VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece na OSSJB

O segundo dia da VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ocorreu no sábado, 23 de maio, nas dependências do Teatro Dom Nery, no Núcleo São João Batista, Centro. Realizado pelo Conselho Municipal do Idoso de Campinas, o encontro contou com a apresentação do Coral da Associação dos Aposentados e Pensionistas e Idosos de Campinas e Região (AAPICAMP), na abertura.

Com o foco no Protagonismo e empoderamento das pessoas idosas – Por um Brasil de Todas as Idades, a conferência visou discutir a promoção, defesa e garantias de direitos para o setor. Segmentados em quatro eixos de discussão, as cerca de 250 pessoas participantes, levantaram questões pertinentes sobre Gestão (Programas, projetos e ações); Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); Participação (Política e Controle Social) e Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa. O instrutor Kleber Ferreira ministrou até uma ginástica laboral aos participantes na parte da tarde.

Erna Weissmann, 81, Conselheira Honorária do Conselho Municipal do Idoso desde antes da criação do mesmo, em 1997, esteva presente naconferência. Professora formada em Economia Doméstica e Trabalhos Manuais pela Pontifícia Universidade Católica – Puc, Campinas, e também em Pedagogia, Estudos Sociais entre outros cursos, a aposentada conta que a primeira conferência do setor ocorreu em 1998, no mês de maio, e foi a partir deste encontro que criou-se o Conselho do Idoso na cidade de Campinas. No dia 28 de dezembro do mesmo ano foi homologada a criação do conselho no Diário Oficial da cidade.

A senhora Erna friza a importância de tal conselho, o qual tenta resgatar as políticas públicas para a terceira idade, e relembra do evento do dia 15 de junho: Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Este ano será realizado um encontro de técnicos da área na Prefeitura Municipal de Campinas.

O Conselho conta atualmente com cinco comissões: Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI), Políticas públicas, Eventos, Legislação, Fundo Municipal do Idoso (FMPIC).

Saiba mais sobre o Conselho Municipal do Idoso de Campinas no site: http://cmicampinas.blogspot.com.br/

Laís Franco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: