Santo Sudário foi impresso por uma “explosão” de energia, considera físico

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O cientista italiano Giuseppe Baldacchini, especialista no Santo Sudário, afirma que o também chamado Sudário de Turim ainda não tem explicação científica e considera que a imagem impressa no tecido é verdadeira.

O Santo Sudário é o fragmento de tecido que envolveu o corpo de Jesus Cristo depois de sua crucificação. O tecido tem impresso o rosto e o corpo maltratados de um homem que coincide com a descrição do Senhor.

Em declarações à Rádio Vaticano, o especialista afirmou que como fiel da Igreja Católica “estou extremamente interessado, porque se como acredito, o Sudário é verdadeiro, todos os sinais presentes na imagem concordam muitíssimo com o que está escrito no Evangelho a respeito da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Portanto, isto deveria fazer-nos refletir sobre a veracidade deste tecido, que costuma ser colocada em dúvida por muitas pessoas”.

Por outro lado, como cientista e especialista em física, assegurou que tem uma enorme curiosidade por explicar a natureza do Santo Sudário. “É tudo verdadeiramente fascinante, porque quando não se consegue resolver um problema, nós gostamos de chegar até o final até encontrar as razões do por que deste fenômeno”, expressou.

O professor assinalou que estão procurando novas hipóteses para dar uma explicação à criação da imagem, e embora se tenha chegado à conclusão de que teria sido formada por um “flash” fora do comum, a ciência ainda não conseguiu explicar a origem desta luz.

“Meus estudos como físico me permitiu fazer várias hipóteses sobre a possibilidade que a imagem se deva a uma explosão de energia. E esta hipótese foi verificada em um laboratório com o uso de fontes de laser muito particulares”.

“Depois de um longo trabalho demostramos que na realidade, em certas condições, esta fonte laser pode produzir as imagens similares ao Sudário. É claro que com esta fonte vem simulada uma explosão de luz. Então ficou corroborado com medidas científicas que um relâmpago de luz havia produzido este Sudário”, disse.

Segundo a história da Igreja, os primeiros cristãos levaram consigo o Sudário para preservá-lo da perseguição. Desde Jerusalém e ao longo dos séculos, atravessaram Edesa, Constantinopla, Atenas, Lirey, Chambery e finalmente, chegaram a Turim, onde hoje em dia, foi objeto de numerosas investigações, e onde encontraram que este trajeto descrito pela história da Igreja, coincide com a procedência dos 57 tipos de pólen que aparecem incrustados no tecido.

Durante a sua permanência na França em 1632, o Sudário foi recuperado de um incêndio na França. Isto não permite aos cientistas de hoje datar com segurança a sua origem, já que as mudanças químicas que se produzem em uma reação química como a combustão, falsificam os resultados da prova de datação com Rádio C-14.

Estudos em tecidos do primeiro século expostos às mesmas condições físicas e químicas que sofreu o Sudário, demonstraram que depois da prova de C-14, variavam sua datação em diversos séculos, além disso, com resultados muito próximos aos provados no Sudário, cuja datação a situariam no décimo quarto século depois de Cristo.

O Sudário de Turim será exposto em 2015

De 19 a 24 de junho deste ano haverá a exposição de maneira extraordinária o Sudário de Turim. O Papa Francisco visitará o Santo Sudário em 21 de junho, e além disso, aproveitará a ocasião para recordar São João Bosco, que estará sendo comemorado pelo bicentenário de seu nascimento.

Em referência ao Sudário de Turim, o Papa Francisco afirmou que “o homem do Sudário nos convida a contemplar Jesus de Nazaré… e nos leva a subir o Monte Calvário… a submergirmos no silêncio eloquente do amo”.

Marta Jímenez para ACI Digital

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: