Terremoto: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora empenhados em socorros

A longa série de tremores que desde sábado passado, 25 de abril, atingiu o Nepal, devastando a parte central do país – com o mais forte tremor de magnitude 7,9 – deixa após si o trágico balanço de cerca de 3.700 mortos, contados até agora, e de pelo menos 6.800 feridos; mas em muitas vilas devem ainda chegar os socorros. SDB e FMA presentes no país estão bem e dedicam-se em colaborar em meio à emergência.

Os tremores causaram também deslizamentos nos cimos do Himalaia, que investiram numerosas expedições de alpinismo. Kathmandu, a capital, é a cidade mais atingida, mas os danos se referem a 30 dos 70 distritos em que se subdivide o país. Para além das vítimas e dos feridos, que aumentam de hora em hora, o sismo deixa sem casa, famílias inteiras, que devem enfrentar um clima muito severo, com chuvas iminentes, num país densamente povoado: são 27 os milhões de habitantes –sendo a metade crianças – e muito pobres.

As operações de salvamento e socorro estão em curso e prosseguem sem parar, com a contribuição humanitária também de expedições procedentes de vários países.

As FMA, da Inspetoria salesiana de Calcutá, conseguiram pôr-se em contato com as religiosas no Nepal, as quais garantiram que as Irmãs e os Salesianos estão bem, embora ressentindo-se do choque emocional e do medo. Somente algum muro ruiu, mas não houve danos irreparáveis. Como todo o Povo, não podem, por ordem do Governo, voltar para casa: abrigam-se em tendas ao relento. Entrementes buscam levar auxílio e conforto à tão atribulada população.

Os salesianos estão presentes no Nepal desde os anos 90s do século XX, ligados à Inspetoria da Índia-Calcutá, e animam duas obras em Kathmandu (“Thecho” e “Siddhipur”), nos subúrbios de Lubhu, e mais duas em outras áreas do país. As Filhas de Maria Auxiliadora iniciaram uma sua casa em Kathmandu em 2007.

Entrementes também a Ongue “Jugend Eine Welt – Áustria” se movimenta, aplicando um primeiro fundo de emergência de 10.000 euros para ajudar os Salesianos no País.

Em YouTube, um vídeo que apresenta a obra salesiana de Lubhu.

ANS – Kathmandu

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: