Entre os dias 10 a 14 de julho, na cidade de Goiânia, em Goiás, ocorreu o 36º encontro anual da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) e o 34º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil.
O tema central do simpósio foi “os delitos mais graves reservados ao Dicastério para a Doutrina da Fé,” contando com a participação do Monsenhor Jordi Bertomeu Farnós, oficial do Dicastério para a Doutrina da Fé, como conferencista.
A abertura do encontro foi marcada por uma solene Santa Missa, presidida por Dom José Aparecido, então bispo auxiliar de Brasília, concelebrando com Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia, e Bispo Dom Frei Luís Gonzaga Pepeu, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCAP), bispo emérito de Vitória da Conquista, além de vários presbíteros, religiosos e leigos de diversas regiões do Brasil.
Durante o evento, os participantes se aprofundaram nos assuntos relacionados aos delitos contra a Fé e os costumes, com especial atenção aos delicta graviora. O simpósio proporcionou aos canonistas a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos do Dicastério e as normas que envolvem o tratamento dos casos relacionados a esses delitos.
História
Fundada em 15 de julho de 1986, a Sociedade Brasileira dos Canonistas é uma associação privada de fiéis católicos, de natureza religiosa e cultural, com fins não econômicos. Seu propósito é congregar fiéis católicos dedicados à pesquisa, ensino e/ou prática do Direito Canônico, facilitando o intercâmbio entre os membros. Anualmente, a assembleia da Sociedade Brasileira dos Canonistas tem como objetivo promover a formação permanente dos agentes da justiça na Igreja.
Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Texto e Imagens: Padre Paulo Profilo