ISSP promove encontros de formação para fortalecer o carisma e a missão educativa

06/10/2025
Texto: com informação Comissão Inspetorial de Escolas
Fotos: Comissão Inspetorial de Escolas

Momentos formativos reuniram educadores, salesianos e leigos, com foco na identidade, na espiritualidade e no cuidado com quem atua na missão educativa salesiana.

A Inspetoria Salesiana de São Paulo, sempre atenta à missão de fortalecer a identidade salesiana e a ação carismática em suas presenças, promoveu, neste segundo semestre, quatro importantes encontros de formação. Com o olhar voltado à história salesiana, ao cuidado com os colaboradores e à vivência da espiritualidade, esses momentos reafirmaram o compromisso com a formação integral de todos que atuam nas escolas e obras da Rede Salesiana.

Entre os meses de agosto e setembro, foram realizados dois encontros de Pedagogia Salesiana voltados especialmente aos educadores novos, com o objetivo de inseri-los na compreensão do carisma e do Sistema Preventivo de Dom Bosco, bem como de oferecer aos colaboradores que já fazem parte das instituições a oportunidade de reavivar sua missão educativa.

As formações aconteceram em Americana, no Colégio Dom Bosco, e em São Paulo, envolvendo o Colégio Salesiano Santa Teresinha e o Liceu Coração de Jesus. Durante os encontros, os participantes puderam refletir sobre a prática pedagógica inspirada na razão, religião e amor, fundamentos do método educativo salesiano.

Além das formações voltadas a educadores, a Inspetoria promoveu também dois encontros de formação para salesianos e leigos, realizados em Campos do Jordão, destinados a profissionais que exercem funções de coordenação pedagógica, gestão técnico-administrativa e orientação educacional.

Com a proposta de “cuidar de quem cuida de tantas outras pessoas diariamente”, esses encontros possibilitaram momentos de retiro espiritual, partilha e reflexão sobre o projeto de vida de cada participante, fortalecendo o vínculo entre espiritualidade e missão.

A formação foi conduzida por salesianos e leigos formadores, que compartilharam experiências e promoveram espaços de aprofundamento e convivência. A organização geral esteve sob a coordenação inspetorial de Évila Souza, que também atuou como formadora e animadora dos encontros, contribuindo para o fortalecimento do espírito de comunhão e da missão partilhada.

Essas iniciativas reafirmam a preocupação constante da Inspetoria Salesiana de São Paulo em cultivar e transmitir o carisma salesiano, garantindo que as comunidades educativo-pastorais continuem sendo espaços de crescimento humano, espiritual e missionário, a serviço da juventude e da sociedade.

Notícias
Notícias relacionadas
30/01/2024
MOSB participa do 1º Encontro Global de Museus Salesianos
Encontro que aconteceu na Itália teve a presença do coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), Marcos Lima
18/08/2023
Centro Inspetorial celebra 208º aniversário de Dom Bosco
A celebração foi destinada aos colaboradores que se reuniram para festejar o legado de São João Bosco e renovar o compromisso com a juventude
13/02/2023
Noviciado Salesiano realiza 1º retiro de 2023
O tema central do retiro foi a essência da vida religiosa, o aprofundamento na compreensão da vida em comunidade e o seguimento de Jesus Cristo