importância de valorizarmos esses momentos, vivendo bem aquilo que é da parte do silêncio, e interiorizando para a nossa caminhada e nosso autocuidado. O dia então seguiu com os momentos de instrução, deserto, Eucaristia e Récita do Terço.
De acordo com as constituições salesianas, esses retiros são “tempos de retomada espiritual, que Dom Bosco considerava como parte fundamental e síntese de todas as práticas de piedade. (…) são ocasiões especiais de escuta da Palavra de Deus, de discernimento de sua vontade e de purificação do coração.” (Constituições 91)
A próxima edição do retiro está agendada para a próxima semana, em Campos do Jordão, onde mais 38 salesianos terão a oportunidade de participar desse momento especial de renovação espiritual e crescimento pessoal, seguindo a tradição e os princípios estabelecidos pela congregação.
Por Larissa Barreiros, ISSP