6º Congresso Nacional de Maria Auxiliadora reúne Família Salesiana, em Recife

29/07/2025
Texto: com informações da ADMA São Paulo
Fotos: Família Salesiana

Encontro nacional da ADMA celebrou fé, estudo e comunhão sob o tema “Maria Auxiliadora, Virgem Orante e Discípula da Esperança”.

A cidade de Recife acolheu, entre os dias 24 e 27 de julho, o 6º Congresso Nacional de Maria Auxiliadora, reunindo cerca de duzentos representantes da ADMA (Associação de Maria Auxiliadora), sendo 45 provenientes da ADMA São Paulo. Vindos de todas as Inspetorias Salesianas do Brasil, os participantes se reuniram para rezar, estudar e celebrar a fé, refletindo o tema “Maria Auxiliadora, Virgem Orante e Discípula da Esperança”.

A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (24/07), com a Missa presidida pelo Inspetor do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira, que acolheu os congressistas com fraterna alegria. O dia foi encerrado com uma apresentação cultural nordestina, destacando a fé e a identidade local.

Na sexta-feira (25/07), o Congresso teve início com a tradicional saudação salesiana de “bom dia”. Em seguida, o Padre Edson Donizetti Castilho, da Inspetoria Salesiana de São Paulo, ministrou a palestra “Maria, Virgem Orante”, trazendo reflexões sobre a oração na vida de Maria. Os grupos se apresentaram por Inspetoria, formando um mosaico da presença salesiana no país. Na sequência, os congressistas assistiram a vídeos com saudações do Reitor-Mor e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e ouviram a reflexão do Padre Fábio José de Farias Leite, sobre Maria como Discípula da Esperança. O dia se encerrou com a Adoração Eucarística, conduzida pelo Padre Assidio, SDB.

O sábado (26/07) começou com uma caminhada até a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes, onde foi celebrada a Eucaristia, renovando o compromisso dos participantes com a missão salesiana. À tarde, o Noviço João Eduardo Barbosa apresentou a história da Colônia Salesiana. Em seguida, Irmã Nazaré Lima refletiu sobre a presença de Maria junto à juventude e convocou os leigos a serem sinais vivos de esperança. À noite, os participantes rezaram o Terço Mariano, seguido pela apresentação musical do Padre João Carlos, SDB, encerrando o dia com emoção e alegria.

No domingo (27/07), o Conselheiro Regional para a América Cone Sul, Padre Héctor Gabriel Romero, presidiu a Missa de encerramento. Após um café partilhado, os congressistas ouviram testemunhos sobre o Encontro Mundial da ADMA, em Portugal, e receberam a bênção final de Nossa Senhora Auxiliadora. O evento foi concluído com um almoço de confraternização, celebrando os frutos do congresso.

Congressistas expressam a força da missão

Padre Inácio Vieira, Inspetor Salesiano do Nordeste, destacou:

“Tivemos a graça de receber o Congresso no Ano Santo da Esperança. Nossa Senhora continua a sua missão junto à Família Salesiana.”

Padre Natale Vitali Forti afirmou:

“O Congresso reafirmou minha pertença à Família Salesiana e o desejo de conduzir os jovens ao encontro com Cristo.”

Irmã Maria Américo Rolim completou:

“O Congresso ADMA reforçou a força carismática dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.”

Entre orações, palestras e gestos simples de convivência, os participantes reafirmaram a missão comum. Sob o olhar de Maria Auxiliadora, a Família Salesiana renovou sua confiança no carisma de Dom Bosco e na força da comunhão.

Notícias
Notícias relacionadas
16/05/2024
Maria, mãe de humildade e de amor
Novena em preparação para a festa de Maria Auxiliadora - 16 de maio
04/12/2023
Novo Conselho Inspetorial se reúne para debater diretrizes de trabalho
Primeiro passo significativo para a trajetória salesiana neste novo sexênio
19/06/2023
Padre Justo Ernesto Piccinini parabeniza novo Inspetor Salesiano
Padre Alexandre Luís de Oliveira é nomeado Inspetor Salesiano