A força, atualidade e mesmo a jovialidade de espírito de Dom Bosco continuam presentes de várias formas, e os campi do UNISAL vivenciaram o dia 16 de agosto de 2017 com muita alegria.
“Um jovenzinho de 202 anos” – assim foi descrito Dom Bosco pelo Pe. Edson Donizetti Castilho, Chanceler do UNISAL, durante a Celebração Eucarística realizada no Campus Pio XI. Pe. Edson ressaltou não só o Dom Bosco que foi beatificado e canonizado, mas principalmente o Dom Bosco humano, que enfrentou dificuldades da vida sem perder a fé e a essência salesiana, inspirando inúmeros jovens (de idade e de espírito) a seguirem seus passos. Após a celebração eucarística a confraternização continuou com música, lanche e torneio esportivo.
O Liceu Coração de Jesus, onde está instalada a Reitoria do UNISAL, também reuniu seus colaboradores para celebrar a memória e o legado de Dom Bosco. O encontro foi iniciado com as palavras do Prof. Me. Antônio Wardison Silva (Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral) relembrando as datas que marcaram a trajetória de São João Bosco, e na sequência Pe. Ronaldo Zacharias (Reitor do UNISAL) destacou o papel de cada pessoa ao fazer parte da família salesiana e os valores fundamentais para o dia a dia, sempre em sintonia com o princípio de amorevolezza.
Na cidade de Campinas não poderia ser diferente, e os alunos do período noturno espalharam simpatia no Campus São José. Durante o intervalo das aulas o Pátio da Cantina foi tomado por música ao vivo, com a banda formada pelos Alunos do 6º Semestre de Engenharia Elétrica, e a Pastoral da Universidade também esteve por lá, entregando bolinhos e compartilhando alegria.
E já que o dia 16 de agosto marca o nascimento e aniversário de Dom Bosco, não poderia faltar o tradicional bolo na sala dos professores do Campus Liceu Salesiano, que relembraram as mensagens do pai e mestre da juventude, assim como a missão de transformá-las em atos diários. Um vídeo com a história do fundador da família salesiana, foi exibido em um telão e a missa em sua homenagem foi realizada na tarde do dia 23 de agosto.
A Unidade Lorena também esteve em festa por todo o dia. No período da manhã foi realizada no Pórtico uma missa em louvor a Dom Bosco com a presença dos Alunos, Professores, Colaboradores e a Pastoral da Juventude, e ao findar do dia mais um ato de agradecimento foi realizado no Teatro São Joaquim. E em Americana foram realizadas duas missas especiais, celebradas pelo P. Benedito Nivaldo Sapia Spinosa no Campus Dom Bosco e pelo P. José Antonio Pajola no Campus Maria Auxiliadora.
Veja mais fotos no site do UNISAL.
Comunicação e Marketing – UNISAL