Trabalho salesiano continua seis anos após terremoto no Haiti

No dia 12 de janeiro de 2010 a história do Haiti mudou para sempre: às 16h53min, hora local, um forte terremoto, com epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, sacudiu a terra com uma intensidade de 7,0° Richter. Bastaram poucos segundos para que tudo virasse uma nuvem de pó, devido à queda da maioria das casas e edifícios. Hoje, graças à solidariedade e o apoio recebido, os Salesianos continuam a empenhar-se pelo reerguimento do país.

Como todo terremoto, trouxe morte e desolação: escolas e hospitais caídos, milhares de desabrigados, um milhão de órfãos, mais de 350.000 pessoas feridas… Os Salesianos, que servem à população haitiana há quase 80 anos, continuam a trabalhar pela reconstrução das escolas, dos centros de formação e das infraestruturas para os mais necessitados. Com o auxílio proveniente de todo o mundo, puderam reerguer os seus edifícios danificados e construir novose, sobretudo, puderam dar a muitíssimos jovens a possibilidade de receber uma educação.

Apesar dos esforços feitos, há ainda 170.000 pessoas que vivem em tendas nos ‘campos para desabrigados’ e mais um milhão de pessoas que arriscam a vida morando em casas condenadas… Pior de tudo: milhares de crianças e jovens não estão indo à escola.

À distância de seis anos,os Filhos de Dom Bosco já podem acompanhar 30.000 jovens través das suas dez Comunidades: educação e um prato de comida é quanto recebem cada dia mais de 20.000 crianças nas ‘Pequenas Escolas do Padre Bohnen’; a escola de Timkatec cuida de perto de 800 crianças; a Escola agrícola, de Cap-Haïtien, forma 350 jovens; mais de 1.000 crianças estudam no grande Centro Educativo, de Gressier; em Fort-Liberté, cerca de 170 crianças recebem instrução elementar e 160 jovens estudam Enfermagem.

Item especial de não se esquecer: as crianças e adolescentes que os religiosos de Dom Bosco tiram da rua, acolhendo-os no apropriado Centro “Lakay”.

A Congregação Salesiana e a Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri, Espanha, exprimem por isso a sua enorme gratidão a todos os Benfeitores e Salesianos que, no decorrer destes longos seis anos, colaboraram com o Haiti a reerguer-se das ruínas do terrível terremoto.

Texto: ANS – Porto Príncipe / Foto: CJS Promotores da Paz

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: