6º Congresso Nacional de Maria Auxiliadora reúne Família Salesiana, em Recife

29/07/2025
Texto: com informações da ADMA São Paulo
Fotos: Família Salesiana

Encontro nacional da ADMA celebrou fé, estudo e comunhão sob o tema “Maria Auxiliadora, Virgem Orante e Discípula da Esperança”.

A cidade de Recife acolheu, entre os dias 24 e 27 de julho, o 6º Congresso Nacional de Maria Auxiliadora, reunindo cerca de duzentos representantes da ADMA (Associação de Maria Auxiliadora), sendo 45 provenientes da ADMA São Paulo. Vindos de todas as Inspetorias Salesianas do Brasil, os participantes se reuniram para rezar, estudar e celebrar a fé, refletindo o tema “Maria Auxiliadora, Virgem Orante e Discípula da Esperança”.

A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (24/07), com a Missa presidida pelo Inspetor do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira, que acolheu os congressistas com fraterna alegria. O dia foi encerrado com uma apresentação cultural nordestina, destacando a fé e a identidade local.

Na sexta-feira (25/07), o Congresso teve início com a tradicional saudação salesiana de “bom dia”. Em seguida, o Padre Edson Donizetti Castilho, da Inspetoria Salesiana de São Paulo, ministrou a palestra “Maria, Virgem Orante”, trazendo reflexões sobre a oração na vida de Maria. Os grupos se apresentaram por Inspetoria, formando um mosaico da presença salesiana no país. Na sequência, os congressistas assistiram a vídeos com saudações do Reitor-Mor e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e ouviram a reflexão do Padre Fábio José de Farias Leite, sobre Maria como Discípula da Esperança. O dia se encerrou com a Adoração Eucarística, conduzida pelo Padre Assidio, SDB.

O sábado (26/07) começou com uma caminhada até a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes, onde foi celebrada a Eucaristia, renovando o compromisso dos participantes com a missão salesiana. À tarde, o Noviço João Eduardo Barbosa apresentou a história da Colônia Salesiana. Em seguida, Irmã Nazaré Lima refletiu sobre a presença de Maria junto à juventude e convocou os leigos a serem sinais vivos de esperança. À noite, os participantes rezaram o Terço Mariano, seguido pela apresentação musical do Padre João Carlos, SDB, encerrando o dia com emoção e alegria.

No domingo (27/07), o Conselheiro Regional para a América Cone Sul, Padre Héctor Gabriel Romero, presidiu a Missa de encerramento. Após um café partilhado, os congressistas ouviram testemunhos sobre o Encontro Mundial da ADMA, em Portugal, e receberam a bênção final de Nossa Senhora Auxiliadora. O evento foi concluído com um almoço de confraternização, celebrando os frutos do congresso.

Congressistas expressam a força da missão

Padre Inácio Vieira, Inspetor Salesiano do Nordeste, destacou:

“Tivemos a graça de receber o Congresso no Ano Santo da Esperança. Nossa Senhora continua a sua missão junto à Família Salesiana.”

Padre Natale Vitali Forti afirmou:

“O Congresso reafirmou minha pertença à Família Salesiana e o desejo de conduzir os jovens ao encontro com Cristo.”

Irmã Maria Américo Rolim completou:

“O Congresso ADMA reforçou a força carismática dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.”

Entre orações, palestras e gestos simples de convivência, os participantes reafirmaram a missão comum. Sob o olhar de Maria Auxiliadora, a Família Salesiana renovou sua confiança no carisma de Dom Bosco e na força da comunhão.

Notícias
Notícias relacionadas
17/02/2023
Centro Inspetorial realiza 1º Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais de 2023
O encontro foi marcado pela acolhida dos gestores que permanecerão à frente das obras sociais neste ano, além dos novos diretores salesianos e gestores leigos
07/10/2024
Colégio Salesiano Dom Bosco de Piracicaba participa das Jornadas de Foguetes do MOBFOG 2024
Competição experimental desafia estudantes do ensino fundamental e médio a construir e lançar foguetes o mais longe possível. Evento é organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
15/03/2023
15 de março de 2023: o grande dom da santidade de Artêmides Zatti
Dia 15 de março é o aniversário da morte do santo Artêmides Zatti: é o primeiro aniversário de seu nascimento para o céu após a canonização